TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia humana 4º ciclo

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

JOÃO ALBERTO DE BRITO

FISIOLOGIA HUMANA

PROF. ANDERSON VASCONCELOS SOARES

ATIVIDADE PORTFÓLIO

“CICLO 4”

                                                                

                                        

BATATAIS / 2015

ATIVIDADE

1) O que é ATP e para que serve? 

Adenosina Trifosfato, trifosfato de Adenosina ou meramente ATP  é composto por uma base denominada “adenina” e um açúcar chamado “ribose”, que se unem para formar a “adenosina”. Além disso, possui três grupos fosfatos. A ligação entre esses grupos é rica em energia. Para qualquer trabalho interno (funcionamento do corpo) ou externo (prática de atividades físicas), a energia provém do ATP. Quando este é utilizado, converte-se em difosfato de adenosina (ADP, de Adenosine Diphosphate), ou Adenosina Difosfato, e fosfato inorgânico.

2) Quais sistemas produzem energia para a ressíntese do ATP?

Existem três sistemas que produzem a ressíntese do ATP que são: Anaeróbio Alático, Anaeróbio Lático e Aeróbio.

3) Dê um exemplo de atividade predominantemente anaeróbia alática, um de anaeróbia lática e um de aeróbia.

Anaeróbio Alático – Prova dos 100 metros atletismo.

Anaeróbio lático – Prova dos 100 metros na natação

Aeróbio – Ciclismo de estrada

4) Qual o principal nutriente utilizado no repouso para a produção de energia para a ressíntese de ATP?

O principal nutriente utilizado em repouso é a gordura. Sendo aproximadamente 65% Gordura e os 35% restante, Carboidratos.

5) Quais os fatores responsáveis pelos componentes lento e rápido de recuperação?

6) Durante o exercício, o consumo de O2 pode aumentar de 250 ml/min para até 3.000 ml/min. Como o organismo responde a este aumento?

Durante o exercício, o consumo de O2 pode subir dos habituais 250 ml/min para até 3000 ml/min. O organismo responde a esse aumento da demanda da seguinte forma: Aumentando o débito cardíaco, aumentando a ventilação e aumentando a extração de O2 a partir do sangue.

 Contudo, mesmo com todas essas alterações, acima de um determinado nível, não é possível atender às necessidades teciduais, ocorrendo, então, a predominância do metabolismo anaeróbio, com consequente produção de ácido lático.

7) Como o oxigênio e o dióxido de carbono são transportados pela corrente sanguínea?

Os gases respiratórios, O2 e CO2, apresentam solubilidade diferente no sangue. O CO2 é cerca de vinte vezes mais solúvel que o oxigênio. Isso faz com que o transporte do oxigênio exija um mecanismo diferente, por meio da ligação reversível (frouxa) com a hemoglobina.

Assim, apenas uma pequena parte do O2 que penetra na corrente sanguínea se dissolve no plasma, cerca de 5%. Porém cerca de 95% do oxigênio é transportado pela hemoglobina presente nas hemácias. Cada molécula de hemoglobina combina-se com 4 moléculas de oxigênio, formando a oxi-hemoglobina (Hb). Dessa forma, 1 g. de hemoglobina transporta 1,34 ml de oxigênio.

O ácido carbônico formado quando o dióxido de carbono entra no sangue dos tecidos diminui o pH sanguíneo. Contudo, a reação desse ácido com os tampões do sangue impede que a concentração de íons hidrogênio aumente muito (e que o pH abaixe).

 8) A frequência respiratória varia entre quantos ciclos expiratórios por minuto? O que é hiperventilação e hipoventilação?

A frequência respiratória em indivíduos normais varia entre 10 e 15 ciclos expiratórios por minuto. Quando ela está aumentada, dizemos que há hiperventilação e, quando está diminuída, hipoventilação.

9) O que é hematose?

É nos alvéolos que ocorrem as trocas gasosas, porque envolto aos alvéolos está uma densa rede de pequenos vasos sanguíneos, os capilares. Esse processo de trocas gasosas é denominado hematose.

10) Como ocorre o transporte de gases entre os pulmões e as células?

O sinal inspiratório ocorre "em rampa", iniciando-se muito fraco e aumentando progressivamente por cerca de dois segundos. Em seguida, cessa abruptamente por cerca de três segundos e permite a retração elástica da caixa torácica e dos pulmões, causando a expiração. O centro pneumotáxico limita a duração da inspiração e aumenta a frequência respiratória

Como um dos objetivos da respiração é manter as concentrações adequadas de oxigênio, dióxido de carbono e íons hidrogênio nos tecidos, sua atividade é altamente responsiva às variações de cada um desses elementos.

11) O controle da respiração é voluntário ou involuntário? Como ele ocorre?

Podemos exercer o controle voluntário sobre a respiração, existem receptores periféricos e centrais que enviam sinais aos centros respiratórios (bulbo e ponte) que modulam o ritmo respiratório.

12) Quais as principais funções do sistema digestório?

Motilidade: refere-se ao movimento do alimento através do sistema digestório. Os processos envolvidos nesse movimento incluem: a ingestão (ato de colocar o alimento na boca); a mastigação (triturar e misturar o alimento com a saliva); a deglutição (ato de engolir o alimento);  o peristaltismo (contrações rítmicas que movem o alimento pelo trato GI).

Secreção: nesse processo, estão incluídas as glândulas endócrinas e exócrinas: Glândulas exócrinas que são responsáveis pela secreção da água, do ácido clorídrico, do bicarbonato e de outras enzimas digestivas para dentro do lúmen do trato GI.

 Glândulas endócrinas: alguns hormônios são secretados pelo estômago e intestino delgado que ajudam na regulação do sistema digestório.

Digestão: é o processo pelo qual moléculas alimentares grandes são quimicamente decompostas para que possam ser absorvidas pela parede do trato gastrintestinal.

Absorção: é a passagem dos produtos finais da digestão para a corrente sanguínea e para a linfa.

Armazenamento e eliminação: esse processo refere-se ao armazenamento temporário e à eliminação de moléculas alimentares que não sofreram digestão (não digeríveis).

13) Quais os tipos de movimentos do sistema gastrintestinal? Explique cada um desses tipos.

Movimentos peristálticos: que se caracterizam por propulsionar o bolo alimentar ao longo do sistema digestório. Esses movimentos são produzidos devido a vários reflexos localizados que ocorrem em resposta à distensão das paredes do sistema digestório por causa do bolo alimentar. Esse movimento garante que o bolo alimentar percorra o trato digestivo e ande numa velocidade apropriada para garantir que a digestão e a absorção ocorram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (179.1 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com