TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adesão à Terapêutica Anti-hipertensiva

Por:   •  14/1/2019  •  Artigo  •  5.087 Palavras (21 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

Licenciatura em Enfermagem 3º Ano – 1º Semestre

Projeto de Investigação

[pic 2]

Adesão ao regime terapêutico dos utentes hipertensos,

inscritos no Centro de Saúde da Sé e Centro de Saúde de Sta. Maria

Discentes:

Luís Manuel Pereira Miranda da Costa nº35105

Rui Jorge Massa da Silva nº35953

Docente:

Professora Maria Filomena Sousa

Bragança, 2018

[pic 3]

Licenciatura em Enfermagem 3º Ano – 1º Semestre

Projeto de Investigação

Adesão ao regime terapêutico dos utentes hipertensos,

inscritos no Centro de Saúde da Sé e Centro de Saúde de Sta. Maria

[pic 4]

Bragança, 2018

Índice

Introdução        4

1. Fundamentação Teórica        6

1.1 Hipertensão Arterial: Dados epidemiológicos        6

1.2 Fatores associados à hipertensão arterial        7

1.3 Medidas preventivas de hipertensão arterial        9

1.4 A importância da adesão ao regime terapêutico por parte do utente hipertenso        10

2. Metodologia        11

2.1 Variáveis        12

2.2 A População/Amostra        12

2.3 Instrumento de recolha de dados        12

2.4 Tratamento dos dados        13

2.5 Aspetos éticos        14

2.5.1 Planificação da investigação        14

2.5.2 Aprovação da instituição        14

2.5.3 Responsabilidade pela investigação        15

2.5.4 Consentimento informado        15

3. Reflexão Final        17

Bibliografia        18

Anexos        20

Anexo I –Escala de Morisky Medication Adherence Scale        21

Anexo II- Formulário……………………………………………..…………………22


Introdução

A hipertensão arterial é uma doença grave e a sua prevalência tem aumentado em todo o mundo, é conhecida como um dos flagelos do século XX e promete perpetuar-se no século XXI.

Etimologicamente, a palavra adesão deriva do latim “adhaesione” sendo definida como ato ou efeito de aderir, aderência, assentimento, aprovação, concordância, apoio, manifestação de solidariedade a uma ideia, a uma causa (Ferreira, 1996).

De acordo com Bugalho e Carneiro (2004), “a adesão pode ser definida como o grau ou extensão em que o comportamento da pessoa (em relação à toma de medicação, ao cumprimento da dieta e alteração de hábitos ou estilos de vida) corresponde às instruções veiculadas por um profissional de saúde" (p.9).

A tensão arterial é o produto da relação entre o débito cardíaco e a resistência periférica. Alterações do débito cardíaco e ou resistência periférica podem levar a valores anormais de tensão arterial. (Oliveira, Pedrosa & Gonçalves, 2008).

Segundo a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, (2005) a hipertensão arterial é um tipo de pressão sanguínea com as seguintes características específicas: bombagem do sangue através dos vasos sanguíneos com pressão superior à normal; sendo a função vascular um tipo de circulação com as seguintes características específicas: fluxo do sangue através das artérias e veias centrais e dos vasos sanguíneos capilares periféricos.

A Direção Geral de Saúde (2011) afirma que a hipertensão arterial “pode ser definida, com medição de consultório, como a elevação persistente, em várias medições e em diferentes ocasiões, da pressão arterial sistólica igual ou superior a 140 mmHg e/ou da pressão arterial diastólica igual ou superior a 90 mmHg” (p.1).

Atualmente, a hipertensão arterial associada com níveis de colesterol altos, potenciam a probabilidade de eventos adversos como o enfarte agudo do miocárdio ou o acidente vascular cerebral. Estas situações podem ocorrer em casos de tensão arterial que habitualmente se encontrem dentro dos limites de referência, em casos de hipertensão arterial ainda sem diagnóstico, e também em casos de hipertensão arterial já diagnosticada e em tratamento, estando estes casos maioritariamente relacionados à consequência da não adesão ao regime terapêutico.

Os cuidados de saúde primários são um sistema de cuidados de saúde individualizados que proporciona, através de um primeiro contacto, cuidados contínuos, globais e coordenados. Fornecem assim serviços preventivos, curativos e de reabilitação, tendo como objetivo melhorar a saúde e o bem-estar dos pacientes. (Lancaster & Stanhope, 2008).

No âmbito da unidade curricular Métodos e Técnicas de Investigação, no 3º ano, 1º semestre, do curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança, foi realizado este projeto dentro desta temática com o objetivo de identificar a adesão ao regime terapêutico dos utentes hipertensos, com idade igual ou superior a 45 anos, inscritos no Centro de Saúde da Sé e Centro de Saúde de Santa Maria, na cidade de Bragança, pertencentes à Unidade Local de Saúde do Nordeste de Bragança.

A população a que se destina a aplicabilidade deste projeto são os utentes hipertensos inscritos no Centro de Saúde da Sé e Centro de Saúde de Santa Maria na cidade de Bragança, pertencentes à Unidade Local de Saúde do Nordeste de Bragança, com idade igual ou superior a 45 anos.

O presente projeto é constituído por 3 partes. A primeira parte, referente à fundamentação teórica onde é feita uma contextualização relativa aos dados epidemiológicos de hipertensão arterial em adultos, fatores associados à hipertensão arterial, medidas preventivas de hipertensão arterial e adesão ao tratamento por parte do utente hipertenso. A segunda parte do projeto é relativa à metodologia que é constituída pelo paradigma em que o estudo se insere assim como o desenho de investigação. Ainda nesta parte é referenciado como foi operacionalizado o estudo do tema, incluindo os critérios de seleção e inclusão da amostra, procedimentos éticos a ter em conta aquando da investigação. A terceira etapa é onde iremos fazer uma reflecção sobre o estudo onde vamos explicitar algumas conclusões e possível resposta à questão de investigação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (287.7 Kb)   docx (67.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com