TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas

Tese: Vitaminas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  Tese  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças. Mas lembre-se: as vitaminas são necessárias em quantidades muito pequenas.

As vitaminas são substâncias orgânicas de extrema importância para o crescimento, saúde, reprodução, mas são requeridas em pequenas quantidades na dieta.

Cada vitamina possui uma função específica no organismo e a ausência, ou deficiência de uma não pode ser substituída, ou compensada por outra.

Histórico 

Classificação

É feita por suas solubilidades e não pelas funções que exercem.

Vitaminas do Grupo das lipossolúveis:

- Vitamina A -

- Vitamina D –

- Vitamina K –

- Vitamina E (tocoferol) -

Grupo das principais vitaminas hidrossolúveis:

- Vitamina B1 (Tiamina) –

- Vitamina B2 (Riboflaviana) –

- Vitamina B3 (Nicotinamida) –

- Vitamina B5 (Ácido pantotênico) -

- Vitamina B6 (Piridoxina) -

- Vitamina B7 (Biotina)

- Vitamina B9 (ácido fólico) -

- Vitamina B12 (Cobalamina) –

- Vitamina C (ácido ascórbico) -

Funções biológicas

Ácido ascórbico (Vitamina C): Manutenção da integridade dos tecidos de sustentação; biossíntese de colágeno e cartilagem; integridade capilar; melhora da imunidade. Resistência contra doenças gerais e crescimento do esqueleto. Ajuda na absorção do ferro. Pode ser comprada em farmácias, em solução aquosa, que pode ser misturada a patês. Sua deficiência acarreta problemas de apetite.

Cianocobalamina (B12): Essencial na formação de elementos sanguíneos durante a eritropoiese. Forma o DNA e o sangue. Presente em carnes, infusórios e em algumas algas. Sua deficiência pode gerar problemas neurológicos e anemia.

Ácido fólico (B9): Eritropoiese, essencial para a síntese dos ácido nucleicos. Pode melhorar a

eclodibilidade dos ovos dos peixes. Necessária na divisão celular. Presente nos infusórios, carne e fígado. Muito importante nas matrizes para garantir boas crias. Sua deficiência pode acarretar problemas de anemia e distúrbios neurológicos.

Niacina: Componente de coenzimas do metabolismo da glicose e no metabolismo dos lipídeos.

Ácido pantotênico (B5): Deficiência poderá causar problemas nas guelras. Transforma gorduras em açúcares, e atua no sistema nervoso. Encontrada quase em todos alimentos.(em relação a alimentos vivos, vegetais e figados utilizados nas rações de aquarismo) Sua deficiência pode acarretar problemas sanguíneos.

Nicotínico (B3): Integrante de coenzima A, importante no metabolismo dos carboidratos e das gorduras. Fornece energia ao metabolismo. É encontrada no fígado, carnes, artêmia, túbifex e infusórios.

Piridoxina (B6): Essencial no metabolismo de carboidratos, de aminoácidos e de lipídeos. Atua no metabolismo das proteínas e nos glóbulos vermelhos, sendo encontrada nas carnes e nos ovos. Sua deficiência causa problemas nervosos.

Riboflavina (B2): É coenzima essencial no metabolismo das gorduras e diversos aminoácidos. Importância no sentido da visão. Digestão de proteínas, crescimento muscular. Atua na visão e na cicatrização. Presente na artêmia e na carne de fígado. Sua deficiência pode gerar problemas na pele, escamas e na cicatrização.

Tiamina (B1): Participa do metabolismo de carboidratos, essencial para o normal funcionamento do sistema nervoso, essencial para o apetite, digestão, crescimento e fertilidade. Contenção de energia. Importante na absorção de glicídeos e da linha lateral. Está presente na carne, verduras e em artêmias. Sua deficiência pode acarretar atrofia e má formação dos órgãos de sentido.

Biotina (B8): Importante na função de diversas enzimas. Assim como a B5, atua no metabolismo das gorduras presentes nas carnes e nos ovos. Ainda não foram encontrados trabalhos relativos à sua deficiência em peixes.

Colina: Doadora de metila em reações metabólicas, precursora da AcetilCoA. Maior componente do neurotransmissor acetilcolina e essencial para o transporte de lipídeos;

Inositol: Componente estrutural de certos tecidos , onde age prevenindo a acumulação de colesterol, como mioniositol, serve de reserva de carboidratos CHO nos músculos;

Ácido lipóico: Biocatalizador.

Vitamina A: Requerida para regeneração da sensibilidade à luz, transporte transmembrana de cálcio; reprodução e desenvolvimento embrionário; integridade das membranas e epitélios. Visão, protetor de pele. Importante na regulagem de glândulas, na formação do olho e de outros tecidos. Pode ser encontrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com