TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASMA

Projeto de pesquisa: ASMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 8

ASMA

DEFINIÇÃO

A asma, também conhecida como "bronquite asmática" ou como "bronquite alérgica", é uma doença que acomete os pulmões e que se acompanha de uma inflamação crônica dos brônquios. Ocorre em cerca de 10% da população brasileira, sendo mais freqüente nas crianças. Os conhecimentos iniciais sobre a doença eram restritos, mas com os avanços da medicina nas últimas décadas, passou-se a conhecer melhor suas causas, mecanismos envolvidos, surgindo novos medicamentos e tratamentos. No entanto, apesar de todos os progressos, a asma ainda hoje é uma doença problemática e que pode levar à morte. Cada vez mais acredita-se que o médico não pode atuar sozinho, mas é fundamental que o paciente (ou sua família) também possa acompanhar o tratamento, colaborando ativamente e permitindo que se consiga o controle da doença. O conhecimento da doença é uma das chaves para o sucesso terapêutico: cada paciente apresenta a "sua" asma, ou seja, a crise varia de pessoa para pessoa, podendo mesmo variar num mesmo indivíduo em diferentes fases de sua vida.

SINTOMATOLOGIA

Os sintomas principais da asma são: falta de ar, aperto no peito, cansaço, chiados, tosse persistente. A asma tem diferentes maneiras de manifestar-se, desde crises fortes - facilmente reconhecidas - até sintomas leves que podem passar desapercebidos. Em alguns casos, a tosse é o único sintoma. Para reconhecer a asma é preciso aprender a conhecer as diferentes maneiras pela qual ela se manifesta:

Asma Fraca ou Leve

Os sintomas são discretos e esporádicos. A pessoa fica bem, sem sintomas nos intervalos das crises. Não prejudica o sono, não provoca faltas às aulas e ao trabalho, não atrapalha atividades físicas. A função pulmonar está normal ou próxima dos valores normais.

Asma Moderada ou Média

Os sintomas são mais significativos, a pessoa apresenta chiados, cansa-se mais facilmente, tem tosse. Existe prejuízo do descanso, com aparecimento de sintomas durante a noite. A asma interfere nas atividades diárias, prejudicando o estudo, o trabalho e atividades esportivas. A função pulmonar já se encontra alterada, em intensidade variável, mesmo nos momentos fora de crises.

Asma Forte ou Grave:

Os sintomas são intensos, freqüentes - em alguns casos até diários. Há um nítido prejuízo do sono e do descanso, interferindo de forma importante no desempenho escolar e profissional. As atividades físicas estão limitadas. A função pulmonar está bem baixa. A pessoa apresenta um grande reflexo da doença em sua vida. Se você suspeita que tem asma ou que seu filho(a) tem asma, procure o médico especialista: ele pode identificar corretamente a doença.

Classificação

As crises de asma podem ser de diferentes intensidades:

Sintomas iniciais de uma crise (CRISE LEVE):

• Sensação de aperto no peito.

• Leve cansaço.

• Tosse ou chiado quando ri ou aos esforços.

• Pigarro insistente.

• Olheiras, coceira no nariz, nos olhos.

• Pouca alteração na medida do PFE - Pico de Fluxo Expiratório (a medida corresponde a 80% do valor esperado).

Se os sintomas não desaparecem (CRISE MODERADA):

• O desconforto respiratório torna-se perceptível.

• Surge fadiga e cansaço fácil: respiração mais rápida que o usual.

• Falta de ar (dispnéia) e chiado.

• PFE altera-se: cai entre 50 e 80% do valor normal da pessoa.

Se a crise não cede (CRISE GRAVE):

• O desconforto respiratório é intenso: a respiração é difícil, entrecortada e ofegante.

• Surgem suores, temperatura baixa, falta de ar intensa.

• Dificuldade para falar, caminhar ou alimentar-se.

• A tosse é bastante incômoda.

• Observa-se batimento das asas do nariz, uso da musculatura do pescoço e do peito para respirar.

• Lábios e unhas roxas ou azuladas.

• O efeito da nebulização ou do spray é curto e os sintomas voltam logo.

• A medida do PFE está abaixo da meta de valor normal da pessoa.

TIPOS DE ASMA

Poluição Extradomiciliar : é definida como acúmulo atmosférico de substâncias em um grau que se torna prejudicial a humanos, animais e plantas. Seu controle escapa às pessoas e ao médico. O efeito dos poluentes sobre a asma ainda não está completamente estabelecido, mas em alguns casos pode piorar sintomas.

Determinadas condições climáticas também podem afetar asmáticos . É comum dizer-se que alguém piorou devido à "mudança do tempo".

Alergia: É mais comum nas crianças e adolescentes. No Brasil, a participação de pólens é pobre, sendo mais freqüente a sensibilização à poeira domiciliar e aos ácaros ambientais. Na verdade, o que se chama de poeira domiciliar compreende um acúmulo de matérias (vivas ou inertes) como fibras de tecidos, restos alimentares, fragmentos e fezes de baratas, escamas de pele humana e animal, pólens, insetos, ácaros, bactérias e fungos. É o alérgeno mais importante para o aparelho respiratório.

Os ácaros ocupam posição de destaque como provocadores de sintomas alérgicos e no Brasil citam-se pelo menos sessenta espécies de ácaros, em especial: dermatophagoydes pteronissimus, dermatophagoydes farinae, blomia tropicalis, ácaros de estocagem. Estes seres microscópicos desenvolvem-se predominantemente em climas úmidos e moderadamente frios, sendo suas fezes as principais causadoras da asma (bolotas fecais).

O clima ameno e úmido predominante no período de inverno em grande parte do território brasileiro é fator auxiliar na reprodução destes ácaros e no aumento da incidência de asma nesses períodos.

A sensibilidade aos antígenos da barata - em especial a Blatela germanica e a Periplaneta americana tem sido estudada como importante alérgeno em residências,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com