TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Instrumentação Biomédica

Por:   •  2/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO: BIOMEDICINA
TURMA: H
CAMPUS SANTO AMARO
JESSICA COSTA MACEDO

A – 1: Defina com suas palavras o que é automação.  
 R: Automação é uma técnica moderna para tornar o trabalho mais eficiente, aumentando a produção e diminuindo a mão de obra utilizando tecnologias computadorizadas ou mecânicas.

2: Quais são as vantagens da automação no laboratório de analises clinicas?
 R: Redução de custos operacionais, maior velocidade na entrega de resultados, aumento da produtividade, superar expectativas e maior segurança para o paciente.

3: Descreva os modelos de processos automatizados mencionados no texto.
 R: ROBO MÓVEL – o transporte ocorre por um robô que se movimenta até os equipamentos.
     ESTEIRAS DE TRANSPORTE – garante a movimentação das amostras.
     BRAÇOS ROBOTICOS – são braços que se movem em diferentes direções.

B – 1: Escreva um texto, utilizando suas palavras, descrevendo os principais métodos de purificação de água e apresente suas vantagens e desvantagens.

    Existem varias formas de purificação da agua, mas para se obter uma agua de qualidade é necessário combinar suas tecnologias. Os principais métodos de purificação são:
Filtração: é um processo que separa misturas heterogêneas. Utiliza-se um filtro para reter as partículas solidas, separando do liquido. Essa técnica remove o cloro e as matérias orgânicas, porem não elimina os íons e bactérias.
Destilação: é um processo que separa misturas homogêneas do tipo sólido- liquido. Para ocorrer a destilação é preciso que as substancias estejam em estado de ebulição diferentes. Remove grande parte dos contaminantes, porem tem um alto custo e consumo de energia.
Desinfecção por sistema ultravioleta: quando a luz entra em contato com a agua, os microrganismos são inativados pela luz UV. Tem um baixo uso de energia porem danifica o mecanismo de replicação.
Deionização: Nesse processo a agua passa por um sistema deionizador de agua, onde os íons presentes na agua são trocados por compostos inorgânicos. Esse processo tem eficiência na substituição dos compostos inorgânicos, porém as resinas de troca iônica saturam rápido.
Eletrodeionização: é um tratamento de agua que utiliza eletricidade, utiliza a combinação de resinas e troca iônica para remover impurezas iônicas. Esse método promove a regeneração das resina por corrente elétrica, mas não remove partículas e matérias orgânicas.
Micro/ultrafiltração: Parece com a filtração normal, mas é indicada para a separação de bactérias, protozoários e alguns vírus, e não permite que qualque partícula acima de 0,22µm passe pelo filtro, promovendo uma esterilização. Porem tem morte de microrganismos retidos por trás do filtro.
Osmose reversa: é um processo que passa a agua através de uma membrana semipermeável, que ao passar pela membrana retém partículas, compostos orgânicos e bactérias. Essa técnica remove grande parte dos contaminantes,  porém as membranas estão sujeitas a obstruções longo prazo.

5: A água depois de purificada deve ser avaliada através do controle de qualidade. Indique os parâmetros que atestam a qualidade da água e a descreva a influência desses parâmetros na qualidade da água.

Determinação de resistividade e condutividade: ela mensura a quantidade de contaminantes iônicos presentes na agua.
Determinação de TOC: é um método utilizado para quantificar moléculas orgânicas presentes em amostras de agua.
Controle microbiológico: é a contagem das bactérias heterotróficas, no qual vai determinar a quantidade de microrganismo viáveis.
Endotoxinas:  é a detecção dos níveis de endotoxinas (é um componente lipídico da membrana externa das bactérias que são liberadas durante a multiplicação ou quando morrem).

6: Usamos a água no laboratório para diversas utilidades como a preparação de meios de cultura, em ensaios de PCR (reação de polimerase em cadeia) e nos imunoensaios entre outros. Quais fatores influenciam a qualidade da água nesses procedimentos laboratoriais.

A agua é o reagente mais utilizado no laboratório. Porem ela precisa ser controlada para reduzir erros potenciais e garantir a qualidade de resultados. A agua que é fornecida nos laboratórios contem 5 contaminantes: material particulado, substancias inorgânicas, compostos orgânicos dissolvidos, microrganismos e gases.

C – 7: Defina o que é fototerapia. Diferencie LED de LASER.
R: Fototerapia é um tratamento que usa luz ultravioleta para estimular ou impedir a atividade celular. O LED emite uma luz policromática (varias cores) em um ângulo maior, espalhado por toda a pele. O LASER tem uma coloração definida e segue uma linha reta fixa, indicada para tratamentos pontuais.

8: Quais são os usos clínicos e estéticos do LED e do LASER?
R: A fototerapia é utilizada para diversos tratamentos, sendo muito usada em recém nascidos, mas também sendo útil para promover o rejuvenescimento facial, combatendo rugas e manchas na pele.

9: O uso da fototerapia promove alterações na pele de um paciente. Quais alterações são mencionadas no artigo que você leu?
R: Podem ter como efeito colateral: edema, inchaço, descamação, desconforto, alterações pigmentares e cicatrizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com