TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Artigo Sobre Alcoolismo

Exames: Resenha Artigo Sobre Alcoolismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  1.803 Visualizações

Página 1 de 2

Atitudes de estudantes de enfermagem frente questões relacionadas ao álcool, alcoolismo e alcoolista

O artigo “Atitudes de estudantes de enfermagem frente questões relacionadas ao álcool, alcoolismo e alcoolista”, de Divane de Vargas, trata-se de uma pesquisa exploratória realizada com 144 estudantes do último ano de graduação em enfermagem de duas escolas do setor privado da cidade de Ribeirão Preto, SP. Composto por sete páginas, o estudo objetivou analisar as atitudes de estudantes de enfermagem frente ao álcool, alcoolismo e alcoolista.

Segundo o artigo, no Brasil, conforme levantamento realizado em 108 cidades, 12,3% das pessoas entre 12 e 65 anos são dependentes de álcool e 74,6% já o consumiram na vida. Argumenta-se que o crescente número de dependentes de substâncias psicoativas, sobretudo do álcool vem contribuindo para o aumento de problemas físicos, psíquicos e sociais na população, ocasionando o aumento da demanda de pacientes nos serviços de saúde e consequentemente intensificando o contato do enfermeiro com essa população.

Concluiu-se neste artigo que os estudantes de enfermagem veem demonstrando sentimentos negativos frente ao dependente químico, contribuindo para atitudes que consequentemente poderão vir a interferir na qualidade do cuidado prestado pelos enfermeiros a essa clientela especifica. De acordo com o exposto, tais sentimentos devem-se principalmente a falta de preparo adequado, durante o período de graduação, para questões referentes a cuidados e enfrentamento de problemas relacionados às substâncias psicoativas.

A partir do evidenciado, entende-se ser necessário incluir e/ou enfatizar nos currículos de graduação em Enfermagem, temática relacionada ao atendimento de pessoas dependentes de substâncias psicoativas, melhorando assim a atuação do enfermeiro frente a estes pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com