TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Doença Silicose e suas Consequências

Pesquisas Acadêmicas: A Doença Silicose e suas Consequências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.292 Palavras (10 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Todas as empresas que se preocupa tanto com a vida e com a saúde dos funcionários tem um grande futuro, pois nem todas tem um preocupação adequada com seus funcionários, ainda mais as empresas que trabalham com substancias toxicas com por exemplo a SÍLICA.

Sílica é formada por Dióxido de Silício, a forma mais comum é o quartzo, que o elemento mais encontrado na crosta terrestre. Na área da Construção Civil a Sílica é encontrada muito na areia, brita, nas rochas ornamentais (mármore ou granito). Muitas das atividades na Construção Civil gera um pó que fica no ar, parte deste pó é inalado por aqueles que não estão utilizando a mascara, este pó é muito prejudicial a saúde sendo a Sílica Livre Cristalizada, a maior causadora de problemas para o sistema respiratório. O que mais produz Sílica é as demolições, varredura de pisos, escavações, preparação de argamassas entre outros.

A Sílica inalada com frequência gera a Silicose. Silicose é uma doença muito antiga e grave, ela pode limitar tanto a vida como a capacidade do homem de poder trabalhar. A Silicose é uma doença quieta, que você só descobre ela depois de uns 18 20 anos, ao logo desses anos você pode ter uma irritação fraca no nariz, mas nada grave, quando a doença se agrava a pessoa acaba tendo dificuldades de poder respirar ou até de fazer esforços, tendo a limitação de fazer as coisas. Para obter o diagnostico deve se fazer uma analise na historia do trabalhador e uma radiografia do tórax, quando se tem o resultado positivo de silicose , não existe mais tratamento para acabar com ela, pois ela se forma durando 18 20 anos e não tem mais como acabar com ela.

Quando uma empresa não cuida de seus trabalhadores, como por exemplo: não dando epi’s para eles, a empresa automaticamente tem sua imagem corporativa afetada com grandes repercussões, tendo que assumir os autos custos das repercussões, até tendo que assumir em âmbito penal como responsáveis por expor os trabalhadores ao um ambiente de riscos.

A silicose é uma doença que caso você não tenha o cuidado necessário, usar os equipamentos adequados é difícil de pega-la, assim para tentar evitar deve-se trocar os matérias que contem a Sílica por matérias com: pisos de madeiras, laminado, entre outros. Adotar também processos úmidos, máquinas com agua, para que na hora do corte não deixe levantar tanta poeira e deixar o local de trabalho sempre limpo, essas são algumas medidas fácil e rápido para a segurança dos colaborados. Caso essas medidas não sejam o bastantes existem as medidas suplementares, ou seja, ter um ambiente de trabalho organizado e a utilização de EPI, no caso do EPI, o empregador deve observar se está adequado tecnicamente e oferecer para seus empregados o treinamento para que eles possam usar corretamente, deve-se obter normas no local de trabalho, e divisões de trabalho, para que o trabalhos seja feito rápido e com segurança, assim o trabalho sai certo, com segurança e qualidades, pois eles tem a certeza que a vida está segura e o local de trabalho também.

Sílica e suas Propriedades

A sílica é um componente básico da terra, granito, mármore, entre outros minerais, e é o principal componente da areia e a principal matéria prima para o vidro. Refere-se aos compostos de dióxido de silício. O dióxido de silício, SiO2, é o composto binário de oxigênio e silício mais comum, sendo inclusive composto dos dois elementos mais abundantes na crosta da Terra. A silica e seus compostos constituem cerca de 60% em peso de toda a crosta terrestre. Ocorre na forma de pedra, areia, quartzo. Sua forma mais comum é o quartz, e é o elemento mais encontrado na crosta terrestre. As três formas mais importantes da sílica cristalina, são o quartzo, a tridimita e a cristobalita. Estas três formas de sílica também são chamadas de sílica livre ou sílica não combinada para distingüí-las dos demais silicatos. .. A cristalizada, é a principal causadora da doença Silicose.

Quando se trabalha com matérias que a composição contem sílica cristalina ela acaba gerando pó no ambiente de trabalho, que pode ser respirado pelos trabalhadores caso eles não possuam um equipamento correto, podendo levar os trabalhadores a gerar uma doença chamada silicose.

Os locais mais encontrados a sílica é na mineração, principalmente na de extração de ouro, garimpo, construção civil, em túneis e poços que são escavados, além do polimento de fachadas; indústria de cerâmica, metalurgia, fundição e siderurgia, esses são os pontos principais de contato dos trabalhadores com a sílica. Em todas essas áreas são feitos trabalho como o de lixar, furar, esmerilhar, cortar, montar, desmontar, moldar, polir e assim por diante, que são atividades que deixam o trabalhador em contato com as partículas de sílica que aparecem na forma de poeira. Caso o trabalhador não tenha o equipamento certo ou tenha e não saiba usar, ele corre um serio risco de inalar o pó e mais para frente saber que está com Silicose.

A sílica também possui numerosas aplicações especializadas, como cristais piezoelétricos. Na sua forma amorfa é utilizada como dessecante, adsorvente, carga e componente catalisador. Na sua forma vítrea é muito utilizada na indústria de vidro e como componentes óticos. Sílica é um material básico na indústria de vidro, cerâmicas e refratários, e é uma importante matéria prima na produção de silicatos solúveis, silício e seus derivados carbeto de silício e silicones.

A Doença Silicose e suas Consequências

A silicose é uma pneumoconiose causada pela inalação de pequenas partículas de sílica. A sílica é um cristal comum de ocorrência natural é também o principal componente da areia e matéria prima para a fabricação do vidro e do cimento. É encontrada na maioria das rochas, e forma pó durante a mineração, escavação, construção de túneis As consequências da inalação dessa substância principalmente se muito duradoura, limita muito a capacidade respiratória da pessoa afetada, tanto no que diz respeito à capacidade de oxigenação do sangue quanto à expansão pulmonar, com repercussão em outras funções orgânicas, sobretudo cardíaca . A silicose é, uma doença profissional e geralmente afeta os mineiros que trabalham em túneis e galerias e todas as demais pessoas expostas ao pó de sílica, ou seja, caso não usem o equipamento certo ou completo corre o risco de inalar o pó e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com