TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem e evolução das células/ Vírus / Célula procariota e eucariota/ Bases macromoleculares da constituição celular

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.701 Palavras (11 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

  CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

  Curso

  Disciplina: Biologia Celular

  Profª. Me. Nívia Maria Borges Pereira

  APS 1: Atividade de fixação de conteúdos

  Valor: 5,0 pontos   - Carga horária: 3 horas        

Data de entrega: 23/03/2015 até as 23 59 min.

Titulo da atividade: Origem e evolução das células/ Vírus / Célula procariota e eucariota/ Bases macromoleculares da constituição celular

Objetivos:

- Compreender a origem e evolução das células caracterizando a célula procariota e eucariota.

- Relacionar estruturas e organelas presentes nas células procariotas e eucariotas.

- Diferenciar as células eucariontes vegetais das células eucariontes animais.

- Compreender a constituição e organização dos vírus.

- Relacionar as principais macromoléculas e moléculas menores fundamentais para a constituição celular.

Instruções para realização desta atividade prática supervisionada:

Esta atividade deverá ser realizada individualmente.

As atividades abaixo deverão ser feitas o melhor possível por você para que o trabalho fique completo e assim, conquistar a pontuação de acordo com o material enviado.

Pesquise o assunto no livro do Junqueira e Carneiro, Biologia Celular e Molecular, 9ªed. e em outras fontes de pesquisa e depois faça o que se pede nas questões abaixo.

Não passe o seu trabalho para outro aluno. Ele deve ser único na sua constituição e organização para ter validade.

Leia duas ou três vezes o trabalho corrigindo-o e ajustando-o antes de anexá-lo no portal.

 Envie o arquivo até o dia marcado. Não deixe para última hora para postá-lo, ok?

Bom Trabalho!! Profª. Nívia

______________________________________________________________________

1) Explique como era atmosfera primitiva e sua constituição.

R: A atmosfera primitiva era muito diferente da atual, contendo hidrogênio, amônia, metano, dióxido de carbono e vapor de água. esta suposição é evidenciada pela composição atmosférica encontrada em outros planetas. o hidrogênio seria o gás predominante sendo esta atmosfera redutora isenta de oxigênio.O oxigênio provavelmente entrou na atmosfera  pela dissociação  da água que ficou exposta a ação dos raios ultravioletas do sol.  o hidrogênio, por ser muito mais leve, se expandiu para camadas mais elevadas e o oxigênio, mais pesado, ficou retido na crosta terrestre. o enriquecimento de oxigênio foi se fazendo  à custa da fotossíntese , que mais tarde apareceu pela ação das plantas verdes. a ausência de oxigênio na atmosfera primitiva faz supor que os únicos organismos vivos que apareceram tinham que ser anaeróbicos. Estes se formaram nos oceanos e deveriam ser heterotróficos, isto é, utilizando elementos do

Meio ambiente. Com o advento da fotossíntese e o enriquecimento da atmosfera pelo oxigênio, os anaeróbicos foram sendo substituídos por organismos resistentes ao oxigênio, possivelmente mutantes e que se denominam aeróbicos.

2) Qual era a composição do caldo primordial e quais os primeiros compostos de carbono que se formaram nos mares e oceanos primitivos?

R: O Caldo  Primordial foi surgido de polímeros de  aminoácidos e de nucleotídeos, formado-se assim as primeiras moléculas de proteínas e ácidos nucléicos. Os Primeiros composto de carbonos nos mares e oceanos primitivos  continha vapor de água (H2O), assim como dióxido de carbono (CO2), azoto (N2), amoníaco (NH3) e metano (CH4).

3) Explique o que é síntese prebiótica e por que na atmosfera atual ela seria impossível.

R: São Substâncias relativamente complexas como proteínas e ácidos nucléicos, que, nas condições terrestres atuais, só se foram pela ação das células ou por síntese nos laboratórios químicos teriam aparecido espontaneamente, ao acaso.

4) Cite as três circunstâncias pelas quais favoreceu o acúmulo dos compostos de carbono nos mares e oceanos primitivos.

R:PrimeiraFoi pela enorme extensão da terra, com grande variedade  de nichos, onde provavelmente ocorreu a formação de moléculas que fora mantidas próximas umas das outras e, certamente , diferentes das existentes em outros locais.

SegundaO Longo tempo, cerca de 2 bilhões de anos período em que ocorreu a síntese prebiótica,  no caldo primordial.

TerceiraA ausência de oxigênio na atmosfera, já mencionado, é importante porque assim as moléculas neoformadas não foram logo destruídas por oxidações. Na atmosfera atual da Terra, a síntese do tipo prebiótico é impossível.

5) Caracterize várias vezes as células primordiais ou primitivas que surgiram nos mares e oceanos.

R: Células Primordiais → Somente ácidos nucléicos são capazes de autoduplicação, e a demonstração experimental  recente de que me laboratório moléculas de RNA simples sã capazes de evoluir para moléculas mais complexas, sem auxílio de proteínas enzimáticas, faz s

6) Explique como surgiram os gases oxigênio e ozônio na atmosfera.

R:O oxigênio liberado liberado  pela fotossíntese realizas pela s bactérias autótrofas foi-se acumulado na  atmosfera. Isso produziu grandes alterações na atmosfera, pois as moléculas de gás oxigênio (O2) se difundiam para as alturas mais elevadas da atmosfera, onde se romperam sob ação da radiação ultravioleta , originando átomos de oxigênio, muitos os quais se recombinaram formar ozônio (O3), que tem grande capacidade de absorver o ultravioleta. Desse modo, formou-se , pouco a pouco, uma camada de ozônio que protege a superfície da terra contra a radiação ultravioleta , mas que é transparente aos comprimentos de ondas  visíveis. O Início da fotossíntese e as modificações da atmosfera foram de grande importância para a Evolução das células e for de vida hoje existente na Terra. Graças á fotossíntese, surgiu o oxigênio na atmosfera, e isso permitiu o aparecimento de células aeróbicas, ao mesmo tem em que criou a descoberta protetora do ozônio nas camadas superiores da atmosfera. As bactérias anaeróbicas ficaram restritas a nichos especiais, onde existe oxigênio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (320.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com