TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NOVAS PERFORMANCE TRAZIDAS PELA RADIOLOGIA INDUSTRIAL

Por:   •  7/12/2022  •  Artigo  •  3.111 Palavras (13 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 13

AS NOVAS PERFORMANCE TRAZIDAS PELA RADIOLOGIA INDUSTRIAL

Aparecido Donizete Ramalho da Silva

Anicler Larissa Simonetti

Barbara Faganello Costa

Dayane Silva de Carvalho

Jéssica Bruna Varela dos Santos

CHAPECÓ

2022

RESUMO

Este trabalho objetiva evidenciar a importância dos elementos indispensáveis para o ingresso na ciência da Radiologia Industrial, focando em sua atuação prática. Com as discussões levantadas durante o estudo observou-se as formas com que a radiologia é implementada na relação médico-paciente para a contextualização da prática, focando adiante na utilização da radiologia na indústria e nos processos industriais. Pudemos observar as várias vertentes pelas quais a radiologia se subdivide para que tal asserção atinja um nível desejado para a pratica radiológica no dia-a -dia. Abordamos ainda em termos de enfoque pratico deste trabalho os pontos mais especificos da radiologia industrial como a gamagrafia e os ensaio não-destrutivos observados em vários segmentos do conhecimento cientifico, com várias implicações e aplicações na realidade. Foi possível apresentar ao público leitor as diversas possibilidades que a radiologia industrial traz, bem como inferir sobre a qualidade e finalidade dos processos destacados no corpo do texto, onde constatamos que a radiologia industrial é uma ferramenta indispensável nos processos industriais na busca pela qualidade máxima do produto final.

Palavras-chave: Imagens; Diagnósticos; Gamagrafia; Radiologia Industrial; Ensaio não-destrutivos.

1. INTRODUÇÃO

O tema abordado neste artigo parte da necessidade de contextualizar o campo de atuação da Radiologia Industrial, de forma que compreendamos este importante ramo da radiologia além das áreas médicas.

A radiologia foi descoberta em 1895 pelos experimentos que o físico Wilhelm Conrad Roentgen realizava com tubos catódicos. Ao ver que uma tela fluorescente havia se iluminado mesmo há um metro de distância de um dos tubos acesos e coberto por uma grossa camada de papelão, o físico percebeu que o tubo era capaz de emitir "raios invisíveis" que penetravam em diversos materiais, como madeira e vidro. Intrigado, Wilhem pôs a própria mão na frente dos raios para ver o que acontecia, resultando no primeiro Raio-x, revolucionando a forma com que interagíamos e compreendíamos as partes internas de organismos e objetos, trazendo grande avanço para as áreas industriais e médicas (SPR, 2019).

Estas áreas médicas e as demais áreas da saúde são divididas em especialidades que, com a união dos esforços de atuação, ensino e pesquisa nestas áreas, auxiliam no estudo e tratamento de aparelhos, órgãos ou funções do organismo humano. A ginecologia é a especialidade que estuda o aparelho reprodutor feminino, já a cardiologia pesquisa e trata do coração, e assim por diante. Estas são especialidades médicas que objetivam diagnosticar e tratar distúrbios que possam acometer os pacientes.

Entre estas duas divisões, ainda existem especialidades que tem em sua função auxiliar as demais, atuando como um caminho para a cura, e não o fim. Estas especialidades auxiliam o profissional no diagnóstico mais acurado possível do paciente, como é o caso do objeto de pesquisa deste estudo: a radiologia.

Já a radiologia industrial, é compreendida como um método não destrutivo, baseado na observação do nível de penetração das radiações emitidas nos materiais estudados (soldaduras, peças fruto da industrialização, metal fundido, entre outros) para que seja possível detectar as variações de espessura, as falhas de produção ou os defeitos em geral.

Neste campo, a radiologia foi o primeiro método de ensaio não destrutivo introduzido na indústria para detectar e quantificar as irregularidades internas e externas dos materiais produzidos. Este método tornou-se extremamente valioso para a indústria, devendo apenas ter cautela quanto à exposição acidental do radiologista a toda a radiação produzida durante a testagem.

Na radiologia industrial, todo o material analisado pode apresentar variação em sua densidade ou geometria em comparação com o modelo original, que são detectadas e medidas pelo feixe de radiação (radiação penetrante) por via da absorção que a peça analisada apresentar. Esta diferença na absorção será detectada somente com o uso de um sistema de detecção como um filme ou um sistema digital. A variação apresentada determinará a existência de uma falha ou defeito interno na peça, tornando este método um dos mais completos campos de aplicação de detecção de anomalias na produção industrial ou ainda na soldagem de navios, oleodutos, produção de peças fundidas, peças automobilísticas, entre muitos outros materiais e produtos.

Por isso, focaremos na Radiologia Industrial dentro do vasto campo da radiologia, tratando do tema como principal forma de controle na questão da qualidade interna dos produtos produzidos em escala industrial (CRTR5, 2021)

 Este artigo foi estruturado a partir do método dedutivo, ou seja, de ideias gerais para ideias particulares, onde a metodologia empregada permitiu atender a proposta problema e a realização do trabalho tematizado.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Um ponto importante nesse segmento teórico e prático da radiologia industrial está no papel que a mesmo desempenha nas formas básicas de constatação, pois se pode observar desde o microcosmo (mundo pequeno) até o macrocosmo (mundo ampliado) uma visão estruturada nos permite ambientar nos segmentos das técnicas de gamagrafia, radiologia industrial, processos de qualidade, ensaios não-destrutivos, onde é possível emoldurar em termos de objetos produzidos a partir de imagens, alocações precisas para a engenharia de produção no setor industrializante.

A radiologia industrial desempenha um papel importante e de certa forma insuperável na documentação da qualidade do produto inspecionado, pois a imagem projetada do filme radiográfico representa a "fotografia" interna da peça, o que nenhum outro ensaio não destrutivo é capaz de mostrar na área industrial. Sendo assim, o treinamento, qualificação e certificação dos profissionais envolvidos com estes métodos é requisito importante do sistema da qualidade. Hoje no Brasil, as qualificações e certificações de pessoal para ensaios não destrutivos são efetuadas por organizações de classe como associações, ou por instituições ou fundações governamentais. A mais importante é o Sistema Nacional de Qualificação e Certificação - SNQC gerenciado pela Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção - ABENDI, com reconhecimento pelo INMETRO. As certificações de pessoal são dirigidas a segmentos industriais, tais como: siderurgia, aeronáutica, caldeiraria, petróleo e petroquímica e outros. (ANDREUCCI, 2014 p. 6).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com