TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANESTÉSICOS LOCAIS: INTERAÇÃO COM MEMBRANAS BIOLÓGICAS E COM O CANAL DE SÓDIO VOLTAGEM-DEPENDENTE

Por:   •  5/4/2016  •  Resenha  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento Crítico

ANESTÉSICOS LOCAIS: INTERAÇÃO COM MEMBRANAS BIOLÓGICAS E COM O CANAL DE SÓDIO VOLTAGEM-DEPENDENTE

Autores: Daniele Ribeiro de Araujo, Eneida de Paula e Leonardo Fernandes Fraceto.

No artigo científico os autores contextualizam a história dos Anestésicos Locais (AL) desde as primeiras experiências com cocaína e o isolamento das substâncias até a obtenção de amino-amidas e éster capazes de bloquear momentaneamente a condução dos estímulos nervosos. Os autores mostraram-nos por intermédio de tabelas que as estruturas químicas dos AL são compostos por uma parte hidrofílica e outra hidrofóbica, criando afinidade com a membrana plasmática, inativando canais de sódio voltagem-dependentes, impedindo o influxo de íons necessários á despolarização da membrana.

Os autores redigem sobre duas hipóteses explicativas para a ação do AL: 1) o efeito das ligações do composto à proteína canal de sódio; e 2) a interação dos AL com o componente lipídico da membrana como determinante para o fechamento dos canais. A primeira, tenta explicar a ligação direta com os sítios específicos do canal de sódio voltagem-dependente, o autor traz também a informação que varias literaturas mostram a interação com outras proteínas que atuam no potencial de ação, sendo que essas relações diferem pela presença das formas carregada e neutra nos anestésicos. Na segunda, as alterações estruturais e dinâmicas na matriz lipídica explica a inativação do canal de sódio. Os autores citam estudos clássicos onde foram observados efeitos de expansão da bicamada e diminuição na temperatura de transição de fase principal, aumentando a fluidez e a permeabilidade da membrana.

Em sequência, os autores explicam que o canal de sódio é uma glicoproteína presenta na membrana e é ativa com alterações de diferença de potencial elétrico próximo ao canal, permitindo a passagem de sódio. Possuem papel importantes em tecidos neuronais e musculares e são compostos por subunidades que organizam-se a fim de formar poros que são abertos quando subunidades sensoriais são ativas. Esses canais possuem possui partes – alças – seletoras, que funcional como filtros e possuem sítios de inativação que age “fechando” o canal.

Os autores ainda redigem sobre compostos que interagem especificamente com o canal de sódio e modificam seu funcionamento, inter-relacionam por meio de uma tabela os sítios, toxinas, domínio e aminoácido, e, resumindo, também com tabela, as regiões descritas na literatura, possíveis sítios de ação dos AL nos canais de sódio . Moléculas que interagem especificamente com o canal de sódio incluem toxinas, anestésicos locais e anticonvulsivantes, eles são capazes de impedir a condução do estímulo nervoso ao se ligarem fortemente e especificamente ao canal de sódio voltagem-dependente, esses compostos poderiam agir semelhante as neurotoxinas, bloqueadores naturais.

Conclui-se então que o mecanismo de ação dos AL envolvem tanto a primeira hipótese como a segunda, a interação da parte lipídica da membrana e o sítio na proteína canal de sódio voltagem dependente. Durante o texto os autores utilizam muitas tabelas e imagens que facilitam a compreensão do texto proposto, porém este é de difícil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com