TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agua

Projeto de pesquisa: Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

(definicao) A água que usamos no dia-a-dia (água da torneira) não é pura o suficiente para aplicações especificas como no uso do laboratório, fabricação de medicamentos, produtos químicos específicos, na produção de certos componentes de electrónicos, entre outros.

Água é um dos principais reagentes utilizados no laboratórios, mas uma das maiores dificuldades para para quem vai utilizar a água é saber qual o tipo de água a utilizar, sendo que a água da torneira possui substâncias químicas na sua composição, logo não é apropriado realizar experiências porque pode obter-se resultados alterados. Há certos padrões de qualidade da água de laboratório (tipos de água devem ser usadas), desenvolvida por diversos organismos. Essas organizações também desenvolveram padrões laboratoriais como, por exemplo, procedimentos de colheita de amostras, preparação de amostras e análises entre outros.

Ao longo deste trabalho falaremos da água numa forma geral, tipos de água, os processos de obtenção, sua composição e aplicação dos mesmos.

A Água

A Água é o bem mais precioso que existe. O seu valor não pode ser sobrestimado, pois é a essência da vida na terra, sendo ao mesmo tempo um dos elementos mais importantes para todos os organismos vivos. O corpo humano é constituído por cerca de 75% de água. E para manter o bom funcionamento do organismo deve-se beber cerca de 2 à 3 litros de água por dia. A cerca de um por cento da água que existe no mundo é potável e hoje numa sociedade tecnologicamente avançada e moderna que vivemos verifica-se a destruição das qualidades da água para a vida dos seres vivos. O aumento das populações, os resíduos industriais e os químicos agrícolas estão a contaminar cada vez mais os recursos hídricos. A maior parte dos consumidores já não têm a percepção da importância da água e muitos utilizam-na como se os seus recursos fossem ilimitados.

Formula quimica da água

A fórmula química da água é H2O. A fórmula química sendo uma representação de um composto químico pode nos fornecer algumas informações sobre a substância que ela representa. Por exemplo, a fórmula da água H2O, ela apresentada por letras e número. As letras representam os elementos químicos que se unem para formar a molécula de água. O número subscrito é chamado de índice e indica a quantidade de átomos do elemento presente em cada molécula. No exemplo da molécula de água, H2O, significa que cada molécula de água é constituída por dois átomos de hidrogénio e 1 átomo de oxigénio. Com estudo mais aprofundado sobre Química a fórmula também nos diz o tipo de ligação química que ocorre entre os átomos formadores da substância. Neste caso a representação H2O é chamada de fórmula molecular.

Água da torneira

A água que se utiliza no quotidiano é conhecida como água da torneira. Ela provém de sistemas de tratamento de água para residências e sua composição varia com local onde é capturado e período do ano. Ela é tratada com produtos químicos (cloro e amoníaco) pelos municípios. Os compostos mais vulgares que se encontram dissolvidos na água são carbonato e sulfato, ainda podemos encontrar sódio, cálcio magnésio e outras substâncias em pequena quantidade.

Utilização da água da torneira no laboratório

A mesma é utilizada somente para lavagem dos materiais normalmente não é aconselhável para realizar análises laboratoriais, pois os minerais contidos podem alterar os resultados. Para ser utilizada em laboratórios, ela precisa passar por alguns procedimento para chegar ao grau de pureza tais como:

Destilação

Deionização

Ultra purificação

ÁGUA ULTRA-PURA(agua de tipo I)

O termo água ultra-pura refere-se a uma água que não apresente contaminação química , orgânica ou microbiológica .A tecnologia moderna de tratamento de água permite a obtenção de um produto com estas condições para emprego na formulação do dialisato e inclusive para soluções de infusão , como para Hemodiafiltração ou Hemofiltração , onde grandes volumes de substituição de ultrafiltrado são empregados.Ocorre que a tecnologia de filtração, isoladamente , não pode garantir uma água microbiologicamente adequada e de modo permanente. Deve haver também uma incorporação de procedimentos de manutenção apropriados , monitoração , limpeza e sanitização da rede hidráulica. Há uma tendência atual para que este padrão de qualidade também seja incorporado à Hemodiálise,sendo este objetivo ,o uso rotineiro de um dialisato ultra-puro , considerado recomendável e alcançável .

A água ultra-pura , obtida por OR , deve passar por um processo de permanente recirculação , com um circuito fechado ( loop ) e com emprego de microfiltros em série se houver armazenamento em tanques. Uma recomendação é de que haja suficiente capacidade de produção de água por OR que permita seu uso imediato , sem necessitar de tanques para estocar água já tratada. A tubulação deve ter um design adequado e menor diâmetro possível, evitando-se estagnação e espaço morto , para impedir a re-contaminação da água antes de seu uso.Também a estação de tratamento de água deve ficar o mais próximo possível das salas de diálise , evitando-se longos encanamentos , bem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com