TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidar Em Enfermagem

Dissertações: Cuidar Em Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 4

Cuidar em Enfermagem

Existem definições entre cuidar e tratar. Cuidar abrange um tratamento holístico a uma pessoa enferma, dando direito à dignidade da pessoa cuidada. Tratar já é uma prestação de cuidados de forma técnica e específica, apenas com foco na enfermidade. Dessa forma evidenciam-se diferenças entre enfermeiros que "cuidam" e "tratam". Os que "tratam" voltam seus cuidados apenas nas enfermidades, deixando pra trás todo o envolvimento humano, sendo apenas um profissional de práticas simples realizando técnicas inerentes à profissão. Já aqueles que "cuidam" respeitam o ser humano no modo bio-psico-social, como alguém único e com vontades próprias. Por isso se reflete o grande significado da enfermagem, no aperfeiçoamento da prestação de cuidados, ambiente de empatia, recorrendo à comunicação verbal e não-verbal, e criando um ambiente de trabalho agradável e responsável entre a equipe multidisciplinar. Tudo isso visando o alívio do sofrimento do nosso próximo.

Resgate histórico: Enfermagem e a arte do cuidar

Historicamente, os hospitais eram abrigos de pobres e doentes que não tinha condições de tratamento domiciliar, e eram atendidos por religiosas e leigas, em meados do século XVIII. Foi uma época de predominância de doenças infecto-contagiosas, onde pessoas mais humildes eram objetos de experiências. A enfermagem passa a atuar no surgimento de Florence Nightingale, nos cuidados à feridos de guerra, onde lutou pelo reconhecimento da profissão, resultando num trabalho de alto prestígio para a atividade de Enfermagem. Por volta do século XIX houve avanços tecnológicos e sociais, visando o bem-estar do cidadão, e avanços na Medicina reorganizaram o ambiente hospitalar, junto com a Enfermagem e os seus profissionais, buscando cursos e especializações, posteriormente buscando seu reconhecimento por sua presença institucional.

O objetivo da atenção de enfermagem é cuidar, contribuindo para uma transição saudável, demonstrando atitude de ocupação, preocupação, responsabilização e envolvimento afetivo com o outro. Não abrange apenas o biológico, mas a totalidade do cuidado holístico. Não se limita a apenas uma simples tarefa, mas a função de informar e orientar o paciente e seus familiares a respeito de tratamentos e procedimentos realizados, e toda ação da assistência está voltada ao paciente. O enfermeiro deve manter uma relação empática com os aspectos físico e sobretudo o emocional do paciente, resguardando a dignidade do ser humano. A empatia é desenvolvida a partir da capacidade de se colocar no lugar do outro.

O cuidado em Enfermagem - Uma aproximação teórica

O cuidado manifesta-se na preservação do potencial saudável dos cidadãos. Transmite uma noção de obrigação, dever e compromisso social. Engloba a compreensão dos cuidados de enfermagem, valorização da própria vida, visando proteção, promoção e preservação da humanidade, ajudando pessoas a obterem auto conhecimento, controle e auto cura. Prestar cuidados é uma virtude que integra os valores identificadores na profissão da enfermagem. A ideia de ajudar as pessoas integram-nas em torno do bem comum e mantém o elo social. Isso é parte importante do processo de sobrevivência da vida humana.

A vida humana como valor instrumental diz respeito ao quanto a vida de cada um serve aos interesses das demais pessoas; como valor subjetivo refere-se a quanto a pessoa mede seu valor para ela mesma; como valor intrínseco refere-se ao valor subjetivo que uma vida tem para a pessoa de cuja vida se trata. São três categorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com