TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pele Humana

Trabalho Escolar: A Pele Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  2.474 Visualizações

Página 1 de 3

A pele Humana

A pele humana é um órgão complexo, responsável por diversas funções fundamentais á vida. Além de proteger nosso corpo da ação de agentes físicos, químicos e biológicos, a pele é responsável por nossa sensibilidade táctil e pela manutenção da temperatura corporal.

Camadas da pele: epiderme e derme

A pele e constituída por dois tecidos firmemente unidos entre si: o mais externo é a epiderme e o mais interno, a derme.

A epiderme é um tecido epitelial constituído por diversas camadas de células sobrepostas, bem aderidas umas ás outras. A camada mais interna, denominada camada basal, ou camada germinativa, é formada por células prismáticas alongadas, que se dividem continuamente por mitose, produzindo novas células. Estas empurram progressivamente as células acima delas em direção á superfície corporal, de modo que, durante sua vida, as células epidérmicas encaminham-se da região mais profunda do tecido epitelial, onde se formaram, para a porção mais externa da pele. A epiderme apresenta também melanócitos, células situadas junto camada basal e especializada na produção de melanina, o pigmento escuro que dá cor á pele e aos pêlos.

A derme é um tecido conjuntivo; os tecidos epiteliais estão sempre associados a tecidos conjuntivos que lhes garantem suporte e nutrição. A derme é rica em fibras protéicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As principais células dérmicas sãos os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras protéicas e de uma substancia gelatinosa que preenche os espaços do tecido, a substancia fundamental. As fibras da derme são filamentos constituídos de proteínas, e podem ser de três tipos: fibras colágenas (mais espessas e resistentes), fibras elásticas (mais finas e elásticas) e fibras reticulares (ainda mais finas e entrelaçadas). É o conjunto dessas fibras que confere a resistência e a elasticidade típicas da pele.

Anexos da pele: pêlos, unhas e glândulas

Pêlos são finos bastões de queratina produzidos pela compactação de restos de células epidérmicas mortas. Um pelo se forma no interior de um tubo de células epidérmicas que se aprofunda derme adentro, o folículo piloso. No fundo desse folículo ocorre à produção de células que sintetizam queratina, morrem e se compactam na base do pêlo, levando ao seu crescimento. Cada folículo piloso está ligado a um pequeno músculo eretor, que permite a movimentação do pelo, e a uma ou mais glândulas sebáceas, que o lubrificam.

Um pelo é formado por três camadas concêntricas: a cutícula, o córtex e a medula.

A cutícula e uma delicada camada de escamas achatadas e transparentes, imbricadas umas nas outras, formadas por restos de células mortas e querantinizadas.

O córtex, localizado imediatamente abaixo da cutícula e firmemente preso a ela, é formado por restos de células alongadas, repletos de fibras de queratina dispostas longitudinalmente.

A medula, como é chamada a porção central do pêlo, é constituída por restos de células repletos de glândulas de eleidina, uma substancia semelhante á queratina, e por pequenos espaços cheios de ar.

Unhas são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com