TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FISIOLOGIA CICLO MENSTRUAL

Por:   •  3/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

FISIOLOGIA CICLO MENSTRUAL

Ciclo- 21 a 35 dias

Duração menstruação-1 a 8 dias

Fluxo- 20 a 80 ml

Polimenorreia- ciclo menor que 21 dias

Oligomenorreia-Maior que 35 dias

Menorragia- Maior que 80 ml

Hipomenorreia- Menor que 20 ml

FUNÇÃO HIPOTALÂMICA

GnRH- Estimula secreção de FSH e LH na hipofise

FUNÇÃO HIPOFISÁRIA

FSH e LH são liberados por células gonadotroficas estimuladas por GnRH.

FUNÇÃO OVARIANA

Fase folicular

Começo do ciclo menstrual, os foliculos começam a se maturar e preparar para se tornarem ovócitos.

No inicio da fase Os hormônios ovarianos estão em baixo nivel de produção, os foliculos se desenvolvem incialmente independente dos hormonios ovarianos ou gonadotroficos.O nivel baixo de esteroide e inibina, resultando em um feedback negativo e no aumento de FSH e LH, o que estimula o desenvolvimento folicular e a produção de estrogênio.

Para cada ciclo mentrual, apenas um foliculo dominante pode continuar sua maturação e completar este ciclo. O aumento do estrogênio gera um feedback negativo que baixa o nivel de FSH. Além disso, o aumento de estrogênio gera um feedback positivo aumentando os niveis de GnRH, que por sua vez gera um pico de LH. O aumento de FSH não ocorre porque o estrogênio maturou o foliculo a ponto dele secretar inibina que inibe a produção de FSH.

Fase da ovulação

Em resposta ao pico de LH, o foliculo se rompe e o ovócito maduro se dirige as trompas de falópio por meio das fimbrias.

Após a ovulação, o folículo permanece luteinizado, secretando estrogénio e também progesterona, além de inibina.

Fase lútea

O corpo lúteo é o tecido do ovário que se forma no local de ruptura do folículo após a ovulação. Produz estrogénios, progesterona e Inhibina para adequar melhor as condições de fecundação e implantação.

No final do ciclo, na ausência de fertilização, o corpo lúteo regride espontaneamente após 14 dias. Há uma queda significativa de hormônios, aliviando o feedback negativo, redefinindo o eixo HPG pronto para começar o ciclo novamente.

Se ocorrer fertilização, o sincitrofoblasto do embrião produz gonadotrofina coriónica humana (HcG), exercendo um efeito luteinizante, mantendo o corpo lúteo. É suportado pelo HcG placentário e produz hormônios para apoiar a gravidez. Com cerca de 4 meses de gestação, a placenta é capaz de produzir hormônio esteróide suficiente para controlar o eixo HPG.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com