TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem e evolução da célula

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Origem e evolução da célula

As primeiras células surgiram na terra há 3,5 bilhões de anos, no começo do período pré-cambriano. A hipótese e que componentes da atmosfera primitiva, composta por amônia, metano, agua, gás hidrogênio e gás carbônico, sofreram influência de descargas elétricas oriundas de tempestades frequentes, dos raios ultravioletas e do calor. Com isso, os componentes combinaram-se formando as primeiras moléculas orgânicas. Tais moléculas teriam se aglomerado, formando aglomerados proteicos e, assim, dando origem as primeiras formas de vida primitivas, que se alimentavam dos compostos carbônicos inorgânicos presentes nos aglomerados, ou seja, seriam heterotróficos (são seres que não são capazes de produzir o seu próprio alimento). A partir do metabolismo desses aglomerados, formaram-se novos compostos. Os primeiros seres primitivos teriam sido anaeróbicos (ocorre na ausência de oxigênio). Outra característica que esses seres teriam é a capacidade de se auto reproduzir, mantendo sua individualidade, ou seja, seu DNA. Mecanismos evolutivos favoreceram o surgimento de organismos autotróficos (produzem o próprio alimento) utilizando gás carbônico, água e energia do sol (fotossíntese). Com isso, estes produziam oxigênio liberado na atmosfera durante o processo da fotossíntese, possibilitando o aparecimento de seres cada vez mais diversificados, complexos e pluricelulares.

OBS: os primeiros seres vivos seriam: simples, unicelulares, heterotróficos, fermentadores, anaeróbicos.

Hipótese de endossimbiose

Os primeiros seres vivos possuíam uma organização muito simples, eram procariontes (ausência de carioteca). O processo evolutivo dessas células mais simples originou células de organização mais complexas, chamadas de eucariontes (possuem núcleo organizado, membrana nuclear e etc.).

Uma das hipóteses mais aceitas para o processo evolutivo das células eucariontes defende que as células procariontes teriam englobado células bacterianas determinando uma relação ecológica chamada de simbiose, pela qual a célula fornece proteção do meio externo e nutriente e o microrganismo favorece maior rendimento e aproveitamento energético através do processo de respiração celular, sendo assim mutuamente vantajosa. Diante disso, mitocôndrias e cloroplastos são organelas supostamente derivadas dessa associação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com