TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aleitamento Materno

Dissertações: Aleitamento Materno. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  6.257 Palavras (26 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 26

Methods Of Arterial Blood Pressure Measurement

Unitermos: Sistema Circulatório: Pressão Arterial Média

Key Words:: Circulatory System: Blood Pressure

As medidas da pressão arterial sistólica e diastólica pelo método de Korotkof, juntamente com as medidas da freqüência cardíaca, são os mais tradicionais e antigos métodos de monitorização em anestesia.

À medida que os procedimentos cirúrgicos, principalmente vasculares, foram-se tornando mais complexos, as medidas invasivas da PA, com cateterismo de artérias, foram sendo mais utilizadas.

Em 1856, Faiure obteve a PA de um paciente com o auxílio do cateterismo da artéria femoral1.

Em 1925, Merke e Muller, dissecaram, cirurgicamente artérias braquiais de pacientes para medidas diretas de PAM1.

As primeiras punções da artéria braquial foram feitas por Wolf e Von Bondsdorff com a inserção de agulhas nessas artérias para medidas diretas de PA, em 19311.

Em, 1952, Fuller e col, mediram pressões arteriais e calcularam as pressões de pulso, fazendo medidas comparativas de pressões nas Artérias Aórtica e Radial simultaneamente durante Cirurgias de Coarctação de Aorta1.

Vêm daí os primeiros estudos sobre os significados clínicos das diversas medidas de pressões que podem ser obtidas (PA sistólica, diastólica e pressão de pulso), bem como observações sobre diferenças da PA em artérias centrais medidas diretamente e medidas periféricas obtidas tanto direta como indiretamente.

Com a comprovação de que medidas contínuas da PA seriam de grande auxílio em cirurgias onde as alterações hemodinâmicas ocorreriam com muita freqüência começaram a se desenvolver os primeiros aparelhos e formas de verificação de PA e PAM, capazes de oferecer essas medidas de forma fidedigna e contínua.

A medida de Pressão Arterial Média vem sendo realizada com maior freqüência, em cirurgias de médio e grande porte, devido à facilidade que ela representa na detecção de variações rápidas e bruscas dos parâmetros hemodinâmicos desses pacientes.

Tais medidas podem ser obtidas de duas formas:

1. Método Direto ou Invasivo - Através da punção de artérias periféricas ou centrais e ligação a sistemas que possibilitem a leitura da PAM2.

2. Método Indireto ou Não-Invasivo - Através do método Auscultatório de Korotkof (com auxílio de fórmulas - método demorado e pouco fidedigno), ou através dos chamados aparelhos de pressão não-invasiva (equipamentos computadorizados que medem a PAM intermitentemente com intervalos pré-fixados e informam através de painéis digitais)2.

O objetivo deste trabalho é discorrer sobre os métodos de medidas da PAM, comparando os métodos diretos e indiretos, através de aparelhos ou não, bem como observar relações entre medidas diretas em artérias centrais e periféricas e medidas indiretas, em artérias periféricas.

Conceito

Pressão Arterial Média é a pressão efetiva que leva o sangue aos tecidos durante o ciclo cardíaco3.

Ela representa não somente a força que dirige a perfusão pelo organismo humano, mas também reflete uma parte do trabalho cardíaco.

Cullen, em recente revisão sobre a interpretação clínica das medidas da pressão sangüínea em anestesiologia, recorda que a PA é dada pelo produto do débito cardíaco pela resistência periférica e que, portanto, as alterações da PA devem ser interpretadas a vista desses dois parâmetros. Por exemplo, a pressão sistólica costuma representar o volume total do ventrículo esquerdo, seu pico de ejeção, sendo uma boa estimativa da distensibilidade da parede da aorta. A pressão diastólica depende da própria pressão sistólica que inicia o sistema; mas indica, principalmente, as alterações que ocorrem na resistência periférica total. Portanto, quando se utiliza PAM, recomenda-se sobretudo a observação, não somente as medidas da PAM que aparecem, mas das 3 medidas: PAM, pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica, pois é isto que orienta na interpretação correta das alterações hemodinâmicas que porventura possam ocorrer, possibilitando, dessa forma, um tratamento correto e orientado especificamente à variável hemodinâmica que se alterou4.

Um terceiro parâmetro importante de ser avaliado é a pressão de pulso (PP). A pressão de pulso representa o volume que liga o sistema cardiovascular entre si a cada batimento. Ela estabelece relação entre o coração e a complacência arterial. Ela pode ser obtida facilmente fazendo-se a subtração abaixo:

PP = PAS - PAD

onde:

PP = Pressão de Pulso

PAS = Pressão Arterial Sistólica

PAD = Pressão Arterial Diastólica

A PAM pode ser obtida indiretamente, através de um cálculo simples ou através de aparelhos sofisticados. Quando obtemos ape-nas dados de PAS e PAD ela pode ser calculada pela fórmula abaixo:

PAM = PAD + 1/3(PP) ou PAM = PAD + l/3 (PAS -PAD)

onde:

PAM = Pressão Arterial Média

PP = Pressão de Pulso

PAS = Pressão Arterial Sistólica

PAD = Pressão Arterial Diastólica

MÉTODOS DE OBTENÇÃO

1. Métodos Indiretos:

A. Método Manual

Consiste na ausculta dos sons de Korotkof - complexo de sons audíveis que ocorrem por turbulência, instabilidade da parede arterial e formação de onda de choque produzidos pela oclusão externa ou pressão sobre uma artéria maior. O primeiro som audível representa a pressão sistólica e o último e abafado som representa a pressão diastólica. A PAM, neste caso, pode ser calculada pela fórmula acima. Erros deste método ocorrem por resultado de deficiências nas transmissões dos sons, como um estetoscópio longo ou por sensibilidade alterada do observador na ausculta dos sons. Manômetros aneróides estão sujeitos a erros de calibração e devem ser aferidos periodicamente. Causas patológicas ou iatrogênicas de diminuição do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com