TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agua

Projeto de pesquisa: Agua. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

A Água

I – INTRODUÇÃO

Pouca gente talvez, ao beber um copo de água ou ao abrir uma torneira, tem pensado de onde ela vem. No entanto, diariamente milhares de pessoas estão no mesmo instante abrindo também uma torneira para beber, para cozinhar, para tomar banho ou lavar roupa.

Milhares de fábricas gastam enormes quantidades de água; milhões de pessoas retiram água de poços, de rios e de lagos. De onde vem toda essa água? Como ela vai para os poços? Como se obtém os milhões e milhões de litros de água consumidos diariamente nas grandes cidades?

Para responder estas perguntas é necessário remontar a origem das coisas deste mundo. A água é mais velha que todos os animais, mais velha do que as ervas e do que as árvores. Em resumo a água é mais velha do que tudo que vive na superfície da Terra. Sem água nada poderia viver e toda a terra seria seca e árida como um deserto.

De onde veio a água pela primeira vez ninguém sabe com certeza. Sabemos que quando a Terra, que era uma massa incandescente, começou a esfriar a água existia apenas no ar, em forma de vapor.

A Terra foi esfriando e o vapor d'água também, até chegar a uma temperatura em que este vapor condensou-se e tomou o estado líquido caindo em forma da chuva sobre a superfície do globo terrestre. Esta água esta agora nos oceanos, nos lagos, nos córregos, nos leitos dos grandes rios e brota do chão para formar os riachos.

A água cobre hoje três quartos de toda a superfície terrestre e quatro quintos do nosso corpo é formado de água.

Na Indústria, a água é muito importante. Se em casa precisamos de água boa para beber, cozinhar ou fazer limpezas, na indústria também ocorre o mesmo.

A quantidade de água usada na indústria é tão grande que ultrapassa todos os outros materiais usados por ela. Enfim a água é indispensável para todos que vivem na Terra.

II – Desenvolvimento

1 - O que é água ?

A água é uma substância química natural estável conhecida pela fórmula H2O. Cada molécula da água é composta por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Podemos decompor, isto é, "quebrar" as moléculas de água, de forma a separar o hidrogênio do oxigênio. No entanto, as propriedades do hidrogênio e oxigênio, quando separados, são totalmente diferentes das propriedades da água, eles se tornam gases. Dessa forma, a molécula de água é a menor partícula que ainda conserva as propriedades da substância água.

A água pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. Ela está em contínuo movimento graças à ação do calor do Sol e da força da gravidade.

A água própria para o consumo chama-se água potável, ela é incolor, não tem sabor e não tem cheiro. O homem utiliza a água para quase tudo como: beber, preparar alimentos, realizar higiene pessoal, limpar coisas e lugares, produzir energia elétrica, irrigar as plantações, na navegação, etc.

2 – A água em nosso planeta

A água é encontrada no estado líquido em nosso planeta em grande abundância, ¾ da superfície da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com