TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A sexualidade do portador de ostomia intestinal

Por:   •  17/9/2017  •  Artigo  •  4.280 Palavras (18 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 18

A Sexualidade dos portadores de estomias intestinais: Revisão Sistemática

Sexuality of patients with intestinal ostomies: Systematic Review

Revista: divulgação em saúde para debate -ISSN 0103-4383

Allana Assunção de Brito e Souza1

Brenda Alcântara Bispo2

Resumo

Objetivo: apresentar uma revisão sistemática a respeito das dificuldades sexuais enfrentadas por pessoas com estomias intestinais. Metodologia: estudo de revisão de literatura, com análise de 13 artigos científicos, indexados nas bases Lilacs e Scielo. Para a análise foram consideradas produções disponíveis on-line, com os seguintes limites: texto completo e período de publicação entre os anos de 2000 e 2016.  Resultados: a análise qualitativa dos artigos incluso neste estudo apontaram que a estomia gera mudanças na autoimagem corporal ao alterar hábitos na vida, principalmente os que envolvem a sexualidade. Os estomizados apresentam sentimentos de medo, vergonha, rejeição e exclusão. Conclusão: a sexualidade faz parte da vida de qualquer indivíduo e é influenciada pela mudança da imagem corporal dos estomizados. Mostra-se importante que haja um tratamento psicológico com o paciente promovido por um estomaterapeuta, para tranquilizá-lo acerca deste fato e demonstrar que, apesar da dificuldade, é possível que se exerça determinadas funções, como a de praticar o ato sexual.

 Palavras-chave: [1] Estomia; sexualidade; assistência de Enfermagem; autoimagem; adaptação psicológica.

 

Abstract

Objective: to present a systematic review about the sexual difficulties faced by people with intestinal stomies. Methodology: literature review study, with analysis of 13 scientific articles, indexed in Lilacs and Scielo databases. In other to make the analysis there were considered productions available online, with the following limits: full text and period of publication between the years 2000 and 2016. Results: the qualitative analysis of the articles included in this study showed that ostomy causes changes in body self-image by changing habits in life, especially those involving sexuality. The stomates present feelings of fear, shame, rejection and exclusion. Conclusion: Sexuality is a part of any individual's life and it is influenced by the change in the body image of the stomates. It is important to have a psychological treatment with the patient promoted by a stomatologist, to reassure him about this fact and to demonstrate that despite the difficulty, it is possible that certain functions, such as practicing the sexual act, may be performed.

Keywords: Estomy; sexuality; nursing care; self-image; psychological adaptation.

Introdução

         A palavra ostomia, ostoma ou estoma é de origem grega: “stóma”, que significa boca e tem a finalidade exteriorização de qualquer víscera oca através do corpo, a finalidade deste é o desvio do trânsito intestinal para o exterior, sendo classificado em relação a tempo de permanência, tipo de construção e confecção cirúrgica (SANTOS; CESARETTI,2005).        

       A ostomia é uma das estratégias cirúrgicas mais antigas podendo ser temporária, cujo fechamento se dará em um tempo variável de acordo com as condições relacionadas ao portador, ou definitiva, sendo que ela permanecerá durante toda a vida da pessoa, procedimento que visa substituir a função do ânus. Os fatores mais predisponentes que levam à confecção de um estoma são os de origem neoplásica que acometem o cólon e reto (câncer colorretal), contudo, existem outras causas: traumas abdominais, retocolites ulcerativas, doença de Crohn, doença de Chagas, obstrução do trato gastrintestinal, incontinência anal, colite isquêmica, megacólon, entre outras (SILVA; SHIMITZU,2006).

A confecção de estomia intestinal causa diversos transtornos ao paciente, dentre os quais, restrição e mudança do comportamento no que tange à sexualidade. Pacientes submetidos a tal procedimento têm sua perspectiva de vida alterada, principalmente pela imagem corporal negativa, devido à presença do estoma associado a bolsa coletora. Além das mudanças nos padrões de eliminação, dos hábitos alimentares e de higiene precisam adaptar-se ao uso do equipamento, resultando em autoestima diminuída, sexualidade comprometida e, muitas vezes, em isolamento social (NASCIMENTO et al.,2011).

          A imagem corporal é definida como a figura mental ou a percepção que alguém tem ou elabora de seu próprio corpo. Ao descobrir uma enfermidade e ter uma nova condição de vida por causa de seu corpo, como a confecção de um estoma, é importante que o paciente aceite essa nova condição para, então, poder adaptar-se a ela. Ao se deparar com uma situação de doença, o indivíduo apresenta sentimentos de choque, negação, tristeza, agressividade, depressão, inconformismo e isolamento social, essa alteração tem graves consequências nas relações sexuais e na interação com os outros indivíduos (SANTOS; POGGETO; RODRIGUES,2008).

      A sexualidade ultrapassa a necessidade fisiológica e tem relação direta com a simbolização do desejo. Não se reduz aos genitais, refere-se à emoção que o sexo pode produzir, transcende definições físicas e se coloca como algo mais difuso que permeia todos os momentos da vida, possui significados complexos, multifacetados e que concentram grande carga de subjetividade (NASCIMENTO et al.,2011).

           Atualmente a sexualidade é considerada por alguns estudiosos como um dos pilares da qualidade de vida, envolvendo caráter multidimensional, ou seja, não é influenciada somente por fatores anatômicos e psicológicos, mas principalmente por fatores psicossociais e culturais, além de relacionamentos interpessoais e experiências de vida no contexto da família e da comunidade (DE LORENZI; SACILOTO,2006).

        Os pacientes estomizados, por ter sua imagem corporal prejudicada, acabam, por muitas vezes, não se permitindo desfrutar dessa natureza denominada sexo, ou acabam até mudando seu comportamento/visão sobre o assunto, definindo-o como amor, carinho, respeito, não necessariamente relacionado ao quarto ou às áreas genitais de seu corpo. Eles se adaptam à sua nova condição e criam alternativas, posições diferentes para sentir prazer e poder proporcioná-lo ao/à parceiro/a (SANTOS; CESARETTI,2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (240.4 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com