TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM DAS CELULAS

Artigo: A ORIGEM DAS CELULAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 5

A ORIGEM DAS CÉLULAS

Teoria celular

Desenho da estrutura do súber, conforme visto pelo microscópio de

Robert Hooke e descrito em seu livroMicrografia, a qual dá origem à palavra "célula", usada para descrever a menor unidade de um organismo vivo.

Ateoria celularé um dos conhecimentos fundamentais da biologia. A teoria indica que todos os seres vivos são compostos por células. Seus idealizadores foram Matthias Jakob Schleiden e Theodor Schwann.

No final da década de 1830, dois cientistas alemães, MatthiasJakob

Schleiden, ex-advogado que abandonou a profissão paraestudar a estrutura e fisiologia das plantas, determinando tambémque todas as plantas apresentavam organização celular, e TheodorSchwann, médico dedicado ao estudo da anatomia dos animais,estenderam a teoria de Mathias aos animais, formulando a hipótesede que todos os seres vivos são constituídos por células,construindo a base da teoria celular. Mais tarde, descobriu-se oúnico ser vivo não formado por células, o vírus.

A Teoria Celular foi uma das mais importantes generalizações dahistória da Biologia. Ficou claro que, apesar das diferenças quantoà forma e função, todos os seresvivos têm em comum o fato deserem formados por células. Portanto, para a plena compreensãodo fenômeno da vida, é preciso conhecer as células.

O entusiasmo pela Teoria Celular também levou os biólogos à investigação sobre a origem das células vivas. Algunsacreditavam que as células se formavam espontaneamente, a partir da aglomeração de determinados tipos desubstâncias, enquanto outros se opunham a essa idéia, afirmando que uma célula somente podia originar-se de outracélula préexistente.

A Teoria Celular tem três idéias principais:

"Todos osseres vivos são formados por células e por seus produtos. Portanto, as células são as unidades morfológicasdos seres vivos; " As atividades fundamentais que caracterizam a vida ocorrem dentro da célula. Portanto, as células são as unidadesfuncionaisoufisiológicasdos seres vivos; " Novas células se formam pela reprodução de outras células preexistentes, por meio da divisão celular.Esta última idéia foi uma conclusão do Russo Rudolph Virchow em 1855. Ele resumiu essa idéia em uma frase emlatim, que se tornou muito famosa: "Ommis cellula ex cellula". A ideia de Virchow foi apoiada, em 1878, pelobiólogo Walther Flemming, quem descreveu a ricos detalhes o processo de reprodução celular.

Temos dois tiposde células básicas que sustentam a vida dos seres vivos unicelulares e pluricelulares

(uma célula ou varias células.)

Células eucariontes:São células mais complexas, comdiversas organelas membranosasno citoplasma. Possuem carioteca, e, portanto oseu núcleo é bem definido eindividualizado. A cromatina

( material genético) fica toda contida no núcleo. Possuem células eucarióticas: protozoários, algas uni epluricelulares

( exceto as azuis)

, fungos, células animais e célulasvegetais. Cada organela citoplasmáticaexecuta uma determinada funçãoespecífica, e o conjunto dessasfunções mantém a célula viva.

Células procariontes:são célulassem núcleo daí vem a palavra procarionte: O material hereditário oucromossomo) encontra-se difuso no citoplasma ( nucleóide ) devido àausência da membrana nuclear ou carioteca. Temos como exemplo as: bactéria e cianobactériasque são seres unicelulares.

Nota

E qual é a diferença entre as célulaseucarionteseprocariontes.

A diferença básica entre as duas é suaorganização celular, presença do núcleo e falta dele, onde aeucariontepossuiuma organizaçãocelular com organelas e um núcleo. E aprocariontenão possui núcleo ou ( carioteca )

=responsável pela a herança genética onde as células mãe transmitem seu material genético para as células filhas através da mitose, pois estematerial encontra-se dentro do citoplasma dispersoe há também ausência de algumas organelas.

"Membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema. "Citoplasma "Núcleo

Osvírussão a exceção à Teoria Celular, pois não possuem célula. Apesar disto, eles precisam estar necessariamentedentro de uma célula viva, poissão seres intracelulares obrigatórios e são incapazes de fazer qualquer atividade metabólica por si sópara se reproduzir.( isso confirma ainda maisque os processos essenciais à vidaocorramdentro das células)

. Importanteeste lembrete!Nuncase esqueça disto.

Conheça agora os principais estudiosos a respeito da origem da célulae suas experiências:

Abiogênese

Aristóteles no século IV a.C acreditava na existência de certos princípios ativos ou forças vitais no surgimento da vida a partir de substâncias inanimadas. Surgindo assim a teoria da abiogênese ou geração espontânea crença de que a vida poderia surgir a partir de água, lixo, sujeira e outros

restos)

Em meados do século XVII, o biólogo italianoFrancesco Redi(

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com