TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SER HUMANO E SAÚDE: MÉTODOS DE PREVENÇÃO A DST’s E AIDS.

Por:   •  23/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.804 Palavras (12 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIENCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

Francisca Raniely Domingos

Francisco Licaon Geronimo Rocha

Gustavo Mendes Oliveira

Maria Isabeli Pereira Gonçalo

SER HUMANO E SAÚDE: MÉTODOS DE PREVENÇÃO A DST’s E AIDS.

BREJO SANTO – CE

DEZEMBRO/2015

[pic 2]

Francisca Raniely Domingos

Francisco Licaon Geronimo Rocha

Gustavo Mendes Oliveira

Maria Isabeli Pereira Gonçalo

SER HUMANO E SAÚDE: MÉTODOS DE PREVENÇÃO A DST’s E AIDS.

[pic 3]

[pic 4]

       SUMÁRIO

01

INTRODUÇÃO

4

02

OBJETIVOS

6

03

MATERIAIS E MÉTODOS

7

04

ANÁLISE E DISCUSSÃO

9

05

CRONOGRAMA

14

06

CONSIDERAÇÕES FINAIS

15

07

REFERENCIAS

16

08

APÊNDICE

17


1-INTRODUÇÃO              

O ensino de Saúde tem sido um desafio para a educação no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e das características das doenças, bem como de um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável. (PCN, Saúde – MEC).

Ao tratar do tema Orientação Sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa no ser humano, do nascimento até a morte. Relaciona-se com o direito ao prazer e ao exercício da sexualidade com responsabilidade. Engloba as relações de gênero, o respeito a si mesmo e ao outro e à diversidade de crenças, valores e expressões culturais existentes numa sociedade democrática e pluralista. Inclui a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis/Aids e da gravidez indesejada na adolescência, entre outras questões polêmicas. Pretende contribuir para a superação de tabus e preconceitos ainda arraigados no contexto sociocultural brasileiro. (PCN, Orientação Sexual – MEC).

Que expectativas podemos ter em relação às ações educativas desenvolvidas em escolas no âmbito da prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids e qual a visão dos alunos diante de tal problemática?

Na construção dessa reflexão visitamos algumas escolas do município de Brejo Santo – CE, escolhemos a E.E.I.F Afonso Tavares de Luna e observamos que dialogar com os alunos sobre prevenção de DST/AIDS se trata de uma prática positiva, que está sendo adquirida no espaço cartesiano (sala de aula) e que será colocado em prática no espaço social (diversos lugares que eles estiverem).

Busca-se formar cidadãos conscientes, mesmo em meio a timidez e vergonha de alguns, pois falar sobre EDUCAÇÃO SEXUAL principalmente em comunidades rurais ainda é um desafio em meio a sociedade tradicional em que estamos inseridos hoje.

As oficinas serão ministradas com caráter expositivo onde serão apresentadas todas as doenças (como surgiram, quais os sintomas, métodos de prevenção e tratamento) e prático onde farão o manuseio de preservativos e outros métodos anticoncepcionais.

2- OBJETIVOS                  

        2.1 OBJETIVO GERAL        

        Apresentar e difundir os conhecimentos sobre DST/AIDS na Escola de Ensino Fundamental Afonso Tavares de Luna – Sitio Timbaúba, Brejo Santo – CE.

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Despertar nos estudantes o senso crítico sobre as DST’s/AIDS.
  • Colaborar no desenvolvimento da formação de opiniões sobre mitos e tabus criados sobre tais assuntos.
  • Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do uso adequado de preservativos como forma de prevenção a DST/AIDS.

3- MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Caracterização do campo

        A E.E.I.F Afonso Tavares de Luna está localizada no sítio Timbaúba há 18 km da zona urbana do município de Brejo Santo – CE. Fundada em 1979, aprovada pela lei nº 135 de 24 de setembro de 1984, a princípio a escola não possuía núcleo gestor, era coordenada e dirigida pelos próprios professores. Nos dias atuais a escola atende 1086 alunos da Educação Infantil ao 9º ano nos turnos da manhã e tarde.  

3.1.1 Infraestrutura e Recursos Humanos

        Em termos de estrutura a escola possui em seu espaço 13 salas, 01 biblioteca, 01 sala dos professores, 01 diretoria, 01 secretaria, 10 banheiros (05 adaptados para portadores de deficiência), 01 pavilhão, 01 quadra coberta.

        A direção é do professor Pedro Pereira Neto que juntamente com mais 03 (três) colaboradores desempenham o papel de gestores desta instituição. O quadro de servidores é composto por 61 profissionais, sendo 07 (sete) professores da educação infantil, 15 (quinze) professores do Ensino Fundamental I, 15 (quinze) professores do ensino fundamental II, 16 (dezesseis) funcionários responsáveis pela cozinha, ordem e limpeza, 02 (dois) porteiros e 02 (dois) vigias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com