TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimentos: do processo dos crimes de competência do Júri.

Por:   •  25/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 7

Procedimentos: do processo dos crimes de competência do Júri.

Nos termos da Constituição Federal “é reconhecida a instituição do Júri, assegurando de acordo com a lei a plenitude da defesa, o sigilo das votações, a soberania dos vereditos e a competência para julgar os crimes dolosos contra a vida, que estão elencados nos artigos 121, §1º, §2º, 122 § único, 123, 124,125 126,127, sendo estes consumados ou tentados. Portanto, os crimes em que haja morte da vitima, ainda que causada dolosamente, se não forem classificadas na lei como crimes dolosos contra a vida, não será julgado pelo Júri, como é o caso do latrocínio.

A composição do Júri é formada por um juiz-presidente e por vinte e cinco jurados, dos quais serão sorteados sete para compor o conselho de Sentença. O juiz presidente aplica o direito de acordo com os fatos que são julgados pelos jurados.

A decisão é feita por maioria dos votos: não é necessário, ao contrario do que ocorre no júri norte- americano, que haja unanimidade na votação. Obtendo-se quatro votos num determinado sentido, já estará definida a votação de cada quesito. O magistrado deve zelar para evitar a unanimidade, para que indiretamente não se quebre o sigilo das votações.

        Rito Especial do Júri

O s crimes dolosos contra a vida deixam em regra vestígios. No entanto, o exame de corpo de delito é quase sempre documento indispensável para a comprovação da materialidade delitiva. Sendo assim, antes de oferecimento da denuncia se terá um inquérito policial prévio, que a instruíra para que o suporte probatório inicial seja formado de maneira regular.

O rito processual do júri é escalonado, isto é, bifásico, com duas etapas bem distintas.

A primeira fase é o juízo de admissibilidade ou judicuim acusations , que é a filtração a propiciar a remessa ao réu a segunda etapa ,que é o julgamento com a participação do corpo de jurados . Somente ocorrerá o julgamento se admitida à acusação com a prolação de um juízo de admissibilidade positivo pelo juiz sumariamente.

A primeira fase começa com a denuncia ou queixa subsidiaria, podendo ser recebida ou rejeitada. O juiz, ao receber a denuncia ou a queixa, ordenara a citação do acusado para responder a acusação por escrito no prazo de 10 dias (art. 406,§3º CPP). Será feito a produção de prova testemunhal, pericial e demais diligências, por ultimo o interrogatório.

Com a modificação pela Lei 11.689/08, não se fala mais em defesa previa no prazo de 3 dias, mas de resposta previa com alegações finais escritas do procedimento revogado. O art. 406,§3º do CPP, nos mostra que “na resposta o acusado poderá arguir preliminares e alegar tudo que interesse a sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar provas pretendidas e arrolar testemunhas, ate o máximo de 8 (oito), qualificando as e requerendo sua intimação, quando necessário.”

Caso o réu não apresente defesa (resposta preliminar escrita), no prazo legal, o juiz nomeará defensor, para oferecê-la em ate 10 dias, abrindo-lhe vistas dos autos. (art. 408, CPP).

Apresentada a defesa, feito as alegações orais, o art. 411, §9º, do CPP, o juiz proferirá sua decisão imediatamente, ou a fará em 10 dias, ordenando para tanto a conclusão dos autos. Conclui-se o procedimento no prazo de 90 dias (art.412, CPP). Então o magistrado poderá:

1 – PRONIUNCIAR O RÉU

2- IMPRONUNCIAR-LO

3- ABSOLVÊ-LO SUMARIAMENTE

4-CLASSIFICAR A INFRAÇÃO DOLOSA CONTRA A VIDA.

IMPRONUNCIA DO RÉU

A impronúncia é um julgamento de inadmissibilidade ao imputado quando o juiz não se convence da existência da materialidade do crime ou de indícios suficientes de autoria.

É uma decisão que não analisa o mérito da causa, não produzindo coisa julgada material, se surgirem novas provas, poderá ser proposta nova ação, desde que não tenha ocorrido a extinção da punibilidade (art. 414, § único, CPP).

Cabe apelação na sentença de impronuncia, art. 416, CPP.

ACORDÃO 1

PENAL E PROCESSO PENAL. APELAÇÃO CRIMINAL. SENTENÇA DE IMPRONUNCIA. PROVAS INSUFICIENTES PARA APONTAR INDICIOS DE AUTORIA POR PARTE DOS ACUSADOS. IMPOSSIBILIDADE DE JULGAMENTO PELO TRIBUNAL DO JURI. RECURSO DA ASSISTENTE DE ACUSAÇÃO, A QUE SE NEGA PROVIMENTO. 1. Não se convencendo da materialidade do fato ou da existência de indícios suficientes de autoria ou de participação, o juiz, fundamentadamente, impronunciará o acusado (art. 414 do CPP). 2. Não se pode admitir o julgamento pelo Tribunal do Júri de acusado contra quem não foram produzidas mínimas provas em relação à autoria delitiva. 3. À unanimidade, negou-se provimento ao recurso de apelação.

(TJ-PE - APL: 3180354 PE, Relator: Mauro Alencar De Barros Data de Julgamento: 08/01/2014, 2ª Câmara Criminal, Data de Publicação: 15/01/2014)

                 ACORDÃO 2

SENTENÇA DE IMPRONÚNCIA. INDÍCIOS DE AUTORIA. INSUFICIÊNCIA. DEPOIMENTO DE TESTEMUNHAS. DESPROVIMENTO. I - DA EXEGESE DOS ARTIGOS 413 E 414, AMBOS DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL, EXTRAI-SE QUE, PARA SER PRONUNCIADO, NÃO É NECESSÁRIO UM JUÍZO DE CERTEZA QUANTO À AUTORIA OU PARTICIPAÇÃO DO RÉU NO DELITO, MAS DE MERA PROBABILIDADE, DEVENDO OS INDÍCIOS SEREM SUFICIENTES DE MODO A DEMONSTRAR A VIABILIDADE DA ACUSAÇÃO. INCONSISTENTES OS INDÍCIOS, ESCORREITO É A SENTENÇA QUE IMPRONUNCIA O RÉU. II - RECURSO DESPROVIDO.

(TJ-DF - APR: 20120810033193 DF 0003220-93.2012.8.07.0008, Relator: NILSONI DE FREITAS Data de Julgamento: 08/08/2013,  3ª Turma Criminal, Data de Publicação: Publicado no DJE : 15/08/2013 . Pág.: 191)

 SENTENÇA DE IMPRONUNCIA:

VARA CRIMINAL DA COMARCA _________________________

AUTOS N. _____

AÇÃO PENAL PÚBLICA

ACUSADO: JOAO DA SILVA

VÍTIMA: ANTONIO SOUZA

O Ministério Público do Estado de São Paulo, através de seu promotor de justiça ofereceu denúncia contra JOAO DA SILVA, qualificado nos autos, dando-o como incurso nos artigos 121, § 2°, incisos I e IV do Código Penal, porque, no dia 21/11/2011, o acusado teria efetuado doze disparos produzidos por arma de fogo calibre 380 em Antônio Souza, conhecido como “Marmota”, o que lhe ocasionou a morte, conforme atestado pelo laudo necroscópico juntado aos autos. Ainda, segundo consta nos autos, a motivação do crime se daria em razão de uma discussão oriunda do repartimento do produto de um roubo, pois ambos eram parceiros de crimes, sendo que o acusado possuía uma série de antecedentes antes de completar dezoito anos de idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (57.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com