TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CÉLULAS DO SISTEMA IMUNOLÓGICO E SUAS FUNÇÕES CÉLULAS DE ORIGEM MIELÓIDE

Por:   •  17/3/2017  •  Monografia  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

CÉLULAS DO SISTEMA IMUNOLÓGICO E SUAS FUNÇÕES  

CÉLULAS DE ORIGEM MIELÓIDE

  CÉLULAS NEUTRÓFILOS: São responsáveis por envolver as células doentes eliminandos-as a seguir, atuam no combate de infecções contra bactérias e fúngos.

  CÉLULAS EOSINÓFILOS: Degranulam na presença do antígeno; responsáveis pela resposta às infecções parasitárias, processos alérgicos e produção de uma série de citosinas.

  CÉLULAS BASÓFILOS: São responsáveis pela producão e liberação de histamina e resposta a processo alérgico.

  CÉLULAS MASTÓCITOS: Se diferenciam ao chegar nos tecidos; são responsáveis em armazenar potentes medidores químícos da inflamação, como a histamina, a heparina, a sorotonina entre outros; degranulam liberando mediadores quando em contato com alérgenos (reação alérgica); pois atrai os leocócitos e cria uma vasodilatação.    

  CÉLULAS MONÓCITOS: São responsáveis na atuação de combate de infecções contra bactérias, fúngos e virús. OBS: Na forma ATIVA = Macrófago.

  CÉLULAS MACRÓFAGOS: São responsáveis em fagocitar restos celulares; células mortas, proteínas estranhas, calo osseo que se formam decorrente a uma fratura, tecido de cicatrização, etc....

CÉLULAS DE ORIGEM LÍNFOIDE  

  CÉLULAS DENDRÍTICAS: São responsáveis na fagocitose e a micropinocitose, ingestão continua de grandes quantidades de fluído extracelular e seu conteúdo; após o encontro com o patógeno, maturam rapidamente e migram para os nódulos linfáticos, onde realizam a apresentação de antígenos para os linfócitos T.

  CÉLULAS LINFÓCITOS T: São responsáveis no reconhecimento do antígenos específicos e atuam na respostas contra os agentes extracelulares e intracelulares. Ou seja se apresentam em duas classes principais, a primeira classe quando ativada, em celulas T CD8+ ou citotóxicas, que matam as células infectadas; a segunda classe de células T, as T CD4+ ou auxiliares, atuam na ativação de outras células, além de coordenar a resposta imune.  

  CÉLULAS LINFÓCITOS B: São responsáveis pela produção de anticorpos do sistema imune de função própria; quando ativados, proliferam e se diferenciam em células plasmáticas ou plasmócitos, ou seja cuja função principal é a secreção de anticorpos.  

OBS: Discriminação ou auto-tolerância: capacidade de reagir que os linfócitos B e T apresentam contra moléculas estranhas, mas não apresentam contra suas próprias moléculas.

Auto-limitação da resposta: as células T e B ativadas produzem moléculas que auxíliam o término da resposta imune.

CÉLULAS NATURAL KILLER (NK): São responsáveis em reconhecer e matar algumas células anormais, como células tumorais e células infectadas por virús (hérpes).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com