TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtorno: Agnosia

Por:   •  10/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

SINTOMAS

Agnosia ((cegueira da alma ou cegueira psíquica) fisiologista Hermann Munk século XIX

refere-se à incapacidade de reconhecer pessoas ou objetos mesmo quando as modalidades sensoriais básicas, como a visão, estão intactas.

Agnosia visual - dificuldade de reconhecer objetos, rostos e palavras (Alexia Agnóstica).

Pacientes com agnosia visual podem não reconhecer um objeto (Object Agnosia) sobre a apresentação visual, embora possam descrever sua forma e outras características visuais.

 Pessoa não pode reconhecer o rosto de sua esposa (Prosopagnosia) e, em alguns casos, até mesmo o seu próprio.

A percepção sensorial do objecto / face está desligada das memórias associadas ao objecto / face.

O paciente pode perceber o objeto, mas não tem nenhuma associação significativa com ele.

Cor Agnosia - Incapacidade de discriminar entre as cores e, portanto, não pode nomear a cor.

Simultanagnosia - Incapacidade de reconhecer uma imagem inteira, embora os detalhes individuais sejam reconhecidos.

é Agnosia Auditiva que envolve a incapacidade de reconhecer sons

Informação auditiva / verbal Agnosia - Incapacidade de ouvir palavras.

Agnosia auditiva - Incapacidade de ouvir sons ambientais como um começo de carro ou um cão latindo.

Amusia Receptiva - Incapacidade de ouvir música.

Agnosia Somatossensorial  Astereognosis - Agnosia Tátil), onde a pessoa tem dificuldade em perceber objetos através da estimulação tátil.

Pacientes com este distúrbio têm dificuldade em perceber objetos através da estimulação tátil, embora a sensação tátil básica esteja intacta. Há uma distinção entre a incapacidade de reconhecer os recursos básicos de um objeto, como tamanho, peso e textura, ea incapacidade de nomear ou reconhecer o objeto. Os pacientes que não conseguem reconhecer um objeto por meio do toque ainda podem desenhar o objeto e reconhecer o objeto ilustrado no desenho. Às vezes, eles podem descrever as características físicas do objeto, mas não podem reconhecê-lo.

CAUSAS

Esta é a forma como tem sido postulado que o reconhecimento depende das características distintivas que ativam representações volumétricas de objetos: a lesão cerebral faz com que os traços distintivos apresentados sob um ângulo incomum são insuficientes para representações adequadas pode ser ativado (Oliveros, 2007) 

A agnosia visual está associada a lesões dos lobos occipital e temporal esquerdo. Muitos pacientes têm um defeito de campo visual grave no lado direito por causa da lesão do lobo occipital esquerdo. É comum que os pacientes tenham agnosia visual, mas reconhecimento intacto nas modalidades tátil e auditiva.

Na prosopagnosia lesões bilaterais da substância cinzenta e branca do giro occipitotemporal causam prosopagnosia. Em particular, o fascículo longitudinal inferior, uma via que interliga os lobos occipital e temporal, tem sido sugerida como área lesionada na prosopagnosia.

Acredita-se que a astereognose pura seja causada por lesões do córtex somatossensorial (giro pós-central) na área subsumida pela mão.

 Agnosia Somatossensorial (

Diagnóstico diferencial:

Alguns distúrbios têm sintomas semelhantes. O clínico, portanto, em sua tentativa diagnóstica, tem de se diferenciar dos seguintes transtornos que precisam ser descartados para estabelecer um diagnóstico preciso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com