TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agnosia

Artigo: Agnosia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 4

AGNOSIA

Segundo a definição clássica, agnosia é

“uma falha do reconhecimento que não pode ser atribuída a defeitos sensoriais elementares, deterioração mental, distúrbios atencionais, anomia afásica ou falta de familiaridade com o estestímulo apresentado sensorialmente” (BAUER, 2006)

Angelo Machado (1993) explica que a identificação de um objeto se faz em duas etapas: uma de sensação outra de interpretação. Na etapa de sensação toma-se consciência das características sensoriais do objeto, sua forma, dureza, cor, tamanho etc. Na etapa de interpretação, ou gnosia, tais características sensoriais são “comparadas” com o conceito do objeto existente na memória do indivíduo, o que permite sua identificação. A etapa de sensação faz-se em uma área sensitiva de projeção, ou área primária, como nas áreas somestésica, visual e auditiva, já a etapa de interpretação, ou gnosia, envolve processos psíquicos muito mais complexos, que dependem da integridade das áreas de associação secundárias, situadas próximo às áreas de projeção e denominadas áreas gnósicas.

A existência de duas áreas diferentes envolvidas na identificação de objetos

torna possível que elas sejam lesadas separadamente. A lesão das ares primárias causa deficiências sensoriais, como cegueira e surdez, o que não ocorre nas lesões das áreas secundárias, entretanto, ocorrem os quadros clínicos denominados agnosias, nos quais há perda da capacidade de reconhecer objetos, apesar de as vias sensitivas e das áreas de projeção cortical estarem perfeitamente normal.

Assim, para Ballone o diagnóstigo de Agnosia se daria da seguine forma:

Nos casos onde estão conservadas a integridade das vias nervosas aferentes e existem lesões corticais na vizinhança da área de projeção, nas chamadas áreas para-sensoriais, mantém- se a integridade das sensações elementares, porém, há alteração do ato perceptivo. Nesses casos, fala-se de AGNOSIA. (BALLONE, 2005)

Diversos são os tipos de agnosia podendo ser visuais, auditivas e somestésicas, estas últimas geralmente táteis. Há ainda um tipo especial de agnosia chamada prosopagnosia que seria um defeito na identificação de face.

Afasias são tipos especiais de agnosia visual e auditiva e são os defeitos de linguagem denominados, respectivamente, cegueira verbal e surdez verbal, nos quais os indivíduos perdem total ou parcialmente a capacidade de reconhecer os símbolos visuais ou sonoros que constituem a linguagem escrita ou falada.

Lesões da mesma área resultam em sintomatologia diferente conforme o lado lesado. Por exemplo: a afasia auditiva ocorre por lesão da áreea auditiva secundária no hemisfério esquerdo, leva a uma dificuldade de compreensão de sons de linguagem e a amusia por lesão da área secundária auditiva no hemisfério direito levando a uma dificuldade de compreensão de sons musicais.

Agnosia podem resultar de problemas no lobo temporal ou no lobo occipital causada por acidente vascular cerebral, demência ou outras perturbações neurológicas, lesão causada por traumatismo craniano, transtorno no desenvolvimento psicológico, infecção cerebral ou, ainda, por fatores genéticos.

Citaremos a seguir os sintomas e diagnósticos mais específicos de alguns tipos de agnosia.

Agnosia Visual: “As formas mais severas de agnosia visual são encontradas em pacientes com lesões das zonas secundarias de ambos os lobos occipitais” (LURIA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com