TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos princípios e procedimentos a serem tomados no local de crime

Por:   •  15/4/2018  •  Resenha  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

A importância dos princípios e procedimentos a serem tomados no local de crime

Procedimentos

Os peritos criminais ao encontrarem um local de crime, devem procurar por elementos que irão elucidar os fatos para a constatação do crime, identificação e relação do autor e da vítima. Como esses profissionais nem sempre são os primeiros a chegar no local é necessário que a autoridade que tomar conhecimento de uma possível cena de crime execute o isolamento que consiste na retirada das pessoal do local e a preservação que busca a não alteração do estado da cena, para que o trabalho dos peritos não sejam prejudicados. Uma delimitação adequada do perímetro também é essencial para que não ocorra perda ou contaminação dos vestígios no local do crime. Quanto ao tamanho da área a ser delimitada é indicado que se isole a maior área possível, utilizando fita zebrada. O perito devera constatar no laudo de forma clara e bem detalhada o estado da local de crime, ressaltando quaisquer alterações percebidas e suas consequências para a investigação.

No que se refere a classificação do local de crime, são adotados vários critérios como por exemplo quanto á região de ocorrência, diferenciando-se em imediato que é a área onde possui maior concentração dos vestígios e mediato onde compreende a área intermediaria da ocorrência propriamente dita; quanto á preservação, local idôneo no qual os vestígios estão inalterados e local inidôneo que são aqueles que foram contaminados ou alterados, adicionando, retirando ou substituindo elementos a cena; quanto à área, local interno descrito como coberto podendo ou não possuir paredes, desde que os vestígios ficarão protegidos de elementos climáticos (sol, chuva, vento), local externo no qual podes sofrer influencias do tempo, causado alterações ou perda de vestígios e local virtual referente a local de crime de internet onde não há relação direta entre os vestígios a serem investigados com determinado espaço físico. Também pode ser classificado quando à natureza do fato no qual o local será classificado de acordo com a descrição da ocorrência, por exemplo, crime contra a vida, incêndio, furto, acidente, crime contra patrimônio, etc.

O processo de documentação da identificação dos vestígios é chamado de registro pericial do local, que utiliza recursos básicos amplos para descrever com maiores detalhes o local do crime para constatação do fato e identificar os vestígios coletados para serem usados como prova material. Dentre esses recursos destaca-se a descrição narrativa que é um relato por escrito de tudo que foi encontrado pelo perito no local do crime, inicialmente nenhum item deve ser considerado insignificante e nada e deve ser descartado da documentação, o que irá constatar de fato se é uma evidencia ou não serão exames de corpo de delito. O levantamento fotográfico se inicia assim que os peritos chegam na cena, com fotos globais para registro do estado do local até fotos mais detalhadas de elementos presentes na cena e continua até a liberação do local, sendo uma importante forma de registro. O croqui é um registro por desenho da cena do crime, com finalidade demonstrar a posição dos vestígios encontrados no local para referenciá-los na reconstrução do fato. Esses desenhos podem ser plantas ou projeções por scanner 3D.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com