TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leptospirose é Uma Doença Infecciosa

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.735 Palavras (11 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 11
  1. Introdução

A leptospirose é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. É uma zoonose (doença de animais) que ocorre  no mundo inteiro, exceto nas regiões polares. Em seres humanos, ocorre em pessoas de todas as idades e em ambos os sexos. Na maioria (90%) dos casos de leptospirose a evolução é benigna.

A leptospirose é primariamente uma zoonose. Acomete roedores e outros mamíferos silvestres e é um problema veterinário relevante, atingindo animais domésticos (cães, gatos) e outros de importância econômica (bois, cavalos, porcos, cabras, ovelhas). Esses animais, mesmo quando vacinados, podem tornar-se portadores assintomáticos e eliminar a L. interrogans junto com a urina.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a Leptospirose, abrangendo os principais conceitos a cerca da doença.

  1. Leptospirose: Etiologia e Patogenicidade

Para Shaw &Ihle (1999), a leptospirose nos cães é causada geralmente por espirosquetasLeptospiraicterohaemorrhagiaeou Leptospiracanicola.

As leptospiras são espiroquetas móveisfilamentosos, de 0,1ª 0,2 um de largura por 6 a 12 um de comprimento que infectam os animais e os humanos. A Leptospirainterrogans possui múltiplos sorotipos; os cães são infectados por L. australis, L. autumnalis,L. ballum, L. Bratislava, L. bataviae, L. canicola, L. grippotyphosa, L. harjo, L. icterohaemorrhagiae, L. Pomona e L. tarassovi. Os gatos são infectados por L.bratislava, L. canicola, L.grippotyphosa e L. Pomona. (NELSON & COUTO, 2001).

É rara nos gatos. A doença é mais comum no verão e no inicio do outono. (SHAW & IHLE 1999).

Para Shaw &Ihle (1999), o organismo pode ser adquirido através do contato direto com o animal infectado (selvagem ou doméstico) ou a partir do contato com sujeira, água ou outros itens contaminados. A urina de um animal infectado é uma fonte concentrada de infecção.

Os organismos penetram através das mucosas e se replicam na circulação. Podem então causar vasculite, dano tubular renal, hepático, (mais provável com a L. icterohaemorrhagiae) meningite e uveíte.

Segundo Carter (1988), após a penetração epitelial, há uma disseminação hematogênica com uma localização e proliferação em órgãos parenquimatosos, particularmente o fígado, por volta de 16 dias após. Isto causa febre, anemia, hemorragias subserosas e submucosas, conjuntivites, icterícia e frequentemente meningite e agalaxia. O rim é também infectado frequentemente resultando em nefrose e uremia, com o abrigo dos microrganismos na urina possivelmente por meses. As lesões, sinais e severidade variam entre diferentes serovars. A morte pode ocorrer durante o estágio febril ou mesmo após, causada por toxemia resultante dos danos nos rins e fígado. Apesar de que os mecanismos patogênicos ainda não são conhecidos, há consideráveis danos ao endotélio vascular.

  1. Principais espécies

A leptospirose é primariamente uma doença em animais. Esta é transmitida para humanos com pouca freqüência (CARTER, 1988). As espécies do gênero leptospira são indistinguíveis pelos seus caracteres morfológicos, culturais e bioquímicos. Somente pelas suas propriedades sorológicas podem ser diferenciadas. (FERREIRA&FERREIRA,  1991)

O tipo básico do gênero leptospira é o serovar (formalmente sorotipo). Há mais de 150 serovars parasitas e 16 sorogrupos. (CARTER, 1988)

As espécies importantes de serovars são: Icterohemorragiae, canicola, Pomona, Autumanalis, ballum, grippotyphosa, bataviae, bardjo, sejroe, hebdomadis, australis (CARTER, 1988) como demonstrado na tabela 1:

Espécies

Hospedeiro conhecido

Ocorrência em

Humano

Cães

Bovinos

Suínos

Icterohemorragiae

Rato, camundongo

Comum

Ocasional

Relatada

relatada

Canicola

Cães, bovinos, suínos, jaritataca e chacal

Comum

Comum

Rara

ocasional

Pomona

Guachinin, gato selvagem, sarigue, jaritataca, bovinos e suínos

Ocasional

Rara

Comum

Comum

Autumnalis

Sarigue, guachinin, camundongo

rara

?

?

?

Ballum

Camundongo, raposa cinzenta, rato, sarigue, guachinin, gato selvagem, jaritataca, coelhos, esquilo cinzento

?

?

?

?

Grippotyphosa

Guachinin, camundongo, raposa, esquilo, coelho, lince

rara

relatada

ocasional

ocasional

Bataviae

?

rara

?

?

?

Bardjo

Bovinos

Rara

?

comum

?

Sejroe

Sarigue, guachinin, camundongo

?

?

esporádica

?

Hebdomadis

Sarigue, guachinin

?

?

?

?

australis

Sarigue, guachinin, raposa

?

?

?

?

Tabela 1 – Espécies de Leptospira. (CARTER, 1988)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (285.3 Kb)   docx (117.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com