TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das vitaminas

Artigo: A importância das vitaminas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Artigo  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 5

Vitamina B1

A vitamina B1 (tiamina) é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B. Foi a primeira vitamina B a ser identificada e um dos primeiros compostos orgânicos a ser reconhecida como uma vitamina na década de 1930. Foi através da descoberta e denominação da tiamina que a palavra “vitamina” (do Latim vita=vida, amina=composto contendo nitrogénio) foi criada. A noção de que a ausência de uma substância nos alimentos podia causar uma doença (neste caso o beribéri), foi revolucionária. O homem e outros primatas dependem da ingestão de alimentos para cobrir as suas necessidades de vitamina B1. Leia mais sobre a história da vitamina B1.

Beribéri, uma palavra derivada do cingalês, a palavra beri significa "fraqueza", é uma doença que se espalhou (principalmente em partes da Ásia), durante o final do século 19 e início do século 20.

Na sua forma mais comum, a doença foi caracterizada por fraqueza muscular, privação de energia, e inatividade. Os navegantes eram um cenário comum para o aparecimento de beribéri, e a adição de grãos integrais a rações de navios foi descoberta para evitar sua ocorrência. Em 1926, os pesquisadores descobriram que a substância preventiva em grãos integrais que também poderia remediar a privação de energia nas tripulações dos navios era a vitamina B1. Leia mais sobre as fontes da vitamina B1 ou sobre os alimentos com vitamina B1.

Embora o beribéri seja mais raro nos dias de hoje, nosso entendimento de vitamina B1 e sua relação com a privação de energia tem transitado em nossa abordagem outros problemas de saúde (como o alcoolismo), em que a deficiência de vitamina B1 desempenha um papel crítico.

Temos como sinônimos da vitamina B1: tiamina; fator antiberibéri; aneurina; fator antineurítico.

A vitamina B1 é importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração. Auxilia as células no metabolismo da glicose e sua deficiência causa lesão cerebral potencialmente irreversível. A vitamina B1 é necessária no metabolismo de gorduras, proteínas, ácidos nucléicos e carboidratos. A carência de vitamina B1 na alimentação humana pode conduzir à avitaminose, apresentando diferentes quadros clínicos, incluindo a Síndrome de Wernicke-Korsakoff e o beribéri. Leia mais sobre as funções da vitamina B1.

Vitamina B2

Vitamina B2, também chamada de riboflavina, é uma das oito vitaminas B. Todas as vitaminas B ajudam o corpo a converter alimentos (carboidratos) em combustível (glicose), que é "queimado" para produzir energia. Essasvitaminas B, freqüentemente referida como vitaminas do complexo B, também ajudam o corpo a metabolizar gorduras e proteínas. Vitaminas docomplexo B são necessárias para uma pele, cabelos, olhos e fígado saudáveis. Elas também ajudam o funcionamento do sistema nervoso.

Todas as vitaminas B são solúveis em água, o que significa que o corpo não as armazena.

Riboflavina é uma das mais amplamente distribuídas vitaminas solúveis em água. Os sinônimos, lactoflavin e ovoflavin, bem como os termos hepatoflavin, verdoflavin e uroflavin, indicam a fonte da qual a vitamina foi inicialmente isolada: leite, ovos, fígado, plantas e urina. Leia mais sobre asfontes da vitamina B2 ou sobre os alimentos com vitamina B2. O termo "flavina" se origina da palavra latina "flavus" referindo-se à cor amarela destavitamina. Leia mais sobre a história da vitamina B2. A riboflavina fluorescente também faz parte das vitaminas B do complexo B. No corpo, riboflavina (vitamina B2) ocorre principalmente como um componente integral das coenzimas flavina mononucleótido (FMN) e flavina adenina dinucleotídeo (FAD). Quando a urina de uma pessoa torna-se amarelo brilhante após uma alta suplementação com vitaminas do complexo B, a vitamina B2 (riboflavina) em excesso é excretada na urina e é muitas vezes responsável por essa mudança de cor.

Além de produzir energia para o corpo, a riboflavina (vitamina B2) também funciona como um antioxidante pela limpeza de partículas nocivas no organismo conhecidas como radicais livres. Os radicais livres ocorrem naturalmente no corpo, mas pode danificar células e DNA, e podem contribuir para o processo de envelhecimento, bem como o desenvolvimento de uma série de condições de saúde, como doenças cardíacas e câncer. Antioxidantes, como a vitamina B2 (riboflavina) pode neutralizar os radicais livres e podem reduzir ou prevenir alguns dos danos que eles causam.

A riboflavina (vitamina B2) também é necessária para ajudar o corpo a converter a vitamina B6 e ácido fólico (vitamina B9) em formas ativas. Também é importante para o crescimento do corpo e produção de glóbulos vermelhos. Leia mais sobre as funções da vitamina B2.

A maioria das pessoas saudáveis que comem uma dieta bem equilibrada obtém o suficiente de vitamina B2 (riboflavina). No entanto, idosos e alcoólatras podem estar em risco para deficiência de vitamina B2 por causa da má alimentação. Sintomas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com