TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aleitamento Materno

Exames: Aleitamento Materno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  929 Visualizações

Página 1 de 6

ALEITAMENTO MATERNO

A amamentação supre todas as necessidades dos primeiros meses de vida, para o bebê crescer e se desenvolver sadio.

O leite materno é alimento completo porque: Contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares, proteínas, todos apropriados para o organismo do bebê; Possui muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não se encontram no leite de vaca e em nenhum outro leite; O leite da mãe é adequado, completo, equilibrado e suficiente para o seu filho. Ele é um alimento ideal. Não existe leite fraco; É feito especialmente para o estômago da criança, portanto de mais fácil digestão.

O leite materno dá proteção contra doenças porque: Só ele tem substâncias que protegem o bebê contra doenças como: diarréia (que pode causar desidratação, desnutrição e morte),pneumonias, infecção de ouvido, alergias e muitas outras doenças; O bebê que mama no peito poderá evacuar toda vez que mamar, ou passar até uma semana sem evacuar. O cocô geralmente é mole.

O leite materno é limpo e pronto: Não apanha sujeira como a mamadeira; Está pronto a qualquer hora, na temperatura certa para o bebê; Não precisa ser comprado.

Dar de mamar é um ato de amor e carinho: Faz o bebê sentir-se querido, seguro.Dar de mamar ajuda na prevenção de defeitos na oclusão (fechamento) dos dentes, diminui a incidência de cáries e problemas na fala.Bebês que mamam no peito apresentam melhor crescimento e desenvolvimento. Trabalhos científi cos identifi cam que essas crianças são mais inteligentes. Ele é o alimento ideal, não sendo necessário oferecer água, chá e nenhum outro alimento até os seis meses de idade.

O COLOSTRO é o primeiro leite que sai do peito e é produzido nos primeiros dias após o parto. É importante que o recém-nascido mame o colostro, porque ele contém tudo o que o bebê necessita nos primeiros dias. É produzido em menor quantidade, que é adequada para os primeiros dias. Pode ser claro ou amarelo, grosso ou ralo. O colostro é o alimento que defende o bebê de muitas doenças, por isso é comparado a uma vacina. Depois de alguns dias, o colostro vai mudando de cor. As crianças nascidas antes do tempo ou com peso baixo devem tomar o leite de suas próprias mães porque o leite produzido é especial para os mesmos, ou seja, o leite da mãe tem substâncias nas quantidades necessárias para os seus filhos.

NÃO EXISTE LEITE FRACO

O bebê deve mamar logo após o nascimento e todas as vezes que quiser: Como o leite materno é de digestão mais fácil, às vezes a criança quer mamar mais vezes.

O número de mamadas pode variar: No primeiro mês, geralmente as mamadas são mais freqüentes. O bebê é quem escolhe o horário de mamar. O bebê é quem decide quanto tempo deve durar a mamada. Mamadas muito longas podem significar “pega” incorreta. O bebê precisa mamar um peito antes de passar para o outro. Assim ele toma o leite do final da mamada, que faz o bebê engordar.

Não existe leite fraco. O leite do início da mamada é mais ralo porque contém mais água, açucar e fatores de proteção. A qualidade do leite não está relacionada ao tipo de alimento que a mãe come.Mamar errado faz a maioria das mulheres pensarem que o seu leite é fraco e isto não é verdade.

Como amamentar a mãe escolhe uma posição e em seguida pega o bebê e encosta ele no seu corpo. Deixar o bebê mamar até soltar o peito espontaneamente. Se presciso, a mãe pode colocar o dedo mindinho na boca do bebê para ele soltar o peito.

ANATOMIA E FISIOLOGIA DA MAMA

As glândulas mamárias ou mamas são uma característica que distingue os mamíferos. Evoluíram como órgãos produtores de leite, apesar dedesempenharem importante papel na sexualidade da mulher.Nas mulheres iniciam o seu desenvolvimento e diferenciação na puberdade, reguladas por hormônios e a cada ciclo menstrual sofrem alterações estruturais atingindo o seu maior desenvolvimento por volta dos vinte anos de idade. Porém, o estágio final de seu crescimento, maturação e diferenciação se dá na gravidez sob a ação de vários hormônios sendo, a prolactina e o hormônio lactogenio placentário os mais importantes neste processo . Por volta dos quarenta anos têm início alterações atróficas.

AS MAMAS NA GRAVIDEZ

Modificações sob a ação da progesterona, estrógenos, lactogênio placentário, gonadotrofina, corticóides placentários, hormônios tireoidianos e paratireoidianos, corticóides supra-renais, insulina, prolactina e possivelmente do hormônio de crescimento hipofisário. Crescimento do tecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com