TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aids E Dsts

Trabalho Escolar: Aids E Dsts. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

1 O QUE É COMPORTAMENTO?.......................................................................5

2 COMO SURGIU O BEHAVIORISMO?..............................................................5

3 TEORIAS...........................................................................................................6

3.1 John Broadus Watson: O Fundador do Behaviorismo....................................7

3.2 Ivan Pavlov: Condicionamento Classico.........................................................8

3.3 Edward L. Thorndike E a Lei do Efeito...........................................................10

3.4 Burrhus Frederic Skinner.................................................................................11

CONCLUSÃO........................................................................................................12

BIBLIOGRAFIA.....................................................................................................13

4

INTRODUÇÃO

A palavra "Behaviorismo" vem de "behavior", em inglês, que se refere ao comportamento. A teoria também é conhecida por comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento, análise do comportamento, etc. O Behaviorismo surgiu como uma proposta para a Psicologia, para tomar como seu objeto de estudo o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista. É a parte da psicologia que vai dizer que o meio determina o sujeito. A sua meta é a previsão e controle do comportamento. Este trabalho tem por objetivo apresentar os principais conceitos acerca do Behaviorismo, seu fundador, suas teorias através do tempo, suas contribuições e aplicações.

5

1. O QUE É COMPORTAMENTO?

É o conjunto das reações que se podem observar num indivíduo, estando este em seu ambiente, e em dadas circunstâncias, maneira de se comportar, procedimento, conduta. Conjunto de atitudes e reações do indivíduo em face do meio social.

2. COMO SURGIU O BEHAVIORISMO?

John Watson, Psicólogo americano fundador da corrente behaviorista dentro da Psicologia, nasceu em 1878.

Watson estudou as descobertas feitas por Ivan Pavlov na mesma época de seu doutoramento, e desenvolveu pesquisas semelhantes em biologia, fisiologia e comportamento de animais, e também o comportamento da criança, concluindo que o comportamento humano era sob muitos aspectos semelhantes ao comportamento animal.

Com base nesta constatação e inspirado nas descobertas de Pavlov, criou dentro da Psicologia uma nova corrente, o Behaviorismo (1912). Watson considera que o objetivo da Psicologia é o estudo do comportamento de um organismo em interação com o ambiente. A busca de Watson era a de uma Psicologia totalmente científica, quase mecânica. Algo que pudesse trazer o poder do controle e da previsão. O Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente.

6

3. TEORIAS

Essas teorias procuram entender o comportamento através da relação entre os estímulos do meio, as respostas observáveis e posteriores consequências. Os estudiosos procuraram a resposta de aprendizagem e dos comportamentos fora da pessoa, ou seja, na estabilidade e permanência da situação ambiental.

Segundo os Behavioristas, a personalidade é definida pelo nosso comportamento. Assim a pessoa é como é devido a situações vivenciadas em que certos comportamentos foram objeto de reforço ou punição.

Para os Behavioristas o homem é fundamentalmente um organismo que responde a estímulos exteriores de um modo mais ou menos automático e fortuito.

Os principais Behavioristas foram: Watson, Pavlov, Skinner e Thorndike.

7

3.1 JOHN BROADUS WATSON: O FUNDADOR DO BEHAVIORISMO

Watson foi o fundador do Behaviorismo na segunda década do século XX, defendia que a personalidade resultava das experiências do meio e não do resultado de qualquer fator interno, como hereditariedade ou habilidades pessoais. Watson refere que o comportamento resultava da resposta de um individuo a um estimulo do ambiente e consequentemente seria o resultado de reflexos inatos e condicionados. A acumulação destes condicionamentos sofridos pelo individuo ao longo da sua vida daria origem a personalidade.

8

3.2 IVAN PAVLOV: CONDICIONAMENTO CLÁSSICO

Pavlov, ao estudar glândulas salivares dos cães deparou-se com o efeito condicionado quando reparou que os cães começavam a salivar assim que ele chegava ao laboratório. Após essa constatação iniciou uma serie de estudo com cães e concluiu que algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados (reações naturais/ não aprendidas) e outros são reflexos condicionados aprendidos através de emparelhamento com situações agradáveis ou desagradáveis simultâneas e posteriores. Com a repetição deste emparelhamento (fenômenos de reforço) seria possível favorecer ou remover determinadas respostas em seres humanos e animais. O fenômeno descrito foi determinado por Condicionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com