TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adesão ás medidas de biossegurança por profissionais de saúde em situações de urgência e emergência

Artigo: Adesão ás medidas de biossegurança por profissionais de saúde em situações de urgência e emergência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

ADESÃO ÁS MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.

O ambiente de trabalho hospitalar apresenta grandes riscos de acidentes e infecções, o presente trabalho apresenta estudos feitos, o qual mostra a adesão ás medidas de biossegurança na área da saúde, principalmente nas áreas de urgência e emergência.

O assunto sobre a biossegurança vem sendo abordado e estudado desde a década de 70.

A biossegurança está relacionada ao conjunto de precauções, voltadas para a prevenção, minimização, ou eliminação de riscos que correm os profissionais ao executarem suas atividades profissionais. Segundo relatório do hospital das clinicas, da Usp, ao analisarem 1.506 acidentes de trabalho, destacaram Dilacerações, lesões e torções como uma das causas mais freqüentes de licença do trabalho.

Entre os riscos que a área hospitalar oferece aos trabalhadores, estão em maior exposições as doenças infectosas,como por exemplo a Hepatite B, estudiosos afirmam que a contaminação, é dez vezes maior nos trabalhadores do que na população geral.

No cotidiano, apesar de ser indispensável, nem todos os profissionais usam adotam as medidas de biossegurança, uns acreditam que não é necessário, outros acreditam que não ira acontecer logo com ele. E assim não usam devidamente os EPIs corretamente, ás vezes nem usam, nas áreas de urgência e emergência são as áreas onde ocorrem mais acidentes e que mais precisam ser usados esses equipamentos.

Outro grande problema, é o descarte de lixo hospitalar incorreto, no Brasil são poucas unidades de saúde que faz o destino correto do lixo. O lixo hospitalar, descartado de forma incorreta deixa risco tanto para os trabalhadores que fazem a coleta, quanto para moradores que residem e passam por perto dali. Materiais de perfuro cortante, seringas e entre outros materiais desse tipo, devem ser descartado em recipientes rígidos ideais para esse tipo de lixo, onde não ocorra acidentes e contaminações para os demais.

Diante desses problemas apresentados foram feitos estudos referentes as medidas de biossegurança adotadas por trabalhadores na área de urgência e emergência.

Foram feito, pesquisas bibliográficas por meio de levantamento de dados sobre biossegurança. Após coletas de dados, e estudos, foram destacados três temas : Abordagem histórica da biossegurança, acidentes ocupacionais, e adesão as medidas de biossegurança.

Abordagem histórica da biossegurança

Nesse tema foram abordados assuntos em que se trata da biossegurança no cotidiano no ambiente de trabalho hospitalar, e nas universidades de locais de estudo.

O estudo da biossegurança surgiu apartir da preocupação de estudar os riscos e acidentes relacionados a segurança nesses locais. Apartir dai foi detectado que o manuseio incorreto, de agulhas e seringas, foi uma das principais causas de infecções e contaminações de doenças. E em seguida espirros, aerossol e derramamento de soluções, foram uma das causas também desses acidentes nesses ambientes de trabalho.

Segundo o ministério da saúde hoje em nossos dias, o manuseio incorreto de objetos perfuro cortantes, continua sendo uma das maiores causas de acidentes na área da saúde.

Pode-se perceber que o estudo da biossegurança nessas áreas, nasceu apartir da preocupação nos risco de contágios de doenças, e acidentes de trabalho, tanto na área hospitalar quanto nos laboratórios ou em locais de estudo.

Acidentes ocupacionais

Nesse tema, foram abordados assuntos que mostram o risco e a vulnerabilidade que correm os profissionais de saúde, em seus locais de trabalho destacando os profissionais de enfermagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com