TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cardiopatia Na Medicina

Por:   •  5/10/2020  •  Seminário  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

Cardiopatia é uma doença crônica do coração, que possui causas variadas e que pode incapacitar progressivamente a vida pessoal e profissional de seu portador, podendo até mesmo levá-lo à morte. A doença se desenvolve quando o coração adoece a ponto de perder sua capacidade funcional.

Tipos de Cardiopatia:

Cardiopatia Congênita:

Definição: Cardiopatia congênita é uma alteração na estrutura do seu coração              presente antes mesmo do nascimento. É um termo genérico utilizado para descrever alterações do coração e dos grandes vasos, presentes ao nascimento.

Causa: Não se sabe ao certo o que causa a cardiopatia congênita, mas há suspeita de algumas condições, Tais como alterações genéticas ou cromossômicas na criança (síndrome de Down),uso de certos medicamentos, álcool ou drogas durante a gravidez ,Infecção viral materna (rubéola) no primeiro trimestre de gravidez ou hereditariedade.

Sintomas: Os sintomas incluem a Cianose, falta de oxigênio no coração, falta de ar,  pneumonias em repetição, tosse, sudorese ou cansaço, tonturas, desmaios e inchaço do corpo por disfunção do musculo cardíaco. 

Tratamento/prevenção: O tratamento da cardiopatia congênita depende do tipo e da gravidade. Alguns bebês têm cardiopatias leves, que curam por conta própria com o tempo. Em outros casos é necessário cirurgias como procedimento por cateter, cirurgia de peito aberto ou um transplante de coração.  Já como a prevenção é preciso esta atento a tomar a vacina de rubéola, controlar doenças crônicas, como diabetes e evitar substâncias nocivas durante a gravidez.

Doença do Miocardio:

Definição: O ataque cardíaco (infarto) ou Doença do miocárdio é a insuficiência de sangue oxigenado na área do coração devido a obstrução de uma veia coronária. Por conta do sangue não conseguir fluir na região, o músculo entra em um processo de necrose, o que pode levar o paciente à morte.

Causa: Um ataque cardíaco é uma emergência médica que geralmente ocorre quando um coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo para o coração. Sem sangue, o tecido perde oxigênio e morre, ou seja, um infarto.

Sintomas: Os sintomas incluem sensação de aperto ou dor no peito, no pescoço, nas costas ou nos braços, bem como fadiga, tontura, batimento cardíaco anormal e ansiedade. As mulheres são mais propensas a apresentar sintomas atípicos do que os homens.

Tratamentos/prevenção: O tratamento varia de mudanças no estilo de vida e reabilitação cardíaca a medicamentos, endopróteses e cirurgias, tais como Stent coronário, Cateterismo cardíaco, Angioplastia coronária, Angioplastia. Como prevenção  os médicos geralmente prescrevem terapia medicamentosa para as pessoas que já tiveram um ataque cardíaco ou que estão em alto risco de ter um, mas além disso pode-se ter uma mudança em estilo de vida, adquirir uma boa alimentação e a pratica de exercícios físicos.

Infecção no coração:

Definição: Infecção do coração ou miocardite é o nome dado à inflamação do músculo do coração, chamado de miocárdio ou seja Inflamação da camada média da parede do coração. Pode ser dividida em dois estágios: fulminante e sabaguda.

Causa: A miocardite geralmente é causada por uma infecção viral, pode ser vinda de algum vírus, bactérias, parasitas como mosquitos ou drogas. Um caso grave pode enfraquecer o coração, o que pode causar insuficiência cardíaca, frequência cardíaca anormal e morte súbita.

Sintomas: Os sintomas incluem dor no peito, batimentos cardíacos anormais, inchaço das pernas, cansaço extremo e falta de ar.

Tratamentos/prevenção: O tratamento depende da gravidade, pode incluir medicamentos para regular o batimento cardíaco e melhorar a função cardíaca; Em casos raros, mas graves, um dispositivo pode ser necessário para auxiliar o funcionamento do coração como Inibidor da ECA, Betabloqueador e Diurético. Como modo de prevenção, a higiene corporal tem que se fazer presente, assim como vacinas virais, uso de camisinha nas relações sexuais e o não uso de drogas endovenosas.

Cardiopatia de válvulas:

Definição: A doença nas válvulas cardíacas mais conhecida como estenose aórtica ocorre quando as válvulas do coração não funcionam como deveriam ou seja estreitamento da válvula do vaso sanguíneo principal que se ramifica do coração (aorta).

Causa: Esse estreitamento impede que a válvula se abra completamente, reduzindo o fluxo de sangue para o corpo e dificultando o funcionamento do coração. Sendo assim a válvula aorta não se abre totalmente para a passagem do sangue e assim adquirimos a doença.

Sintomas: O coração pode enfraquecer, causando dor no peito, fadiga e falta de ar, pode ocorrer desmaios, fadiga, incapacidade de praticar atividade física ou tontura e também pode acontecer de ter um sopro no coração.

Tratamentos/prevenção: O tratamento depende da gravidade em casos leves podem não necessitar de tratamento, apenas do medicamento diurético já em casos graves cirurgias como  Substituição da válvula aórtica e Valvoplastia aórtica podem ser requisitadas. Como prevenção algumas maneiras possíveis para evitar estenose aórtica inclui tomar medidas para prevenir febre reumática, tratar de doenças de pressão alta, obesidade e colesterol alto e a higiene bucal deve se manter presente para diminuir o risco de endocardite.

Cardiopatia hipertensiva:

Definição: condição em que a força do sangue contra a parede das artérias; a hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou pressão alta é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial, é definida como hipertensão arterial quando a pressão considera-se acima de 14/9 e é considerada grave quando esta acima de 18/12. 

Causa: A hipertensão normalmente é causada quando há uma resistência e endurecimento maior dos vasos sanguíneos para a passagem do sangue, o que necessita uma força maior do coração para o bombeamento do sangue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (717.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com