TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONDUTA ÉTICA DO PROFISSIONAL BIOMÉDICO ESTETA NO PROCEDIMENTO DA INTRADERMOTERAPIA

Por:   •  17/10/2022  •  Artigo  •  5.432 Palavras (22 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 22

A CONDUTA ÉTICA DO PROFISSIONAL BIOMÉDICO ESTETA NO PROCEDIMENTO DA INTRADERMOTERAPIA

                                                               

Adaisa Almeida da Silva[1]

RESUMO

A Biomedicina abriu novos horizontes para o biomédico, atuar como profissional liberal em clínicas especializadas e em empresas relacionadas com a área da estética, como indústrias de produtos para beleza. A atuação do biomédico esteta é aplicando e desenvolvendo tratamentos para disfunções estéticas faciais e corporais, envelhecimento fisiológico que estão ligados à pele, metabolismo e tecido adiposo. Além de levar beleza e bem estar, o biomédico esteta pode atuar no desenvolvimento de pesquisas em biomedicina no ramo da estética e procedimentos. Indicada por profissionais da beleza, estética e saúde, especialmente pelos Biomédicos, a intradermoterapia tem resultados eficaz quando o procedimento é aplicado corretamente, respeitando as novas de saúde, saúde e estica. Diante esta temática surge uma pergunta norteadora deste estudo: qual a importância da correta conduta ética do profissional biomédico esteta no procedimento da intradermoterapia? Como objetivo geral, o presente estudo se preocupa em mostra a importância da conduta ética do profissional biomédico esteta no procedimento da intradermoterapia, para o tratamento de gordura localizada e sua realização por profissionais biomédicos. Como objetivos específicos buscou-se revisar na literatura sobre os aspectos principais da ética no campo profissional com ênfase na carreira do Biomédico; descrever o correto procedimento de intradermoterapia para se obter eficácia; mostrar através de imagens como acontece na prática o tratamento de intradermoterapia, por profissionais Biomédico. O método de pesquisa escolhido para a elaboração do presente trabalho foi o de pesquisa bibliográfica, que consiste em um processo de busca, análise e descrição de um tema, procurando responder aos objetivos previamente estabelecidos. Conclui-se que a intradermoterapia emergiu como um método alternativo, seguro e eficaz para alcançar a diminuição de pequenos depósitos de gordura e locais específicos.

Palavras-chave: Intradermoterapia. Tratamento. Biomedicina. Ética Profissional

  1. INTRODUÇÃO

A vida moderna tem como característica a busca pela qualidade de vida perfeita, principalmente na questão da beleza e estética. A Biomedicina abriu novos horizontes para o biomédico, atuar como profissional liberal em clínicas especializadas e em empresas relacionadas com a área da estética, como indústrias de produtos para beleza. A atuação do biomédico esteta é aplicando e desenvolvendo tratamentos para disfunções estéticas faciais e corporais, envelhecimento fisiológico que estão ligados à pele, metabolismo e tecido adiposo. Além de levar beleza e bem estar, o biomédico esteta pode atuar no desenvolvimento de pesquisas em biomedicina no ramo da estética e procedimentos. Dentre os diversos campo e atuação do Biomédico na atualidade, a intradermoterapia vem ganhando destaca no mercado de da estética cada dia a mais.

A intradermoterapia ou mesoterapia é um tratamento indicado para flacidez, celulite e gordura localizada. Esta técnica de origem francesa, consiste na infiltração de medicamentos na derme ou tecido subcutâneo, tendo como escolha sobre o medicamento pelo próprio biomédico esteta, de acordo com cada objetivo do tratamento e resultado desejado. Os medicamentos utilizados na intradermoterapia são combinações de substâncias que são preparadas de acordo com a necessidade de cada paciente, como substâncias lipolíticas, que são responsáveis por quebrar os nódulos gordurosos e celulíticos diretamente na região subcutânea, ou também combinações de vitaminas, minerais, enzimas, extrato de plantas, medicações alopáticas e aminoácidos.

Nos diversos procedimento estatístico, a intradermoterapia é hoje um método procurados por homens e mulheres que desejam reduzir a gordura localizada em pequenas áreas do corpo, oferecendo a possibilidade de melhorar a definição do corpo sem a necessidade de cirurgia ou longos períodos de recuperação. A terapia de mesoterapia emergiu como um método alternativo, seguro e eficaz para alcançar a diminuição de pequenos depósitos de gordura e locais específicos.

Indicada por profissionais da beleza, estética e saúde, especialmente pelos Biomédicos, a intradermoterapia tem resultados eficaz quando o procedimento é aplicado corretamente, respeitando as novas de saúde, saúde e estica. Diante esta temática surge uma pergunta norteadora deste estudo: qual a importância da correta conduta ética do profissional biomédico esteta no procedimento da intradermoterapia?

Como objetivo geral, o presente estudo se preocupa em mostra a importância da conduta ética do profissional biomédico esteta no procedimento da intradermoterapia, para o tratamento de gordura localizada e sua realização por profissionais biomédicos. Como objetivos específicos buscou-se revisar na literatura sobre os aspectos principais da ética no campo profissional com ênfase na carreira do Biomédico; descrever o correto procedimento de intradermoterapia para se obter eficácia; mostrar através de imagens como acontece na prática o tratamento de intradermoterapia, por profissionais Biomédico.

O presente estudo tem sua relevância pois, reconhece que a intradermoterapia tem resultados eficazes quando aplicada corretamente, uma vez que diminui a quantidade de gordura localizada, apresenta excelentes resultados para definição muscular, evidenciando o contorno em diversas regiões corporais como por exemplo no abdômen.

O método de pesquisa escolhido para a elaboração do presente trabalho foi o de pesquisa bibliográfica, que consiste em um processo de busca, análise e descrição de um tema, procurando responder aos objetivos previamente estabelecidos. Portanto, a pesquisa analisada nesta metodologia pode ser coletada de diferentes fontes já publicadas e disponíveis ao público, como livros, artigos de periódicos, artigos de jornais, registros históricos, entre outros que discorreram sobre a temática.

METODOLOGIA

Procede-se metodologicamente com uma abordagem qualitativa em fontes secundárias, a partir de técnica de pesquisa bibliográfica. Segundo Tozoni-Reis (2007), na pesquisa qualitativa, o pesquisador é o principal instrumento. Com a pesquisa qualitativa, ao contrário da pesquisa quantitativa, você pode ir além do dado imediato, pois ela busca fundamentar a informação, não se limitando ao dado coletado e observado. Para Knechtel (2014), a pesquisa quantitativa é uma modalidade de pesquisa que atua sobre um problema humano ou social, é baseada no teste de uma teoria e composta por variáveis quantificadas em números, as quais são analisadas de modo estatístico, com o objetivo de determinar se as generalizações previstas na teoria se sustentam ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com