TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alexander Fleming

Trabalho Universitário: Alexander Fleming. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

Dizem que muitas descobertas científicas são feitas ao acaso. O acaso, já dizia Pasteur, só favorece os espíritos preparados e não exclui a observação. A descoberta da penicilina constitui um exemplo típico.

Alexander Fleming, bacteriologista do St. Mary's Hospital, de Londres, vinha há algum tempo pesquisando substâncias capazes de matar ou impedir o crescimento de bactérias em feridas infectadas. A preocupação se justificava pela experiência adquirida na Primeira Guerra Mundial, na qual muitos combatentes morreram em consequência de infecção em ferimentos profundos.

Em 1928, Fleming desenvolvia pesquisas sobre estafilococos, quando descobriu a penicilina. O feito aconteceu em condições bastante peculiares, graças a uma sequência de acontecimentos imprevistos e surpreendentes. Em agosto daquele ano, Alexander Fleming saiu de férias e esqueceu em seu laboratório algumas placas com culturas de microrganismos, ao invés de guardá-las na geladeira ou inutilizá-las, como seria natural.

Quando retornou, em 15 de setembro, percebeu que uma das culturas de Staphylococcus tinha sido contaminada por um bolor, e em volta das colônias deste não havia mais bactérias.

Quando foi ao laboratório do colega dr. Pryce para contar o acontecido, Fleming notou que em uma das placas havia um brilho transparente em torno do mofo contaminante. Em estudos posteriores, Fleming e dr. Pryce descobriram um fungo do gênero Penicillium, e demostraram que ele produzia uma substância responsável pelo efeito bactericida: a penicilina.

Alguns anos mais tarde, Ronald Hare, colega de trabalho de Fleming, tentou, sem êxito, "redescobrir" a penicilina em condições semelhantes às que envolveram as pesquisas de Fleming. Após um grande número de experiências verificou que a descoberta da penicilina só se tornou possível graças a uma série inacreditável de coincidências, entre elas:

- O fungo que contaminou a placa, como se demonstrou posteriormente, é um dos três melhores produtores de penicilina dentre todas as espécies do gênero Penicillium;

- O fungo contaminante teria vindo pela escada do andar inferior, onde se realizavam pesquisas sobre fungos;

- O crescimento do fungo e dos estafilococos aconteceu lentamente, condição necessária para se evidenciar a desintegração bacteriana;

- Em agosto daquele ano, em pleno verão, sobreveio uma inesperada onda de frio em Londres, que proporcionou a temperatura ideal ao crescimento lento da cultura;

- A conversa com o dr. Pryce no laboratório permitiu que Fleming reexaminasse as placas contaminadas e observasse o brilho transparente em torno do fungo, antes de sua inutilização.

Com a descoberta da penicilina, o primeiro homem a ser tratado com o antibiótico foi um agente da polícia que sofria de septicemia, uma infecção grave no organismo, com abcessos disseminados, condição normalmente letal naquela época. O paciente melhorou bastante após a administração do fármaco, mas faleceu quando as reservas iniciais de penicilina se esgotaram.

Em 1945, Fleming recebeu o Prêmio Nobel de Medicina por este trabalho. A penicilina salvou milhares de vidas de soldados aliados na Segunda Guerra Mundial.

A descoberta de Fleming constitui-se em uma das mais importantes em toda a história da humanidade. A penicilina não cura todas as infecções, contudo já tratou milhões de problemas bacterianos incluindo pneumonia, sífilis, difteria, envenenamento sanguíneo e gangrena, ou mesmo meningite, bronquite e infecções ósseas. A penicilina é o antibiótico mais utilizado no mundo.

Alexander Fleming morreu de ataque cardíaco em 11 de março de 1955, na cidade de Londres.

"...As estatísticas do Departamento de Saúde dos Estados Unidos mostram que nos 15 anos após a entrada em cena dos antibióticos foram salvos da morte precoce 1,5 milhão de norte-americanos. No Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, o que trata exclusivamente de doenças infecto-contagiosas, as mortes por febre tifoide baixaram de 14 % para 0,7 % no mesmo período..."

Capitulo 2

Bula de Penicilina (Benzetacil)

A Penicilina é um medicamento pertencente à classe dos antibióticos, cujo princípio ativo é a Benzatina. É vendida comercialmente com o nome de Benzetacil ou Climaciclim, e sua principal via de administração é por injeção intramuscular. No entanto, também é possível tomar Penicilina Benzatina por via oral, em forma de comprimido, para infecções menos graves.

Quando utilizada por via oral, recomenda-se ingeri-la 2 horas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com