TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALCOOLISMO: Conhecendo Um Pouco Mais Sobre Essa Doença Social

Dissertações: ALCOOLISMO: Conhecendo Um Pouco Mais Sobre Essa Doença Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 4

ALCOOLISMO: conhecendo um pouco mais sobre essa doença social

O ato de uma pessoa ingerir uma bebida alcoólica demonstra um ato social embebido no contexto de valores, atitudes, normas, modos de classificação do tempo e concepções de realidade. Com isso, o consumo excessivo do álcool gera uma doença de cunho social, devido ao fato de afetar o indivíduo em todos os campos da sua vida, todas as classes, todos os gêneros e todas as esferas da vida em sociedade direta ou indiretamente.

Assim, os problemas relacionados ao consumo de álcool nem sempre foram os mesmos e nem sempre tiveram a mesma dimensão, pois a relação do homem com a bebida vem mudando, principalmente nos últimos séculos. Analisando, de forma histórica, o alcoolismo era visto com um problema do indivíduo que o levava a comportamentos alterados. No início do século XX, o alcoolismo ganha o status de doença, fornecido pela classe médica e pela associação dos Alcoólicos Anônimos. A partir da última década do século XX, o consumo de álcool começa a ser visto como uma questão de saúde pública, devido a extensão dos danos que acarreta, constituindo uma séria ameaça à segurança pública (danos à família, violência e crime, e segurança no trânsito, por exemplo).

Dessa maneira, o alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados com o consumo excessivo e prolongado do álcool, entendido como o vício de ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e todas as consequências daí decorrentes. A Organização Mundial de Saúde define o alcoólatra como um bebedor excessivo, cuja dependência em relação ao álcool é acompanhada de perturbações mentais, da saúde física, da relação com os outros e do comportamento social e econômico.

A pessoa ingere bebida alcoólica por diversos motivos: depressão, medo, ansiedade, fadiga, tédio, e, por produzir alterações agradáveis e imediatas nos estados mentais. Além disso, um fator estimulante do uso do álcool é a mídia. A televisão, o cinema, o rádio, as revistas e publicações, numa conjunção de processos comunicativos criam uma personalidade global com valores e atitudes comportamentais. As propagandas de bebidas alcoólicas sugerem valores que não existem nelas e relacionam a felicidade com um copo de cerveja, além de enfatizar a sensualidade e por isso, são transmitidas em horários em que grande parte da população está assistindo e assim neutralizam qualquer tentativa de conscientizar sobre as consequências do consumo de álcool.

Analisando bioquimicamente o álcool, é conhecido como etanol uma molécula simples que se move facilmente através das membranas celulares, equilibrando-se rapidamente entre o sangue e os tecidos. O nível do álcool no sangue é expresso em miligramas ou gramas de etanol por decilitro e o organismo metaboliza e excreta aproximadamente uma dose por hora. Desse modo, quando uma pessoa toma uma bebida alcoólica, cerca de 20% do álcool é absorvido no estômago e 80% é absorvido no intestino delgado. A velocidade com que o álcool é absorvido depende da concentração de álcool em uma bebida; e dos tipos de bebidas carbonadas que tendem a ser absorvidas mais rapidamente. Depois da absorção, o álcool entra na corrente sanguínea e se dissolve na água do sangue e na agua de cada tecido. Uma vez absorvido pela corrente sanguínea, o álcool deixa o corpo de três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com