TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde Pública

Por:   •  28/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.692 Palavras (11 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL

ROTEIRO DO TEXTO

 Sistema Único de Saúde(SUS): a difícil construção de um sistema universal na sociedade brasileira.

Carolina Telles Benvinda

Mariane Elineide da Silva

Natália Emilly Oliveira de Araújo

Roberta Mayumi Pinto Yada

AGOSTO DE 2019

ROTEIRO VI

  1. Cite aspecto a da introdução que caracterizam o uso do SUS por parte da população e destaque conceitos trabalhados na primeirafase da disciplina.

O SUS é utilizado no controle de epidemias e endemias, nas ações de vigilância sanitária de alimentos, cosméticos, medicamentos e estabelecimentos de saúde. A inclusão das determinantes sociais nessas ações puderam proporcionar a irradiação da poliomielite e do sarampo.

  1. O que vem a ser o SUS para os Pobres?

Há conceito errôneo de que o SUS é um “Plano de saúde” para os pobre ou seja para quem não pode pagar um plano de saúde particular. Outra vertente abordada é que há uma dada quantidade de pobres que vivem em pequenos municípios com pequeno poder econômico ou moram na periferia de uma cidade. E devido, ao limitante distancia e por não ter dinheiro para pagar transporte, esse não poderão ter acesso ou dificuldade no acesso

aos serviços do SUS, vide a ausência de educação de alguns indivíduos, isso poderá acarretar na falta de entendimento da mensagem passada pelo profissional da saúde impedindo prevenção  e a recuperação do paciente.

  1. Como os autores trabalham a ideia do SUS?

Para os autores o SUS é uma expressão de uma política do Estado embasada na saúde em diversas esferas da vida, na universalidade do direito e do acesso.

  1. Expresse seu entendimento sobre o papel da RSB e qual sua importância na constituição do SUS.

As propostas realizadas pela RSB referente a saúde foram primordiais para a discussão da democratização da saúde, assim para o entendimento de que a saúde é um direito a ser assegurado pelo estado por meio de politicas públicas. Seus princípios forão incluídas no relatório da Conferência de saúde e incluídas na criação do Sus.

  1. Que produto estratégico é destacado pelos autores como pautas das ações do movimento da RSB?

As pautas propostas pela RSB era o bem-estar físico metal pleno e isso incluía o acesso a alimentação, habitação, educação, transporte, lazer, segurança e serviços de saúde, bem como emprego e renda compatíveis com as necessidades.

  1. Quais as principais influências da VIII CNS no que tange à Constituição do SUS?

O relatório final dessa Conferência subsidiou o debate sobre a política de saúde no âmbito da Assembleia Nacional Constituinte responsável pela elaboração e aprovação da nova Constituição Federal do país, a chamada “Constituição Cidadã”, que reconhece a saúde como “direito de cidadania e dever do Estado” e incorpora a proposta de criação de um Sistema Único de Saúde.

  1. O que não é o SUS e o que os autores enfatizam que ele representa?

O SUS não é um mero meio de financiamento e de repasse de recursos federais para estados, municípios, hospitais, profissionais e serviços de saúde. Não é simplesmente um programa de saúde pública, nem muito menos um “plano de saúde” para pobres. Também não é um sistema de serviços de saúde destinados apenas aos pobres e “indigentes”. Não se reduz a uma política de governo, muito menos a uma política exclusiva desse ou daquele partido. O Sus é expressão de uma política de Estado que se fundamenta em uma concepção ampliada de saúde e em uma perspectiva universalista do direito à saúde, traduzida em princípios, diretrizes e dispositivos jurídicos que orientam e definem o curso das ações governamentais.

  1. Quais os princípios doutrinários e organizativos ( diretrizes estratégicas) do SUS, descreva-os.

Descentralização: transferência de poder de decisão sobre a política de saúde da esfera federal para os estados e municípios, ocorrendo a partir da redefinição das funções e responsabilidades de cada esfera de governo com relação à condução político-administrativa do sistema de saúde, em seu respectivo território, com a transferência concomitante de recursos financeiros, humanos e materiais para o controle das instâncias governamentais correspondentes.

Regionalização: delimitação de uma base territorial para o sistema de saúde, que leva em conta a divisão político-administrativa do país, mas também contempla a delimitação de espaços territoriais específicos para a organização das ações de saúde., subdivisões ou agregações do espaço político-administrativo.

Hierarquização: o estabelecimento de uma rede que articula as unidades com menos densidade tecnológica às unidades com maior densidade, por meio de um sistema de referência e contrarreferência de usuários e de informações.  

Integração: estabelecer um perfil de oferta de ações e serviços do sistema que contemple as diversas alternativas de intervenção sobre os problemas de saúde em vários planos, abarcando intervenções sobre condições de vida, riscos e danos à saúde.

  1. Quais os fatores dificultam a operacionalização destes princípios?

Do ponto de vista econômico, ainda que a população não precise pagar diretamente pelos serviços do SUS, uma parcela da população pobre não dispõe de condições de acesso aos serviços, às vezes até porque não tem como pagar o transporte necessário para chegar a uma unidade de saúde. Do ponto de vista sociocultural, a principal barreira é a comunicação entre os prestadores de serviços e os usuários. Grande parte da população não dispõe de condições educacionais e culturais que facilitem o diálogo com os profissionais e trabalhadores de saúde, o que se reflete, muitas vezes, na dificuldade de entendimento e de aprendizado acerca do comportamento que se deve adotar para se tornar coadjuvante do processo de prevenção de riscos e de recuperação de sua saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (167.9 Kb)   docx (102.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com