TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Bases Morpho-funcionais Da Percepção E Os Transtornos Caracterizados Como Agnosias

Casos: As Bases Morpho-funcionais Da Percepção E Os Transtornos Caracterizados Como Agnosias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 5

As bases morpho-funcionais da percepção e os transtornos caracterizados como Agnosias

Divinópolis

2007

Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

Fundação Educacional de Divinópolis – FUNEDI

Instituto Superior de Ensino e Pesquisa - INESP

As bases morpho-funcionais da percepção e os transtornos caracterizados como Agnosias

Trabalho referente à disciplina de Neuropsicologia do 3° período de Psicologia da UMEG-FUNEDI/INESP apresentada a prof.ª Maristela para requisito de ponto.

Divinópolis

2007

“As bases morpho-funcionais da percepção e os transtornos caracterizados como Agnosias”

A neuropsicologia estuda os distúrbios das funções superiores produzidos por alterações cerebrais. Parte integrnte da neurologia, estuda especificadamente os distúrbios dos comportamentos adquiridos através dos quais cada homem mantém relações adaptadas com o mundo que o cerca e com seus semelhantes através de seus gestos e liguagem.

Percepção

Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a mémória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.

O fato de umas impressões serem captadas e outras não depende da atenção e, principalmente da atitude pensada, do estado de ânimo e da situação afetiva de quem percebe. Verificamos assim que o ato de perceber não é apenas uma função anímica complexa, toda percepção é composta.

Tipos de Percepção

O estudo da percepção distingue alguns tipos principais de percepção. Nos seres humanos, as formas mais desenvolvidas são a percepção visual e auditiva, pois durante muito tempo foram fundamentais à sobrevivência da espécie (A visão e a audição eram os sentidos mais utilizados na caça e na proteção contra predadores). Também é por essa razão que as artes plásticas e a música foram as primeiras formas de arte a serem desenvolvidas por todas as civilizações, antes mesmo da invenção da escrita. As demais formas de percepção, como a olfativa, gustativa e tátil, embora não associadas às necessidades básicas, têm importante papel na afetividade e na reprodução. Além da percepção ligada aos cinco sentidos, os humanos também possuem capacidade de percepção temporal e espacial.

Há na verdade três percepções:

a percepção anterior à realidade consciente;

a percepção que se transforma na realidade consciente;

a percepção posterior à realidade consciente.

A percepção anterior à realidade consciente é a percepção despojada de toda e qualquer subjetividade, é a objetividade pura. Ela é anterior a toda e qualquer interpretação, anterior a toda e qualquer compreensão e anterior a toda e qualquer significação. É a percepção do mundo exterior objetivo por excelência, uma sensação vazia de subjetividade.

A percepção que se transforma na realidade consciente é a percepção cuja objetividade já remete a uma subjetividade ou à um significado consciente real. Ela não se permite circunscrever apenas ao mundo exterior e passa a pertencer ao mundo interior do sujeito. Trata-se da ponte que une o objeto ao sujeito (o mundo objectual ao sujeito), tal como uma porta que introduz o mundo exterior para dentro da subjetividade.

A partir da percepção que se transforma na realidade consciente, o sujeito passa a oferecer às suas sensações um determinado fundo pessoal sobre o qual se assentarão as demais futuras sensações.

Alterações na síntese perceptiva - AGNOSIAS

A síntese das sensações de forma a constituir percepções conscientes dá-se nas zonas corticais do SNC. A anestesia, surdez ou cegueira podem resultar da lesão de um órgão sensorial periférico, do nervo aferente ou da zona cortical do SNC onde se projetam essas sensações determinando o desaparecimento delas.

Nos casos onde estão conservadas a integridade das vias nervosas aferentes e existem lesões corticais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com