TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NATUREZA DA CITOLOGIA E DO PSS

Tese: A NATUREZA DA CITOLOGIA E DO PSS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Tese  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 9

BIOLOGIA AULA= 003

PROF: ANDRÉ LEITE

TEMA:CITOLOGIA PRISE & PSS 1

ASSUNTO: BIOQUÍMICA CELULAR

Carboidratos e Lipídios

CARBOÍDRATOS

1. Características gerais:

a) São também conhecidos como açucare; hidratos de carbono, glicídios, glucides, etc.

b) Representam a principal fonte de energia para a célula.

c) São também componentes estruturais importantes das paredes celulares e das substâncias intracelulares.

2. Classificação: Os carboidratos são classificados em: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

MONOSSACARÍDEOS

2.1 Conceito: São açúcares simples, que não sofrem hidrólise, de fórmula geral Cn (H20)n, cujo valor de n varia de 3 a 7.

PENTOSES X HEXOSES

a) Pentoses: São monossacarídeos com cinco carbonos. São exemplos de pentoses:

 Ribose: É o açúcar do ácido nucléico RNA e do ATP. (fig.1)

 Desoxirribose: É o açúcar do ácido nucléico DNA. (fig.1)

b) Hexoses: São monossacarídeos com seis carbonos. São exemplos de hexoses:

 Glicose: É o açúcar produzido pelo vegetal na fotossíntese. É o principal combustível da célula. (fig.1)

 Frutose: É o açúcar presente nos frutos e no esperma humano. (fig.1)

 Galactose: é um dos componentes do açúcar do leite.(fig.1)

FIG.1

DISSACARÍDEOS

2.2 Dissacarídeos: São formadas pela união de dois monossacarídeos. Quando os monossacarídeos se fundem, há perda de uma molécula de água (reação de desidratação) e a ligação que se estabelece entre eles recebe o nome de ligação glicosídica, (fig.2). são exemplos de dissacarídeos:

a) Sacarose: É o açúcar da cana-de-açúcar. Formado pela união entre glicose + frutose, compondo a chamada seiva elaborada dos vegetais. (fig.2)

b) Lactose: É o açúcar do leite, formado pela união entre glicose + galactose. ( fig.2)

c) Maltose: É açúcar típico dos vegetais usado na fabricação de cerveja, é formada pela união entre duas moléculas de glicose.

FIG.2

POLISSACARÍDEOS

2.3 Polissacarídeos: São formados pela união de muitos monossacarídeos por ligação glicosídica. São classificados de acordo com sua função.

RESERVA X ESTRUTURA

a) Polissacarídeos de reserva: São substâncias que são armazenadas como fonte de energia pelos seres vivos. São exemplos de polissacarídeos de reserva

 Amido: Presente em grande quantidade em sementes, no caule e nas raízes: o amido é a substância de reserva dos vegetais. (fig.3).

 Glicogênio: Presente em grande quantidade no fígado e nos músculos; o Glicogênio é a substância de reserva dos animais e fungos. (fig. 3).

b) Polissacarídeos de estrutura: São substâncias importantes na construção dos organismos vivos. São exemplos de polissacarídeos com função estrutural.

 Celulose: É o principal componente da parede celular dos vegetais, por isso, é o polissacarídeo mais abundante na natureza. (fig.3).

 Quitina: Contém nitrogênio na sua composição. É encontrado na parede celular dos fungos e na carapaça de artrópodes como: insetos, aranhas e crustáceos.

Obs: Os dissacarídeos e os polissacarídeos são quebrados a carboidratos mais simples, no tubo digestivo, com a ajuda de enzimas nas reações de hidrólise (quebra com água). A celulose não é digerida pelo intestino dos mamíferos, sendo necessários nos ruminantes, a simbiose com alguns protozoários que quebram a celulose.

FIG3

LIPÍDIOS:

3. Características Gerais:

a) São substâncias orgânicas, que liberam uma grande quantidade de energia, quando oxidadas.

b) São insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos.

c) São formadas pela união de dois tipos de substâncias orgânicas: ácidos graxos e álcool formando um éster. (fig.4)

d) São encontradas em várias estruturas celulares como as membranas, podendo também ser encontrados livres na célula, servindo como material de reserva de energia, como as gorduras.

