TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pt - Ads - Sem 3 - Atividade Individual

Casos: Pt - Ads - Sem 3 - Atividade Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  5.957 Palavras (24 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 24

TESTES DE SOFTWARE

Serao apresentados o conceito de teste de software, os principais tipos e os níveis do teste de software.

Em 1979, foi Myers que deu o passo importante de teste de software depois de produzir seu primeiro trabalho definindo teste como sendo um processo com intenção de encontrar erros. Inicialmente o objetivo do teste era provar a boa funcionalidade do software, mas como os testadores encontraram um número maior de problemas, pois realizaram vários cenários para verificar o comportamento do software, então houve uma revolução. Mas os testes continuavam sendo realizados no final do projeto (BARTIÉ, 2002).

No início o teste de software era produzido sem compromisso, depois começaram a melhorar o produto final. Na década de 80 o importante era encontrar “bug”. Na década de 90 se o caminho funciona as exceções eram desprezadas. Mas agora a qualidade predomina nas empresas (MOLINARI, 2003).

4.1 TERMOS CORRESPONDENTES A UM COMPORTAMENTO INCORRETO DO SOFTWARE.

A seguir são apresentados os conceitos dos principais termos para definir um comportamento incorreto do software, os quais são: defeito, falha e erro.

Defeito

Defeitos são erros no código fonte de origem humana. Conforme Neto (2007, p.55), “Defeito é um ato inconsistente cometido por um indivíduo ao tentar entender uma determinada informação, resolver um problema ou utilizar um método ou uma ferramenta. Por exemplo, uma instrução ou comando incorreto.”.

Defeito é resultado de erros existentes no software e também pode decorrer de falta de entendimento ou definição do requisito (BASTOR et al, 2007).

Erro

Erro é uma manifestação de um defeito num artefato de software. É diferença entre o valor obtido e o valor esperado de um software, constituindo um erro (NETO, 2007).

Falha

Falha são informações inconsistentes. “A falha é quando ocorre discrepância entre o resultado obtido de um software e o resultado prescrito nos requisitos.” (COELHO, 2009).

Segundo Neto (2007, p.55), “Falha é o comportamento operacional do software diferente do esperado pelo usuário. Uma falha pode ter sido causada por diversos erros e alguns erros podem nunca causar uma falha”, falha é um comportamento não esperado causado por erros.

Segundo Molinari (2003), um exemplo de falha é um jogo que não funciona corretamente no computador ou outra coisa que venha ser catastrófica e que ninguém percebeu.

EQUIPES DE TESTE

Segundo Bartié (2002), o conceito de teste é avaliar se tudo está funcionando corretamente. O desenvolvedor tem um menor esforço de provar que não está funcionando. Com uma equipe de teste, será possível avaliar o comportamento de modo objetivo e direto, indo aos pontos do projeto que não foram resolvidos corretamente.

O teste do software é um processo realizado pelo testador de software, envolvendo ações que vão do levantamento de requisitos do sistema até a execução do teste (TOZELLI, 2008).

Conforme Molinari (2003), um testador deve se comportar da seguinte maneira diante de um sistema:

• Ser exploratório;

• Ser resolvedor de problemas;

• Ser incansável, testar até estar satisfeito de encontrar erros;

• Ser criativo;

• Ser perfeccionista;

• Tomar decisões para melhorar a qualidade do teste;

• Ser diplomático, apontar os erros que estão no programa;

• Ser persuasivo.

O desenvolvedor de software é responsável para testar os componentes, garantindo que cada um realize suas funções. O desenvolvedor também conduz teste de integração que leva a construção da arquitetura do software. Somente depois da arquitetura do software estar completa, o grupo de teste começa a se envolver, para remover problemas. O desenvolvedor e o grupo de teste trabalham juntos durante o projeto de software e durante a condução do teste os desenvolvedores devem estar corrigindo os erros encontrados (PRESSMAN, 2006).

As seguintes características de teste são seguidas para um bom teste, segundo Pressman (2006):

o Um bom teste tem alta probabilidade de encontrar erro. O testador deve entender o software e tentar criar uma imagem de como pode ocorrer um erro;

o Um bom teste não é redundante. Não tem sentido realizar um teste com as mesmas finalidades, cada teste deve ser diferente com sua finalidade;

o Um bom teste deve ter limitações de recursos e tempo para poder ser executado apenas um subconjunto desses testes;

o Um bom teste não deve ser muito simples nem muito complexo. Os testes devem ser executados separadamente embora muitas vezes seja possível combinar.

Por muito tempo os testes eram aplicados pelo próprio cliente na produção. Mas houve uma necessidade de mudar esse parâmetro e hoje já existem profissionais especialistas em qualidade de software para realizar as atividades de teste. Os testes são realizados pelos testadores de software, que trabalham juntamente com a equipe de desenvolvimento.

DEFINIÇÃO DE TESTE DE SOFTWARE

Uma influência sobre a qualidade é o teste de software e todas as metodologias de desenvolvimento de software tem uma etapa ou várias dedicadas para o teste. O teste de software é atualmente uma tarefa indispensável para a qualidade do produto final. Mas muitas vezes não são implementados pelas empresas por falta de tempo, recursos humanos ou financeiros (MELO, 2006).

Myers (1979) afirma que corrigir defeitos no final do projeto pode fazer com que o custo seja 100 vezes maior do que quando os defeitos são corrigidos no início no projeto. Isso é devido ao fato que muitos dos defeitos encontrado no código são originados no levantamento de requisito. O teste de software deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com