TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilizaçao De Antibioticos No Controle Bacteriano.

Ensaios: A Utilizaçao De Antibioticos No Controle Bacteriano.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 2

O gráfico acima representa, de forma genérica, o que acontece com a quantidade de fármaco no organismo humano ao longo do tempo.

F. D. Fuchs e Cher l. Wannma. Farmacologia Clínica.

Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1992, p. 40.

A meia-vida do antibiótico amoxicilina é de 1 hora. Assim, se uma dose desse antibiótico for injetada às 12 h em um paciente, o percentual dessa dose que restará em seu organismo às 13 h 30 min será aproximadamente de

a) 10%.

b) 15%.

c) 25%.

d) 35%.

e) 50%.

As informações abaixo referem-se a processos de reprodução bacteriana. Identifique-os e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

• Corresponde à transferência de genes de uma bactéria para outra por meio de bacteriófagos.

• Mecanismo de reprodução assexuada em que um indivíduo dá origem a dois outros, geneticamente idênticos entre si.

• Processo através do qual alguns tipos de bactérias conseguem adquirir trechos de moléculas de DNA dispersos no meio e incorporá-los ao seu próprio DNA.

• É a transferência direta de DNA de uma bactéria para outra, por meio de uma ponte citoplasmática que se estabelece temporariamente entre essas bactérias.

a) Transdução, bipartição, conjugação bacteriana, cissiparidade.

b) Transformação, bipartição, transdução, conjugação bacteriana.

c) Conjugação bacteriana, cissiparidade, transformação, transdução.

d) Transformação, transdução, conjugação bacteriana, cissiparidade.

e) Transdução, cissiparidade, transformação, conjugação bacteriana.

Sir Alexander Fleming, o descobridor da penicilina, realizou um experimento, expondo bactérias a baixos níveis de penicilina, aumentando a dosagem gradativamente. A cada geração sucessiva, mais bactérias eram capazes de suportar os efeitos do antibiótico, até um ponto em que sobreviveram algumas bactérias cujas doses regulares de penicilina não eram suficientes para exterminá-las. Em relação à resistência das bactérias aos antibióticos, analise as afirmativas e conclua.

00. A resistência é um fenômeno pós-adaptativo que se desenvolve por seleção de indivíduos raros que podem sobreviver à aplicação de determinada dose de um antibiótico.

01. Uma população de bactérias desenvolve resistência a determinado antibiótico, independentemente da alta pressão de seleção.

02. A variabilidade genética é importante para a sobrevivência da população, pois, se houver indivíduos pré-adaptados a certo tipo de antibiótico, o risco de extinção da população é menor.

03. Uma das possibilidades nocivas de automedicação é o uso de doses muito pequenas, de tal forma que, ao invés de eliminar a infecção, as bactérias se tornam resistentes ao antibiótico.

04. Normalmente, um mutante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com