TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo De Cuidar Na Enfermagem

Trabalho Universitário: O Processo De Cuidar Na Enfermagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 2

o processo de cuidar na enfermagem

O cuidado é uma ação executada pelo ser humano e faz parte da sua existência desde os primórdios da humanidade. A enfermagem genuinamente possui esse principio de ação norteando a profissão. E é atravez deste conceito,que as atividades do profissional são desenvolvidas.

O instrumento para a realização do cuidado, é o processo de cuidar mediante uma ação interativa entre o enfermeiro e o paciente acompanhadas de comportamentos e atitudes de cuidado no sentido de promover, manter e/ou recuperar a

totalidade e a dignidade humana.

Esse processo é entendido como aplicação de conhecimento específico e de outros saberes que ancoram o desenvolvimento de raciocínios, julgamentos clínicos, tomadas de decisões, sensibilidades e profissionalismo.

Enfim, a prática do cuidado é manifestada pelo enfermeiro com significativa importância, mediante ação efetiva, humana, calcada em conhecimentos específicos, visto que é oferecida aos doentes, seres integrados e integradores, ativos e com sentimentos. Nessa circunstâncias, quando ele se encontra fragilizado, é que o enfermeiro assume um papel importante e muito expressivo

para com ele, no sentido de ajudá-lo não só a enfrentar as dificuldades em torno da doença, mas também de cuidá-lo nas suas necessidades de segurança, carinho e autoconfiança.

Ou seja podemos concluir que os enfermeiros desenvolvem o processo de cuidar por meio de ações nas dimensões técnicas no cotidiano associados à habilidadede de utilizar a emoção e a sensibilidade como bases da comunicação para executar cuidados de enfermagem.E evidentemente esse processo legitimamente executado alem de haver melhora no quadro geral do paciente, gera uma valorização da profissão se fazendo necessária a cada dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com