TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NARRATIVA FILME GOLPE DO DESTINO

Por:   •  17/8/2020  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

NARRATIVA FILME GOLPE DO DESTINO

Discente: Luiza Rocha

O filme “Golpe do Destino” retrata a vida de um médico, conhecido como Dr Jack, o qual era um profissional marcado pela arrogância, frieza, distância emocional dos seus pacientes e um humor ácido. Como profissional se importava apenas com as questões técnicas nos procedimentos cirúrgicos que realizava desconsiderando a parte afetiva e a natureza humana dos pacientes, tratando-os de forma massificante e sem considerar os aspectos individuais e emocionais.

Vale ressaltar, ainda, que o distanciamento que ele apresentava dos pacientes pode ser considerado um mecanismo inconsciente para negar os aspectos emocionais pessoais que ele não sabia lidar. Na obra “Medicina Centrada na Pessoa”, estudada durante as aulas de Habilidades em Comunicação, é discutida a relevância do médico ter um autoconhecimento sobre suas emoções e fragilidades para que não trate os pacientes como o Dr Jack faz no filme. Uma vez que, é concordância entre os profissionais que por trás de todo profissional da saúde encontra-se um paciente.

No decorrer da dramaturgia Dr Jack é diagnosticado com câncer nas cordas vocais, deixando de ser o médico e se tornando paciente de maneira abrupta. Nesse cenário, ele cobra da médica que o acompanha um tratamento mais empático e dotado de compaixão. Tal fato, faz com que ele reflita sobre a forma como trata seus pacientes, tomando consciência da importância de entender o processo de adoecimento dentro de um contexto mais amplo e vivencial, abarcando a vida emocional do paciente, seu contexto social, sua biografia, recursos para enfrentamento da doença e crenças.

Portanto, compreende-se que é de suma importância que o médico tenha consciência sobre seus gatilhos e fragilidades, para que seja possível se colocar no lugar do paciente, evitando assumir um distanciamento emocional entre eles e tratando-o com empatia, colocando-se sempre no lugar do outro e pensando como gostaria de ser tratado naquele momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com