TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alcoolismo no local de trabalho

Projeto de pesquisa: Alcoolismo no local de trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE- UNIBH

ALCOOLISMO NO TRABALHO

Curso Gestão Comercial

Disciplina: Comportamento Organizacional

Belo Horizonte

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE- UNIBH

ALCOOLISMO NO TRABALHO

Apresentação do trabalho no Centro Universitário de Belo Horizonteda disciplina Organização Comportamental do Curso de Gestão Financeira e Gestão Comportamental da Professora Eliete Augusta.

INTRODUÇÃO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................................4

ALCOOLISMO NO TRABALHO ....................................................................................5

CONCLUSÃO ......................................................................................................................7

INTRODUÇÃO

O álcool é droga lícita e encontrada nas atividades sociais. O alcóolatra tem na bebida alcoólica o principal motivo de ir ou não a um determinado local. O tempo destinado ao consumo da bebida alcóolica é a principal necessidade do individuo ocupando cada vez mais espaço em sua vida. Diagnosticar um processo de alcoolismo é difícil até mesmo pelo fato da bebida alcoólica ser considerado pela sociedade um momento de alegria e comemorações.

O alcoolismo é uma doença incurável se o paciente não aceitar ajuda médica e psicológica, ela só poderá ser controlada pela não ingestão da bebida alcoólica. O problema do alcoolismo pode destruturar uma família e a vida profissional do alcoólatra.

No trabalho o dependente de bebida alcoólica age de forma indigna e perde a confiança dos colegas de trabalho, causa acidentes de trabalho e por fim leva a demissão. Por fim o problema do alcóolico é tão grave que pode levar a óbito se o problema não for solucionado.

Assim este trabalho vem a informar o problema que o alcoolismo vem sendo uma doença grave e prejudicando as organizações.

Alcoolismo no trabalho

O alcoolismo é principal responsável pela diminuição da produção no trabalho. O absenteísmo, com faltas justificada, licenças médicas e faltas não justificadas e um dos principais fatores nos acidentes de trabalho.

“Devido aos efeitos depressores do álcool no sistema nervoso central, tem sido atribuído ao alcoolista índices de acidentes no trabalho cada vez maior do que os não-alcoolistas.” (OBSERVER., 1959, p.225).

A família e os colegas trabalho acabam favorecendo o alcoólatra que por sua vez não é cobrado em casa pelo consumo da bebida alcóolica e é ajudado pelos colegas pelo trabalaho inacabado, abonando as faltas da doença na tratada.

O doente não aceita o fato de ser um dependente, sempre nega a doença mesmo quando se vê prejudicado pelo uso da bebida alcoólica. Sempre tem uma desculpa ou explicações que para ele encobre o real motivo de seu desempenho fraco na produtividade.

O comportamento do alcoólico é tão indigno que perde toda confiança da equipe de trabalho, não aceitando nem um conselho e sempre deixa as obrigações inacabadas, assim começa a colocar obstáculos onde não há nas tarefas a ele delegadas. Ele evita suas obrigações exagerando nas dificuldades e a importância das tarefas.

O consumo excessivo do álcool causa grave deterioração na saúde tanto física, mental e social, pois o dependente bebe o tempo todo e até mesmo no trabalho e improdutivo mesmo quando permanece no setor de trabalho.

O empregado perde controle de saber beber e fica deprimido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com