TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alcoolismo. CARACTERÍSTICAS DAS DOENÇAS

Projeto de pesquisa: Alcoolismo. CARACTERÍSTICAS DAS DOENÇAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.677 Palavras (19 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 19

1 INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho tem como tema o alcoolismo, abrangendo desde suas causas até suas consequências. Tem-se como objetivo entender a fisiologia da dependência do consumo de bebidas alcoólicas no Brasil; para identificar quais as melhores formas de tratamento e prevenção.

Foram abordados os sintomas da doença, como deve ser feito o diagnóstico, como se dá o tratamento e a manutenção; a epidemiologia no Brasil, quais as patologias relacionadas direta ou indiretamente ao consumo do álcool e para auxiliar no entendimento destas questões foi realizado um resumo de dois artigos científicos: Consulta de enfermagem a pacientes alcoolistas em um programa de assistência ao alcoolismo e Epidemiologia descritiva do alcoolismo em grupos populares no Brasil.

2 CARACTERÍSTICAS DA DOENÇA

2.1 O Álcool

O álcool é uma das drogas mais antigas da história da humanidade, acredita-se que foi descoberto ao acaso a partir da fermentação de uma fruta, ainda na Pré História. Foi ganhando seu espaço dentro da vida cotidiana das civilizações em todos os períodos, destacando como principais fontes de consumo do álcool, o vinho e a cerveja.

Com o passar do tempo, o avanço da tecnologia e o aprimoramento do nosso conhecimento sobre algumas substancias, o álcool que antes era visto como divino e até curativo, se transformou em uma substância psicoativa depressora danosa à saúde humana; perdendo um pouco da sua importância religiosa e medicamentosa em razão dos potenciais prejuízos à nossa saúde. (CISA, 2013)

Porém como

estes hábitos perduraram por muitos anos, atualmente ainda é difícil transfigurar este estereótipo benéfico do álcool, uma vez que ele continua sendo diretamente associado à momentos de lazer, celebrações, festas e até a rituais religiosos.

Dados da OMS de 2004 revelaram que o álcool é a droga mais consumida no mundo hoje, sendo responsável por 4% de todos os anos perdidos de visa útil da população mundial.

2.2 Definição da doença

O alcoolismo é uma doença proveniente do consumo de álcool; porém nem todos os consumidores de álcool podem ser configurados como alcoólatras. Se caracteriza alcoolismo quando o uso do álcool provoca danos à saúde, à vida pessoal, profissional e social do usuário que não consegue abandonar o consumo desta substancia.

Desta forma, alcoolismo pode ser definido como um conjunto de distúrbios provocados pelo uso excessivo e regular de bebidas alcoólicas. (ABC.MED,2011)

2.3 Sintomas

O alcoolismo é uma doença pluri-sintomática crônica, que possui uma série de características singulares a cada doente; ou seja, nem todos os que sofrem de alcoolismo apresentam a mesma sintomatologia.

Dentre os muitos sintomas desta enfermidade, podemos considerar como os principais: a intoxicação, a dependência, a tolerância, a abstinência e síndromes amnésticas.

Intoxicação pelo álcool

A intoxicação pelo álcool é o abuso pelo consumo exagerado desta substância, conhecido com embriaguez, e normalmente alcançado de forma voluntária. Neste estado o individuo apresenta alterações da fala, da

coordenação motora, de memória e alterações neurológicas.

Este não é um sintoma específico do alcoólatra; uma vez que consumidores inexperientes de bebidas alcoólicas também estão suscetíveis à apresenta-los. Porém este critério existe para classificar aqueles possuem um consumo exagerado de álcool em pequenos períodos de tempo; e já mostram prejuízos na vida profissional (faltas ao trabalho), social (exposição a situações de perigo), familiar (agressão a membros da família em decorrência da embriaguez) ou legal (atitudes ilícitas).

Dependência

A dependência do álcool é caracterizada principalmente pelo fracasso nas tentativas de viver sem esta substância. Para que seja classificado como dependente alcoólico, o doente deve apresentar problemas com a bebida alcoólica por no mínimo um ano seguido, além de demonstrar mais de um dos seguintes critérios: tolerância ao álcool, sinais de abstinência, incapacidade de interromper o uso, e persistência no consumo mesmo com danos que este o causa.

O estado de dependência é formado por dois estágios, o primeiro em que o usuários consome o álcool para obter prazer , por que gosta e isto o proporciona satisfação; e o segundo em que a bebida já não traz o mesmo prazer obtido anteriormente, mas os sintomas gerados pela falta do consumo são tão desagradáveis, que o indivíduo retorna a beber para não senti-los.

Tolerância

A tolerância ao álcool trata-se da necessidade de consumidores doses maiores de álcool para obter os mesmos efeitos que eram conseguidos anteriormente com doses

menores. Portanto, quando individuo faz uso de álcool frequentemente, o organismo começa a desenvolver uma tolerância maior a esta substancia; ou seja, uma pessoa que bebe uma dose de aguardente e se embriaga, se consumir usualmente a mesma dose algum tempo depois ela irá causar o mesmo estado de embriaguez que antes, e serão necessárias mais doses da bebida para alcançar este estado.

Mas a tolerância ao álcool não reflete a inexistência da embriaguez; o alcoólatra continuará ficar embriagado, porém o fará com uso de doses mais elevadas de álcool, já que as pequenas doses também não proporcionarão mais o mesmo prazer que antes, e serão necessárias maiores quantidades da bebida para alcança-lo; uma vez que o organismo do alcoólatra irá produzir um número maior de enzimas metabolizadoras do álcool que um organismo sadio.

Abstinência

A abstinência é uma síndrome caracterizada pelos sintomas e sinais, oriundos da interrupção ou diminuição do consumo de álcool, por indivíduos que faziam uso de bebida alcoólica, por um período contínuo e prolongado de uso.

As primeiras crises de abstinência geralmente são mais leves causando tremores, náuseas, vômitos, irritabilidade e insônia; iniciando-se de 6 a 48 horas após o ultimo de consumo de álcool.

Quanto mais crises de abstinência a pessoa se submete, mais intensos são os sintomas, e mais perigosa é a síndrome. A forma mais complicada da abstinência é o chamado Delirium Tremens, quando o paciente pode apresentar confusão mental, alucinação, tremores intensos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com