FIG.4

4. Classificação: Os lipídios são classificados, de acordo com o tipo de álcool que possui em sua composição, são eles: glicerídeos, cerídeos, esteróides, carotenóides e fosfolipídios.

4.1 Glicerídeos (triglicerídeos): São moléculas resultantes da união de três moléculas de ácidos graxos com uma molécula de um álcool chamado glicerol, perdendo água. Essa ligação recebe o nome de reação de esterificação. (fig.4). são exemplos de glicerídeos.

ÓLEOS X GORDURAS

a) Óleos: Que são encontrados principalmente nos vegetais, especialmente em sementes, como é o caso dos óleos de soja, de algodão, de amendoim, de milho, de girassol e de arroz.

b) Gorduras: Que são mais abundantes nos animais acumulando-se principalmente em células adiposas.

4.2 Cerídeos: São moléculas resultantes da união de ácidos grados com um álcool de cadeia maior que o glicerol. São exemplos de cerídeos:

a) Ceras: Que produzidas pelas plantas, impermeabilizam as superfícies de folhas, flores e frutos reduzindo, dessa forma a evaporação; formam também o cerume presente no ouvido dos mamíferos, com a função de proteção contra a entrada de microorganismos; além disso, são também usadas pelas abelhas na construção dos favos.

4.3 Esteróides: São moléculas resultantes da esterificação de ácidos graxos e um álcool chamado colesterol (fig.5) ou outro álcool chamado ergosterol. O colesterol é um álcool que, associada a molécula de ácido graxo, origina o éster de colesteril. O colesterol pode ser encontrado livre na membrana plasmática das células animais, não sendo encontrado nas células vegetais. São exemplos de lipídeos esteróides:

a) Os hormônios sexuais (estrógeno, progesterona e testosterona); os ácidos biliares que auxiliam a digestão das gorduras, o hormônio aldosterona, assim como a vitamina D produzida pela decomposição do ergosterol, pela ação dos raios ultravioletas do sol, sendo importante contra o raquitismo.

IMPORTANTE: O colesterol circula pelo sangue unidos a proteínas, formando lipoproteínas (HDL E LDL).

HDL X LDL

• HDL: Proteína de alta densidade; é conhecida como bom colesterol porque retira e elimina a gordura do sangue.

• LDL: Proteína de baixa densidade; é conhecida como mau colesterol, por fazer o papel inverso, ou seja, traz de volta a gordura para o sangue.

FIG.5

4.4 Fosfolipídios: São lipídios que apresentam uma molécula de glicerol ligada a dois ácidos graxos e um ácido fosfórico, ligado, por sua vez a outro álcool, que pode ser, por exemplo, a colina e o inusitol. Os fosfolipídios são encontrados nas membranas celulares. Os principais exemplos de fosfolipídios são a lecitina e a cefalina.

4.5 Carotenóides: São lipídios encontrados nos plastos vegetais, que possuem na sua composição pigmentos, dando a estes, cores variadas como vermelhos, amarelos pardos, etc.

5. Funções:

a) Energética: Ao serem degradados liberam uma grande quantidade de energia.

b) Isolante térmico: A camada de gordura que se acumula sobre a pele (panículo adiposo) ajuda a evitar a perda excessiva de calor.

c) Amortecedora: Sob a palma das mãos e a plantas dos pés, existe uma camada de gordura chamado de coxins amortecedores, que funcionam como verdadeiros colchões, diminuindo o impacto com as superfícies.

d) Impermeabilizante: Os vegetais possuem urna camada de cera (cutícula) sobre suas folhas, com a função de evitar perdas excessivas de água por transpiração. As aves utilizam um óleo, produzido em uma glândula especial, como impermeabilizante das penas.

e) Hormonal: Vários hormônio, entre eles os sexuais, tem constituição lipídicas.

f) Estrutural: os fosfolipídios estão entre os principais componentes das membranas celulares.

O colesterol

O colesterol existente no corpo humano pode ter duas origens: exógena, quando ingerido com ali¬mentos como ovos, leite e derivados, carnes em geral, caranguejos e camarões, entre outros; e endógena, quando fabricado pelo próprio organismo. O fígado não só produz colesterol como também pode degradá-lo, atuando, assim, como um órgão regulador da taxa dessa substancia no sangue.

