TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agroquímicos no cultivo do arroz no Brasil

Tese: Agroquímicos no cultivo do arroz no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Tese  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

O arroz (Oryza sativa L.) é uma das mais antigas espécies cultivadas, ocupando aproximadamente 10% do solo agricultável do planeta. Para atender a demanda por alimentos, devido ao rápido crescimento da população mundial, a produção de arroz deve ser incrementada nos próximos 25 anos. Com a redução das áreas disponíveis para produção, será necessário conciliar cultivos intensivos com elevadas produtividades, mas em bases sustentáveis.

Existem três tipos principais de ecossistemas de arroz: terras altas, várzeas úmidas e irrigado por inundação. Dentre eles, o sistema de produção de arroz irrigado por inundação (regiões de baixios) é o mais expressivo, representando 80% do arroz produzido no mundo, responsável por aproximadamente 93% da produção total.

No Brasil, o ecossistema de arroz irrigado é responsável por, aproximadamente, 60% da produção nacional. Existem aproximadamente 35 milhões de hectares de regiões de baixios, periodicamente inundados. Desse total, o sistema de produção de arroz irrigado por inundação ocupa cerca de 1.368.422 hectares, distribuídos entre a região de clima temperado (86,5%), nas várzeas dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e a região de clima tropical (13,5%), nas várzeas tropicais dos Estados do Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul. Destaca-se, dentro deste cenário, o Estado do Tocantins, que possui uma área com potencial para a irrigação em torno de 4.437.000 ha, correspondendo a 30,4% da área disponível na Região Norte e 15% da área de várzeas do Brasil. É o Estado brasileiro que possui a maior relação percentual de área irrigada/área cultivada (20,7%), contribuindo com 4,2 % da produção de arroz irrigado por inundação contínua e por 2,5 % da produção nacional de arroz.

O sistema de produção de arroz em terras que depende do regime de chuva é chamado de arroz de terras altas, mais recentemente, de arroz aeróbico. Este ecossistema é mais comum na Ásia, na América Latina e na África. O arroz de terras altas é cultivado em, aproximadamente, 17 milhões de hectares no mundo, sendo 10,5 milhões de hectares na Ásia, 3,7 milhões de hectares na América Latina e 2,8 milhões de hectares na África.

No Brasil, a área plantada com arroz de terras altas é de 1.797.707 hectares concentrada nas regiões Centro-Oeste, Mato Grosso e Goiás representando 43,3% da área total cultivada com este produto; Nordeste, Piauí e Maranhão (37,8%); e Norte, Pará e Rondônia (18,9%).

Em nível mundial, a média de produtividade do arroz de terras altas é inferior a 2.000 kg.ha-1, enquanto a média de produtividade do arroz irrigado está em torno de 4.500 kg.ha-1. A baixa produtividade do primei- ro pode ser atribuída à instabilidade dos fatores climáticos e ao potencial produtivo das cultivares. A América Latina e a África são os continentes que dispõem de mais área para expansão do cultivo de arroz de terras

ISSN 1678-9636

2

Agrotóxicos no cultivo do arroz no Brasil...

altas. Apesar de sua produtividade ser inferior ao do arroz irrigado, este sistema apresenta vantagens devido ao seu baixo custo de produ- ção e reduzido consumo de água.

Principais problemas ambientais resultan- tes da rizicultura

A degradação ambiental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com