TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS LÂMINAS LABORATÓRIO

Por:   •  31/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE MEDICINA ATENAS

EVANDRO MACHADO, MATHEUS LEMOS

LÂMINAS LABORATÓRIO

PASSOS/ MG

2018

Lâmina: Pele fina

A pele fina é encontrada no corpo inteiro exceto na palma das mãos e na planta dos pés, ela predomina sobre o segundo tipo de pele denominada pele espessa. A epiderme é constituída por um epitélio pavimentoso estratificado cornificado em ambas, porém a camada córnea e a epiderme são menos espessas. Na pele fina a camada granulosa existe, mas se apresenta descontínua e a camada lúcida não está presente. Além dos vasos sanguíneos e linfáticos, e dos nervos, também são encontradas na derme de uma pele fina as seguintes estruturas: pelos, glândulas sebáceas e sudoríparas.

Lâmina: Pele espessa.

Encontrada em regiões de maior atrito como: planta dos pés, palma da mão, cotovelos e joelho. É caracterizada devido a espessura da camada córnea e várias camadas na epiderme, ao que se dá o nome de epitélio estratificado pavimentoso cornificado. A pele espessa possui mais papilas dérmicas do que a pele fina.

Lâmina: Músculo estriado esquelético.

Apresenta tecido conjuntivo, que contém vasos sanguíneos que atuam na nutrição e oxigenação das células musculares. Células alongadas e ramificadas, dotadas de um único núcleo, os núcleos das fibras seccionadas transversalmente ocupam sempre uma posição periférica da célula. São vistas em cada célula centenas de miofibrilas, por isso o aspecto granuloso do citoplasma. A estriação transversal caracteriza as fibras seccionadas longitudinalmente, que podem ser observadas em cortes longitudinais. Ao final de cada fibra as terminações nervosas fazem sinapse com a superfície da fibra, o que é denominado placa motora.

Lâmina: Músculo estriado cardíaco.

Encontrado apenas no coração, células alongadas e ramificadas, dotadas de um único núcleo na posição central nas fibras dispostas na secção transversal, mostra os núcleos em posição central. Presença de estrias transversais (padrão de organização dos filamentos de actina e miosina – porém não se agrupam em miofibrilas) escuras mais espessas que as da estriação transversal. Células cardíacas se conectam entre si através de uma especialização da membrana plasmática denominada disco intercalar (um estímulo em uma célula cardíaca se espalha rapidamente, levando todo o órgão a se contrair). Com coloração não rotineiras é possível observar melhor a estriação transversal e as linhas espessas transversais que constituem os discos intercalares também chamados discos escalarifonnes. Discos intercalares e estriação transversal só podem ser vistos em secções longitudinais das fibras.

Lâmina: Ossificação endocondral

A ossificação endocondral acontece quando as células mesodérmicas se transformam em células produtoras de cartilagem, antes do início da formação do osso. É um processo muito mais lento que a ossificação intramembranosa e ocorre na maioria das partes do esqueleto, principalmente nos ossos longos.

Lâmina: Osso maduro (desgaste).

O tecido ósseo secundário ocorre na maioria dos ossos compacto e esponjoso de adultos. No tecido ósseo secundário as fibras colágenas organizam-se em lamelas, dispostas paralelas umas às outras ou em camadas concêntricas ao redor de vasos, em canais que formam os sistemas de Havers ou ósteons. As lacunas que contém osteócitos estão em geral situadas entre as lamelas ósseas. Ocorre frequentemente o acúmulo de uma substância cimentante que consiste em matriz mineralizada, com pouquíssimo colágeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com