TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVISÃO DE SAÚDE, TRABALHO E MEIO AMBIENTE

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.742 Palavras (19 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 19

PERGUNTAS DE REVISÃO DE SÁUDE, TRABALHO E MEIO AMBIENTE.

1.  O que você conhece das características das seguintes doenças, Botulismo, Hanseníase, Febre maculosa, Meningite, Cólera, Malária, Febre amarela, Hepatites, Tuberculose, Dengue  e Leptospirose.

R. 1- Botilismo – Causada pela ingestão de uma toxina liberada pelo agente transmissor, presente em alimentos industrializados mal processados.

    2 - Hanseníase – O agente acusador se aloja em nervos sensitivos, causando perda da sensibilidade na pele e, em muitos casos, lesões neta região e em extremidades do corpo

   3 - Febre Maculosa – Causada por mordedura de carrapato-estrela contaminado pela bactéria

  4 - Meningite – As pessoas se contaminam através da inalação ou ingestão de partículas contaminadas pela saliva ou secreçã0o nasal de pessoas infectadas pela bactérias causadora.

 5 - Leptospirose -  As pessoas se infectam ao entrar em contato com água ou solo contaminado pela urina de animais portadores da bactérias causadoras desta doença

 6 - Hepatites - As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos, com tropismo primário pelo tecido hepático, que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais semelhantes e importantes particularidades. O vírus da hepatite C é o principal agente etiológico da hepatite crônica e a transmissão ocorre principalmente por via sanguínea, e não oral-fecal. O vírus da hepatite C é o principal agente etiológico da hepatite crônica. Sua transmissão ocorre principalmente por via oral-fecal. Em percentual significativo de casos, não é possível identificar a via de infecção. A transmissão sexual é pouco frequente.

7. Tuberculose - A tuberculose é uma doença infecciosa, transmitida por um microrganismo chamado “bacilo de Koch”. No atendimento aos pacientes com suspeita ou diagnosticado com tuberculose, é importante que orientações sejam dadas para eles e suas famílias, de modo a tranquilizá-los e melhorar a adesão ao tratamento. A transmissão ocorre enquanto o doente estiver eliminando bacilos e não houver iniciado o tratamento.

8 - Dengue - A dengue é uma doença que tem feito, atualmente, várias vítimas humanas, algumas delas fatais. Ao picar alguém que tenha dengue, o mosquito Aedes aegypti passa a transmitir o agente causador da doença.  É causada por um vírus que é transmitido pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. A dengue hemorrágica geralmente acomete a quem já teve a doença clássica.

2. Quais as principais doenças  sexualmente transmissíveis  causadas  por bactérias.

R.  Aids (transmitida pelo vírus HIV) – viral;

Cancro mole conhecida como Cavalo – bacteriana;

Clamídia e Gonorreia – bacteriana;

Condiloma acuminado (HPV) – viral;

Doença inflamatória pélvica (DIP) – bacteriana;

Donovanose – bacteriana;

Herpes e herpes genital – viral;

Infecção pelo T-linfotrópico humano (HTLV) – viral;

Linfogranuloma venéreo – bacteriana;

Sífilis – bacteriana;

Tricomoníase – protozoário;

Hepatite B. – viral.

3. O que você entende por resistência da bactéria aos antibióticos?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu, que a resistência a antibióticos deixou de ser uma ameaça e se tornou uma realidade na saúde pública global. A afirmação está em um novo relatório, o primeiro elaborado pela entidade sobre a escala mundial do problema. Segundo a OMS, a resistência a antibióticos acontece “em cada região do mundo e afeta a todos, independentemente da idade ou país de origem”.

(http://veja.abril.com.br/noticia/saude/oms-alerta-para-impacto-da - resistência-a-antibióticos-sobre-saúde-global. ( 30/04/2014.  Os antibióticos podem ser considerados um dos pilares da saúde mundial e uma forma de fazer com que as pessoas vivam saudáveis por mais tempo. Porém, o uso inapropriado desses medicamentos os tornou praticamente ineficazes em alguns casos. A função do antibiótico é interrompe a produção de proteína das bactérias causadoras da doença, o que impede sua multiplicação pelo bloqueio de funções vitais. Certas infecções hospitalares podem ser de difícil combate por meio de antibióticos comumente utilizados. Este feito deve-se à seleção de linhagens de bactérias resistentes aos antibióticos.

4. O que você conhece sobre o Síndrome da Imunodefiência Adquirida (AIDS)  e as drogas de tratamento?

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho de 2007, já foram identificados cerca de 174 mil casos da doença. O país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devido à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescentes até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. [...] A partir do ano 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no Distrito Federal.   A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS a partir da década de 1990 é decorrente  do desenvolvimento de drogas que permitem diferentes formas de ação contra o vírus HIV.   

5.  Descreva sobre a higienização das mãos. (12 passos )

O hábito, aparentemente simples, precisa ser feito de forma correta para garantir a limpeza das mãos. A lavagem ajuda a prevenir a proliferação de doenças ocasionadas por vírus e bactérias. Confira 12 passos para a higienização ideal:

1 - Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia.

2 - Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos.

3 - Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (294.6 Kb)   docx (396.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com