TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO E PESQUISA E PRATICA PROFISSIONAL MATERIAL DIDÁTICO

Por:   •  27/7/2015  •  Ensaio  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

CENTRO UNINVERSITARIO INTERNACIONAL

UNINTER

CICERA SUELI DA SILVA LIMA RU: 1192140

MARIA DA CONCEIÇÃO SOUSA E SILVA RU: 1216580

RENAN RODRIGUES DE ASSIS RU: 1205820

SANDRA GONÇALO DE FRANÇA RU: 1082837

RELATÓRIO E PESQUISA E PRATICA

PROFISSIONAL- MATERIAL DIDATICO

PETROLINA

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL[pic 3]

UNINTER

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRATICA

PROFISSIONAL- MATERIAL DIDATICO

Relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais didáticos apresentados a UTA – Educação, Ciência e Tecnologia no curso de Licenciatura em Pedagogia.

Tutor Local: Irismar

PETROLINA

2015

SUMARIO[pic 4]

INTRODUÇÃO...............................................................................................

3

DESENVOLVIENTO.......................................................................................

5

Tema..............................................................................................................

5

Resenha critica das teorias........................................................................

5

Quadro Síntese Dos Autores.......................................................................

7

CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................

9

REFERÊNCIAS..............................................................................................

10

INTRODUÇÃO

A Pratica Profissional é um procedimento didático pedagógico que contextualiza os saberes apreendidos, relacionando teoria e pratica, viabilizando ações que conduzam ao aperfeiçoamento técnico-cientifico-cultural e do relacionamento humano. É um conjunto de procedimentos que tem por objetivo produzir novos conhecimentos em determinado campo cientifico, através de investigação que seja concluída de forma satisfatória. Sem ela não existe a verdadeira construção do conhecimento. Essa forma de pesquisa tem por objetivo contribuir com a evolução e a aquisição do conhecimento em todos os setores. Os objetivos da pesquisa e pratica profissional permite ao professor compreender a abrangência da profissão, desenvolve habilidades e capacidades para a investigação na educação, contribui para o desenvolvimento de uma postura politica em relação aos propósitos e ás finalidades da educação, proporciona ao professor um maior domínio sobre o fenômeno pesquisado e postura interdisciplinar. A importância da pesquisa e da pratica para formação de educadores é um assunto discutido e pensado por diversos profissionais da área da educação, as teorias e praticas devem ter relações diretas durante a formação dos professores e nas práticas cotidianas ligadas a função do educar. O professor deve buscar a qualidade constante em sua formação não se tornando um mero repassador de conhecimentos. A atualização do profissional da educação amplia sua condição de orientar e direcionar aprendizagem, a atitude de pesquisar faz parte do processo de emancipação do professor. Nessa perspectiva coloca que pesquisa é processo que deve aparecer em todo trajeto educativo, como principio educativo que é na base de qualquer proposto emancipatório. A metodologia utilizada neste trabalho será a pesquisa. A pesquisa no campo educacional, incluindo biografia, histórias de vida, autobiografia, que versam desde a construção do educador reflexivo até a formação inicial e continuada dos profissionais da educação. A educação busca evidenciar e aprofundar representações sobre as experiências educativas e educacionais dos sujeitos, bem como potencializa entender diferentes mecanismos e processos históricos relativos à educação em seus diferentes tempos. Também porque as biografias educativas permitem adentrar no campo subjetivo e concreto, através do texto narrativo, das representações de professores sobre as relações de ensino aprendizagem, sobre a identidade profissional, os ciclos de vida e, por fim, busca entender os sujeitos e os sentidos e situações no contexto escolar.  os itens que serão abordados no relatório da pesquisa e pratica profissional. São os seguintes:

DESENVOLVIMENTO

Tema

Materiais didáticos e pedagógicos para utilização nas aulas de aprendizagem e desenvolvimento.

Resenha critica das teorias

Entre os muitos polêmicos presentes na vastíssima literatura que busca interpretar a obra de Jean Jacques Rousseau, destacam-se aqueles sobre a unidade do seu pensamento. Pode parecer paradoxo insistir na grande importância ontológico-social do progresso na teoria de Rousseau. E isso porque Jean Jacques foi também, e ao mesmo tempo, um implacável critico do progresso e do processo de socialização em que esse progresso ate se havia expressado e, poderíamos acrescentar, continua ainda hoje a se expressar. Essa critica resulta do exame da “sociétécivile” de seu tempo, na qual a desigualdade em cujas origens e fundamentos se concentram.

Para Dewey, concebia o conhecimento e o desenvolvimento como um progresso social, ou seja o conhecimento não deveria ficar para nós, é preciso transmitir. O individuo passa a ser significante quando considerado parte de uma sociedade, quando ele está ligado a ela. O pensamento sobre a educação está centrada no desenvolvimento da capacidade de relacionamento de raciocínio e espírito critico do aluno, No brasil inspirou o movimento da escola nova, ao colocar a atividade pratica e a democracia como importantes da educação.

No inicio de sua atuação como professor William Kilpatrik, estava interessado em teorias de educadores centradas na educação ativa. Na implantação de sua teoria em que defendia a melhor maneira de aprender e produzir um resultado em experiências significativas, e isso permite que o estudante participe de forma verdadeira na execução do planejamento desejado na produção e compreensão de uma experiência.

         A teoria de Ovide Decroly está baseada na exploração do meio natural e as interações que a criança fará com este meio. Ela deve ser educada em plena liberdade para que nela possa desabrochar todas as suas potencialidades. Dai a necessidade de submetê-la a atividades livres, de trabalho espontâneo e criador. Diante disso percebe se a importância em despertar na criança o interesse em observação da natureza, desenvolver atividades em grupos, promover momentos de expressão e manifestação dos conhecimentos adquiridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com