TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aleitamento materno PRÁTICAS PARA PREVENIR ACIDENTES DE MATERIAIS BIOLÓGICOS CONTAMINADOS

Tese: Aleitamento materno PRÁTICAS PARA PREVENIR ACIDENTES DE MATERIAIS BIOLÓGICOS CONTAMINADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2013  •  Tese  •  3.236 Palavras (13 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 13

A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DOS ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO CONTAMINADO.

Alexandre Moreira de Souza Oliveira

alexandremso@bol.com.br

A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DOS ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO CONTAMINADO.

The roles of nurses in the prevention of accidents with biological material contaminate.

Flávia Costa Nunes

Alexandre Moreira de Souza Oliveira

RESUMO

Os profissionais da equipe de enfermagem estão frequentemente expostos aos riscos biológicos e, portanto, expostos aos acidentes de trabalho e as doenças profissionais, cuja assistência de enfermagem está diretamente ligada, exaltando que é a equipe na qual manipula com maior freqüência os materiais biológicos, sendo oportuno abordar quanto ao tipo de material contaminado mais acometido pela equipe de enfermagem e medidas de proteção individual, dessa forma o enfermeiro como orientador, educador e através de uma característica de gerenciador de riscos, pode atuar na prevenção dos mesmos afim de reduzir o número de acidentes biológicos em sua equipe. Cientes de que os acidentes com materiais contaminados estão ligados a fatores de complexidades significativas, tais como: procedimentos invasivos, coleta de material para exames, administração parenteral de medicamentos, lavagem de instrumental cirúrgico, entre outros. Permeia-nos uma nova visão sobre a atuação do enfermeiro frente à prevenção aos acidentes biológicos. De posse disso evidencia que o número de acidentes com materiais biológicos contaminados pode ser prevenido e reduzido. A realização do estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual foram utilizados artigos científicos e livros, sobre o tema proposto.

Palavras Chave: Acidentes. Material biológico contaminado. Atuação do enfermeiro. Prevenção.

ABSTRACT

The nursing staff professionals are frequently exposed to biological risk and therefore exposed to industrial accidents and occupational diseases, which nursing care is directly connected, extolling the fact that it is this staff that handles most frequently the materials of biological risk, it is appropriate to address about the type of contaminated material most affected by the nursing team and individual measures of protection, so the nurse as mentor, educator and through a feature of risk manager, can act to prevent them in order to reduce the amount of biological accidents on your team. Aware that accidents with contaminated materials are linked to factors of significant complexity, such as invasive procedures, collection of material for examinations, parenteral administration of medications, washing of surgical instruments, among others. Permeates us a new view on the role of a nurse facing the prevention of accidents organic. Possession of relevant evidence that the number of accidents with contaminated biological materials can be prevented and reduced. The completion of the study is a literature search, which were used in scientific articles and books on the theme.

KEYWORDS: Accidents. Biological material contaminated. Role of nurse. Prevention.

INTRODUÇÃO

Os acidentes com materiais biológicos contaminados representam uma grande preocupação para os profissionais de saúde, principalmente para a equipe de enfermagem, sendo o setor mais afetado dentro de um estabelecimento de saúde, exaltando que é a equipe que manipula com maior freqüência os materiais de risco biológico. Diante deste fato é possível perceber o quanto o enfermeiro é responsável no que diz respeito ao gerenciamento de riscos de sua equipe para prevenção dos mesmos.

Materiais biológicos contaminados são aqueles que oferecem risco a saúde do trabalhador que o manipula, como sangue e fluidos infectantes. Os acidentes com agulhas e material perfurocortante, geralmente são os mais nocentes e os que com maior frequência acometem os trabalhadores da equipe de enfermagem, pois são capazes de transmitir infecções, sendo o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e o da hepatite B e C os mais acometidos. (MARZIALE et al.2004)

Os fatores relacionados aos acidentes com materiais contaminados, na sua maioria são de caráter educativo. Ainda que a legislação vigente preconizada e a ação do enfermeiro contemplem o gerenciamento dos riscos, percebemos um número significativo de acidentes com material biológico, acarretando toda uma problemática. As conseqüências à exposição ocupacional a patógenos veiculados pelo sangue vão além do comprometimento físico, acarretando repercussões psicossociais como ansiedade, frustrações, sentimentos diferentes e diversificados. Tais diversidades de sentimentos são discutidas em um estudo como ressalta

Damasceno et al, (2006).

A equipe de enfermagem, ao exercer o cuidar diretamente ao paciente, fica exposta a vários riscos ocupacionais que poderão trazer conseqüências sociais, econômicas e físicas. Segundo Marziale,et al. (2004), os acidentes de trabalho ocasionados por material pérfuro-cortante entre trabalhadores de enfermagem são freqüentes, devido ao número elevado de manipulação, principalmente de agulhas, e representam prejuízos aos trabalhadores e às instituições. Tais acidentes podem oferecer riscos à saúde física e mental dos trabalhadores.

Portanto o enfermeiro, como gerenciador de risco, possui um papel fundamental como orientador e educador sobre ações preventivas a fim de conscientizar a equipe de enfermagem sobre os riscos biológicos. Analisando as áreas físicas e o processo interno de transporte de material biológico durante a assistência. Assim contemplando com as interfaces do enfermeiro, administrar para gerar um cuidar e assistir com segurança.

A realização do estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual foram utilizados artigos científicos e livros, sobre o tema proposto.

Dessa forma, é proposto neste trabalho elencar o papel do enfermeiro frente à prevenção dos acidentes com materiais biológicos, apontar o tipo de acidente mais acometido pela equipe de enfermagem e orientar acerca da prevenção dos mesmos, ciente de que a equipe de enfermagem são os principais envolvidos nessas ações.

DESENVOLVIMENTO

A doença ocupacional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com