TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Viagem Literária - Empatia

Por:   •  9/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo nos fala da Medicina e sua constante mudança ao longo dos anos. A medicina deixou de ser vista como apenas a doença e olhar também para o doente desde a Medicina Hipocrática. Aborda também a questão que as interações entre paciente e médico não estão relacionadas apenas com a satisfação durante a visita mas também com a aderência ao tratamento. A empatia na medicina é se colocar no lugar do outro, deixando assim o paciente mais seguro e confiante para se abrir com o profissional e contar o seu problema.

A Relação Médico Paciente (RMP), sofreu muitas mudanças ao longo dos anos, pois foi visto que a cada dia é mais importante o paciente não ser reconhecido apenas pelo seu leito, mas que o profissional saiba um pouco da sua história, e com a entrada precoce dos estudantes na prática medicina, foi observado que os discentes saíam pessoas muito mais humanizadas e com o pensamento claro de como eles não queriam ser como profissionais.

No artigo fala que foi realizado uma pesquisa, onde entrevistaram diferentes docentes que atuam em diferentes áreas da medicina e o estudo foi divido em várias categorias que analisaram os temas "trajetória pessoal", "RMP",  perfil dos entrevistados e empatia. Os profissionais deram relatos tanto de sua época acadêmica, quanto depois de já profissional.

Um importante assunto discutido, foi que a empatia para ser exercida, é necessário que seja algo que ambas a parte desejam. Não adianta apenas o médico ser empático se o paciente não mostrar abertura. Abordam também que a empatia não pode passar dos limites, tem um certo ponto até onde você pode se envolver emocionalmente, e não sair prometendo certas coisas. As vezes até para a medicina algo não é possível e nem tudo sai como desejamos.

Mas, no geral, todos os profissionais concordam que é necessário empatia para lidar no dia a dia com os diferentes tipos de personalidades que chegaram até eles, como pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (23 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com