Como vimos, o colesterol é importante para o nosso organismo, urna vez que participa da formação da membrana plasmática das células e atua como substancia precursora de hormônios diversos, como os hormônios sexuais testosterona e progesterona. O colesterol, ainda, permite a formação da vitamina D, (7-deidrocolesterol ativado) e dos sais biliares, que participam, respectivamente, da absorção de cálcio e de ácidos graxos no intestino.

No entanto, o colesterol precisa ser mantido em nível normal, para que o organismo não seja prejudicado. Principalmente quando atinge altos níveis no sangue, o colesterol contribuí para a formação de placas de ateroma, acúmulos lipídicos que vão se depositando nas paredes das artérias, provocando-lhes um estreitamento. Além disso, a calcificação do ateroma contribui para a perda da elasticidade da artéria. To¬do esse processo, que configura a doença chamada aterosclerose, reduz o fluxo de sangue nas artérias e pode comprometer a atividade de órgãos por elas irrigados. No coração, por exemplo. a insuficiência do fluxo sangüíneo pode provocar a morte de parte do músculo cardíaco (miocárdio), o que caracteriza o in¬farto.

Indivíduos com níveis de colesterol abaixo de 200 mg/100 mi de sangue são menos propensos a ter doenças cardiovasculares do que aqueles com leituras acima de 240 mg/100 mi de sangue. Acima dessa faixa, o médico receitará urna dieta adequada e, se for o caso, medicamentos próprios para colocar o nível de colesterol, dentro da faixa considerada normal. Suspeita-se que a aterosclerose ocorra em conseqüência de urna certa predisposição hereditária, além de outros fatores como o hábito de fumar, o estresse, a vida sedentária e o consumo freqüente de alimentos que contenham altos índices de colesterol.

TESTES

1. (Vunesp-SP) São considerados oses ou monossacarídeos:

a) maltose e glicose. b) sacarose e maltose.

c) amido e glicogênio. d) glicose e frutose.

e) amido e sacarose.

2. (UFBA) A sacarose é um dissacarídeo formado por moléculas de:

a) glicose + lactose. b) glicose + glicose.

c) lactose + frutose. d) frutose + glicose.

e) frutose + frutose.

3. (FGV-SP) Glicogênio e celulose têm em comum, na sua composição, moléculas de:

a) aminoácidos. b) proteínas. c) ácidos graxos.

d) glicerol. e) carboidratos.

4. (PUC-MG) São considerados polissacarídeos:

a) lactose e maltose. b) amido e lactose.

c) glicogênio e glicose. d) amido e glicogênio.

e) glicose e frutose.

5. (PUC-RS) O polissacarídeo formado por unidades de glicose e que representa a principal forma de armazenamento intracelular de glicídios nos animais é denominado:

a) amido, b) celulose. c) colesterol,

d) glicogênio. e) ergosterol.

6. (Fac. Lusíada/Santos-SP) Polissacarídeo que participa da parede celular dos vegetais:

a) celulose, b) glicogênio. c) quitina.

d) cerídeo. e) amido.

7. (UFMG) Os lipídios de procedência animal são mais perniciosos à saúde humana do que os de origem vegetal porque contêm com larga margem de frequência um componente que se agrega às paredes das artérias dimi-nuindo-lhes o diâmetro e justificando o apare¬cimento de uma doença chamada ateroscle-rose. Esse componente é:

a) a mielina. b) o ácido úrico. c) a lecitina,

d) o colesterol. e) o glicerol.

8. (UFF-RJ) O colesterol é um componente cons¬tante em lipídios do grupo:

a) dos triglicerídeos. b) da lecitina e da mielina.

c) das ceras. d) dos lipídios complexos nitrogenados.

e) dos esteróides.

9. (FMU-Fiam-Faam-SP) Nos regimes de ema¬grecimento, a restrição ao consumo de nu¬trientes com alto poder calórico indica que deve ser reduzido o consumo de:

a) carboidratos e protídeos. b) carboidratos e aminoácidos.

c) aminoácidos e protídeos. d) lipídios e protídeos.

e) lipídios e carboidratos.

...

Baixar como  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »