TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prevenção Saúde

Por:   •  3/3/2021  •  Dissertação  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Prevenção

Estamos enfrentando uma pandemia de um vírus que ainda é pouco conhecido, para o qual nosso sistema imunológico não possui células de memória e as vacinas ainda estão em fase de testes. Em um cenário como esse, enquanto cientistas do mundo inteiro trabalham na identificação, tratamentos e vacinas, a prevenção é a melhor maneira de a população evitar a propagação da doença e dar a eles o tempo que precisam.

O novo coronavírus se mostrou bastante eficaz no que diz respeito à taxa de transmissão, e a taxa de letalidade é alta em pacientes considerados do grupo de risco, principalmente idosos e indivíduos imunodeprimidos. Por esse motivo, os governos tomaram certas medidas a fim de minimizar os danos do vírus, como por exemplo: orientaram que os cidadãos usem máscara, higienizem as mãos com frequência e respeitem, sempre que possível, o isolamento social.

A saúde pública utiliza um sistema de classificação de diferentes tipos de esforços de prevenção. No final dos anos 1940, Hugh Leavell e E. Guerney Clark apresentaram os princípios de prevenção de doenças no contexto que chamamos de triângulo epidemiológico: onde temos em um lado o hospedeiro ou quem poderia se tornar infectado, lesionado ou doente em decorrência da doença; em outro o agente que é “o que” causa a doença, nesse caso o coronavírus; e no terceiro o ambiente ou “onde” a doença ou a lesão ocorre ou quais fatores externos contribuem para ela.

Prevenção pode ser descrita como a gestão de fatores que poderiam resultar em doença, para impedir sua ocorrência. Utilizando o contexto de três lados do triângulo epidemiológico, Leavell e Clark (1958) propuseram os três níveis de prevenção:

Primária – cujo objetivo é evitar as doenças ou lesões antes que elas ocorram, evitando exposições a risco e mudando comportamentos não saudáveis. Deve ser aplicada antes da presença da doença (pré-patogênico). Quando afirmamos que o governo orientou utilização de máscaras, higienização frequente das mãos e isolamento social estamos apresentando exemplos de prevenção primária.

Secundária – cujo objetivo é diminuir o impacto da doença ou lesão que já ocorreu. Pois mesmo com uma boa política de saúde e comportamentos saudáveis, doenças podem surgir. Deve ser aplicada para detectar e tratar a doença o mais rápido possível. Podemos observar ações desse tipo de prevenção quando afirmamos que o governo realizou testagem da população para rastrear os casos da Covid-19, e isolamento dos infectados para evitar novas contaminações.

Terciária – cujo objetivo é tentar minimizar o impacto da doença ou lesão contínua, ajudando as pessoas a lidar com o problema de saúde por longos períodos, melhorando sua qualidade e expectativa de vida. Como exemplo, podemos citar o tratamento para tuberculose e diabetes. Com relação à pandemia, ainda não se sabe quais os danos ou sequelas que o vírus pode causar ao corpo humano a longo prazo.

As medidas de prevenção em uma pandemia são importantes tanto para a saúde individual, visando à proteção própria, e da sua família quanto para a saúde pública em uma tentativa de diminuir o número de casos para tentar evitar a superlotação de hospitais, pois isso impede que os pacientes tenham uma assistência adequada. Portanto, a conscientização da população

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com